terça-feira, 29 de outubro de 2013

Morte de adolescente por PM vítima de assalto gera revolta

Um adolescente morreu no início da manhã desta terça-feira na região da Vila Maria, zona norte de São Paulo, depois de tentar assaltar um policial militar de folga. Segundo a Polícia Militar, o policial, que não teve a identidade revelada, se dirigia para um trabalho na Operação Delegada, guiado por um aparelho GPS, quando se perdeu e se aproximou do conjunto habitacional Chácara Bela Vista, por volta das 5h50.

De acordo com a PM, ao tentar desviar do local, o policial foi abordado por dois assaltantes, entre eles um adolescente, que efetuaram ao menos três disparos em seu veículo. O PM então revidou e baleou o adolescente, que morreu ainda no local. O outro ladrão fugiu.

Ainda de acordo com a polícia, revoltados com a demora na chegada da perícia ao local, cerca de 150 moradores do conjunto habitacional, entre eles parentes do adolescente morto, passaram a protestar na região.

O grupo se reuniu em frente a uma transportadora e evitou que caminhões da empresa deixassem o local. Os manifestantes então colocaram fogo em objetos na avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira.


Os manifestantes fizeram uma barricada com fogo em pneus e lixo na avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, no Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Os manifestantes fizeram uma barricada com fogo em pneus e lixo na avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, no Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Segundo a PM, os manifestantes também desejavam bloquear o trânsito na Marginal Tietê, mas foram controlados por policiais. A polícia informou que homens das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e um helicóptero Águia da Polícia Militar participaram da ação. 

De acordo com a polícia, por volta das 14h, o grupo já havia se dispersado pela região. Até as 15h20 não havia informações sobre feridos ou detidos. 

Segundo a rádio CBN, a polícia usou bombas de efeito moral durante a ação e empresas de ônibus que atendem a região recolheram os veículos que passam pelo local.

Nenhum comentário: