sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Copa do Brasil abre nova chance a Libertadores e aumenta assédio ao G-5

Já são 15 rodadas consecutivas que o Campeonato Brasileiro tem as mesmas quatro equipes no G-4 e ao menos uma delas estará na final da Copa do Brasil. Grêmio e Atlético-PR decidem um lugar na decisão, o que tornou efetivamente real a possibilidade de o quinto colocado da Série A também obter vaga na Copa Libertadores de 2014. 

Libertadores em 2014*
Clube Chance
Cruzeiro 99,9%
Grêmio 89,3%
Atlético-PR 78,3%
Botafogo 66,4%
Goiás 31,8%
Vitória 14,5%
Santos 8,3%
São Paulo 3,8%
Internacional 3,5%
Flamengo 1,5%
Portuguesa 1,2%
Corinthians 1,1%
* Dados: UFMG  

O objetivo é aparentemente palpável para até oito equipes que parecem mais distantes da ameaça de rebaixamento. Do Goiás, quinto colocado antes da disputa da 31ª rodada, até a Portuguesa, que ocupa a 13ª posição, as possibilidades são reais. Esse grupo ainda tem como aspirantes Vitória (7º), Santos (8º), Internacional (9º), São Paulo (10º), Flamengo (11º) e Corinthians (12º). Atualmente sexto colocado e já classificado para a próxima Libertadores, o Atlético-MG assiste de camarote.


Há quatro possibilidades de que o G-5 caia por terra. Na Copa do Brasil, Flamengo e Goiás disputam a semifinal e, caso um deles leve o título contra Atlético-PR ou Grêmio, naturalmente irá para a Libertadores e irá restringir quatro vagas ao Campeonato Brasileiro.

​As duas outras possibilidades dizem respeito à Copa Sul-Americana. São Paulo e Ponte Preta estão entre os oito finalistas e, caso um deles leve o título, estará na Copa Libertadores. Nesse cenário, o Brasileiro perderia uma vaga e deixaria até o quarto colocado em risco. Hoje o último membro do G-4, o Botafogo é quem deve ficar mais atento a essa possibilidade. 

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Cruzeiro tem 99,9% de chances de ir à Libertadores, o Grêmio tem 89,3% e o Atlético-PR fica com 78,3%. O Corinthians, com 1,1%, é aquele com possibilidades mais remotas de disputar a competição no próximo ano.

Nenhum comentário: