quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Saúde mantém vacinação antirrábica em Ilhéus

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus dá continuidade à campanha de vacinação antirrábica em Ilhéus, com postos de atendimento fixos e volantes. Segundo informação do coordenador do CCZ, Aloisio Correia Leite, está havendo vacinação de cães e gatos, diariamente, no posto de saúde CAE III (antigo SESP) e na Associação de Moradores do Hernani Sá (Urbis), no horário das 8 às 12 horas.
Nesta quinta-feira, houve vacinação no bairro Princesa Isabel, e o atendimento continuará nesta sexta-feira, dia 27, também pela manhã, na principal avenida do bairro, n° 1181 - local cedido pela comunidade, já que o posto de saúde se encontra em obras. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses informa ainda que a vacinação antirrábica pode ser obtida também nos postos de saúde do Iguape e de Olivença, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas.
No último sábado, dia 21, a vacinação contra raiva em cães e gato foi intensificada com equipes de trabalho em vários pontos da cidade, embora a campanha tenha sido iniciada no último dia 16. Ele explicou que o atendimento ao público não está sendo realizado em todos os postos de saúde em virtude da greve dos servidores públicos municipais.
A raiva é uma doença transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados.

Nenhum comentário: