quarta-feira, 31 de julho de 2013

Atriz Bia Arantes está namorando Alexandre Pato

De acordo com informações da coluna de Leo Dias, do jornal O Dia, Alexandre Pato está namorando a atriz Bia Arantes, que estrela a novela Sangue Bom, da TV Globo. O relacionamento é recente e, por isso, eles ainda não assumiram o romance.

Dennis Carvalho participou do programa Redação SporTV na terça-feira (30) pela manhã e contou que o jogador Alexandre Pato está namorando uma atriz de "sua novela": Sangue Bom. Na atração, o jornalista André Rizek comentou que Dennis é diretor da trama das sete da TV Globo e o convidado logo disse: "vou dar um furo para vocês: o Pato está namorando uma atriz da minha novela".

Pato terminou no mês passado o relacionamento de dois anos e cinco meses com Barbara Berlusconi, filha do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. O jogador também foi casado por nove meses com a atriz Sthefany Brito.

Até março, Bia Arantes ainda estava namorando o cantor Guga Sabatiê. Antes disso, foi apontada como affair do ex-BBB Fael, campeão da 10ª edição. A atriz, que na época protagonizava Malhação, chegou a escrever uma carta de amor para o rapaz.

"Fael, torci muito por você e fiquei imensamente feliz com sua vitória! O único problema é que assim, rico, você nunca olharia para mim. Ficarei eternamente no meu status de fã, com meu amor platônico", dizia. Os dois chegaram a ser fotografados juntos em um shopping.

Filhos brigam pela herança do cantor Dominguinhos, diz jornal

Desde quando Dominguinhos, que morreu no último dia 20, estava internado, seus familiares brigam. Agora, os filhos do cantor estão disputando os bens do sanfoneiro, informou a coluna Olá, do jornal Agora São Paulo.


Mauro Moraes acusa a meia-irmã, Liv Moraes, e a mãe dela, Guadalupe Mendonça, de terem ficado com R$ 190 mil, arrecadados em um tributo ao pai, em Olinda (PE), que aconteceu na semana passada.


De acordo com a advogada de Mauro, Rita Wiechmann, o dinheiro seria para pagar dívidas pessoais de Guadalupe, já que Dominguinhos tinha plano de Saúde. Gilvany Brasileiro, advogado de Guadalupe rebateu que existem dívidas e "que não morreram" com Dominguinhos, pois foi um "tratamento pesado". 


Dominguinhos lutava há mais de seis anos contra um câncer de pulmão e desde dezembro estava internado com pneumonia e arritmia cardíaca. O cantor morreu em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Além do problema pulmonar, o músico era diabético.

Alheio à política, filho de Collor leva NBA pela primeira vez ao Brasil

Arnon de Mello Neto é um executivo falante, costuma explicar bem os assuntos de seu novo ramo, a NBA (Liga Americana de Basquete). Mas basta começar a falar do pai, o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello que as palavras somem de sua boca. Arnon não gosta muito de falar de política. E não sabe dizer se a condição de filho do primeiro presidente a sofrer um impeachment no país prejudicou-lhe na vida.


Na carreira, acredita que não. Afinal, o executivo de 36 anos é o diretor do escritório da NBA no Brasil e vai trazer pela primeira vez uma partida da liga das estrelas do basquete mundial para o país – Chicago Bulls e Washington Wizards se enfrentam em outubro, no Rio de Janeiro. No escritório da NBA desde outubro do ano passado, esta é sua segunda experiência em gestão esportiva. Antes, assumiu o cargo de diretor de futebol (entre 1999 e 2001) do seu time do coração, o CSA, com apenas 21 anos.


Economista, Arnon de Mello tem mestrado em políticas públicas na Universidade de Harvard e um MBA no Massachussets Institute of Technology (MIT), duas conceituadas instituições dos Estados Unidos, onde viveu por quase 10 anos e fez carreira em instituições financeiras. Sua única experiência na política foi logo depois que deixou o CSA, em 2002. Não deu certo. Candidato a deputado federal por Alagoas, recebeu 51.039 votos e perdeu a eleição porque não atingiu o coeficiente eleitoral necessário. É um ramo para o qual não pretende retornar.

Musa do UFC, Ronda Rousey faz ensaio sensual para revista

A musa americana do Ultimate Fighting Champioship (UFC) Ronda Rousey voltou a se destacar fora do óctogono. Uma das lutadoras mais admiradas pelos fãs das Artes Marciais Mistas, Rousey fez novo ensaio sensual, desta vez para a revista Maxim, no qual esbanja sensualidade. Anteriormente, a americana já tinha aparecido em fotos provocantes para a versão americana da revista Espn.

Apesar do sucesso conquistado pela beleza, a lutadora americana é também conhecida pelo talento dentro do octógono. Não à toa, Ronda Rousey é a atual campeã do peso pena feminino do UFC. A última luta da musa foi no mês de fevereiro, quando enfrentou Liz Carmouche. Franca favorita, Rousey chegou a tomar um susto com a adversária, mas saiu do octógono com o cinturão; 


O próximo duelo da lutadora americana já tem data marcada: será em dezembro, contra a rival Miesha Tate. Ambas estão atualmente no processo de filmagens de uma nova versão do reality show The Ultimate Fighter, o primeiro que contará com duas treinadoras femininas. A atração culminará com o duelo entre as lutadoras no fim do ano.

Ex-namorada e amiga, premeditam e executam assassinato de estudante universitária

Duas adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidas nesta terça-feira acusadas de premeditar e executar a facadas a morte de Bianca Mantelli Pazinatto, 18 anos, estudante universitária, na cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás, a 322 quilômetros de Goiânia. Elas confessaram o crime após o corpo da vítima ser encontrado na noite do mesmo dia envolto em plásticos debaixo da cama de uma das suspeitas com sinais de facadas. A motivação do homicídio, segundo a polícia, seria passional.



A família de Bianca, que foi sepultada hoje após o crime chocar a cidade, comunicou seu desparecimento à polícia após a jovem sair de casa na manhã de segunda-feira, mas não dar notícias e não retornar. A estudante do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás teria sido atraída para a casa de L. L .M., 17 anos, com quem teria tido um relacionamento. Inconformada com o término e a recusa de Bianca em reatar a ligação, a adolescente teria prendido, torturado e matado Bianca com a ajuda de outra jovem, M. M. S., 16 anos.

Antes, porém, as duas teriam planejado por cerca de uma semana a ação em detalhes, como mostram anotações feitas em um caderno encontrado durante a investigação do caso. Dentre as informações contidas no caderno, havia uma lista que as suspeitas fizeram de materiais a serem usados no crime, tais como faca e álcool, além de pistas de que as jovens planejavam, ainda, queimar o corpo para ocultar as provas.


A investigação avançou quando uma ligação anônima informou aos policiais de que uma das adolescentes teria sido vista com sangue nas roupas. Uma carta de amor de L. para Bianca com ameaças foi encontrada e também usada como prova. As suspeitas devem ficar à disposição da Justiça em um centro de internação de menores infratores em Goiânia.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Justiça nega recurso e atividades da Telexfree seguem suspensas

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) rejeitou o recurso oposto pela Ympactus Comercial Ltda (Telexfree) e a empresa continua com as atividades suspensas. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo TJAC, mas a votação do processo ocorreu ontem.

Segundo o TJAC, a empresa alegou no recurso que existia "omissão, contradição e obscuridade" na decisão de suspender as atividades da Telefree. Apesar da alegação, o colegiado rejeitou os embargos por unanimidade e "manteve a decisão por entender que não há vício a ser corrigido, mas mero inconformismo com o resultado do julgamento".A Justiça do Acre impediu, em junho, a atividade da TelexFree sob pena de R$ 100 mil, alegando que a empresa praticava pirâmide financeira. A pirâmide financeira, que é uma prática criminosa, ocorre quando o organizador da empresa remunera seus antigos sócios com taxas de adesão cobradas dos novos e não com o lucro do empreendimento.

Nenhum representante da Telexfree foi encontrado para comentar o assunto. 

Unidade de Saúde do São Roque será entregue amanhã

A entrega da unidade de saúde Dilson Cordier, bairro São Roque, será feita amanhã, às 10 horas, pelo prefeito Claudevane Leite. A unidade estava fechada há mais de um ano, passou por reforma completa e recebeu o reforço de novos profissionais contratados este mês. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur e a Emasa melhoraram o acesso a Quadra C, do Loteamento Monte Líbano, onde se localiza a unidade.

A sala de espera, consultórios e os banheiros foram pintados e as paredes rebocadas. O teto, que estava comprometido por cupins, passou por retelhamento e o forro de madeira foi substituído pelo de PVC. As redes elétrica e hidráulica foram reparadas e um espaço nos fundos foi reformado e transformado em copa.

A equipe da Unidade Dilson Cordier é formada por agentes comunitários de saúde, médico pediatra, ginecologista e clínico, odontólogo e nutricionista, além de enfermeiros. A previsão da Secretaria de Saúde é torná-la uma unidade do Programa de Saúde da Família -, PSF fator que possibilita a ampliação da equipe.

Prefeitura se mobiliza para a instalação do SineBahia

Dinamizar o mercado de trabalho formal e autônomo e ampliar as possibilidades de empregabilidade da população de Itabuna são prioridades da Prefeitura de Itabuna que, em parceria com o Governo do Estado, está implantando uma unidade do SineBahia na cidade. Na manhã de hoje técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) visitaram o espaço onde a unidade será implantada. 

            O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, disse que há empenho da administração municipal visando o processo de negociação de prazos e encaminhamentos para a instalação da unidade do SineBahia. A proposta é que o trabalhador e as empresas reconheçam este espaço como um centro onde s possam buscar informações e orientações acerca do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Município.

            O SineBahia atua com serviços como intermediação para o trabalho, habilitação do seguro desemprego, ações de qualificação e direcionadas para o trabalhador autônomo. De acordo com o coordenador de Intermediação para o Mercado de Trabalho e Seguro Desemprego da SETRE, Hildásio Pitanga, um projeto arquitetônico será elaborado para as intervenções no imóvel, desde a acessibilidade até modelo operacional. 

A meta é que a unidade esteja em funcionamento até o final do ano com, a reprodução do modelo da unidade da capital em Itabuna para atendimento diário de 400 pessoas. Segundo Hildásio Pitanga serão disponibilizadas salas para atendimento, treinamento e seleção de pessoal. “As empresas poderão até utilizar o espaço para a realização de seus processos seletivos”, explicou.

Secretaria da Educação inicia preparativos do 7 de Setembro


Uma reunião convocada pela Secretaria Municipal da Educação (SEC) para amanhã, 1º de agosto, às 14, iniciará os preparativos para as comemorações do 7 de Setembro em Itabuna. Para o encontro, que acontece no auditório do CAIC Jorge Amado, estão sendo convidados dirigentes de instituições militares, de clubes de serviços e maçonarias, de escolas das redes públicas e privada, além de representantes de organizações e movimentos sociais do município.
             
“Itabuna, Educando e Encantando com Vinícius de Moraes” é o tema definido pela Secretaria da Educação para o desfile cívico que marcará os festejos pelos 191 anos da Independência do Brasil. A escolha da temática presta uma homenagem ao centenário de nascimento do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes.

            De acordo com a assessora de Arte-Educação do Departamento de Educação Básica da SEC, Núbia Nascimento França, durante a reunião, além de apresentar a temática, a Secretaria da Educação espera ouvir sugestões das instituições civis e militares para que possam ser incluídas no processo de organização. Até o 7 de Setembro, outras reuniões devem acontecer com a participação das entidades da sociedade civil e unidades militares.

Conferência de Assistência Social começa amanhã

A Secretaria de Assistência Social de Itabuna inicia amanhã a IX Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Cultura Adonias Filho. A abertura será às 19 horas com a palestra sobre “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” pela assistente social Mana Pinho. No dia 1° de agosto acontece a discussão dos eixos temáticos, eleição de propostas e delegados das 8 às 12h30min e das 14 às 18h30min.

Os temas para debate são: Gestão de Serviços, Programas e Projetos; Gestão de Benefícios no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Co-financiamento obrigatório da Assistência Social; Processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão dos benefícios no SUAS; e Regionalização. Já está confirmada a palestra de Vera Sacramento, mestre em políticas públicas.

Desde o mês de junho, a comissão organizadora integrada por representantes da administração municipal e da sociedade civil se reúne semanalmente para traçar detalhes sobre os debates e a infraestrutura da Conferência.

Itabuna ganhará Centro Especializado de Atendimento à Mulher

A partir de 2014 Itabuna ganhará um importante equipamento para prestar acolhida, acompanhamento psicológico e social e orientação jurídica às mulheres em situação de violência com a implantação do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM). O assunto foi discutido nesta terça-feira, 30, entre o prefeito Claudevane Leite e a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, durante um encontro no Hotel Tarik.
 
            O prefeito assegurou total e irrestrito apoio a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), visando à imediata implantação do CRAM em Itabuna. Ele ressaltou que se trata de um importante equipamento de atendimento e de preservação dos direitos das mulheres que sofrem violência. O chefe do executivo itabunense enfatizou que o Centro é o primeiro passo que o governo municipal estará dando objetivando a implantação de políticas diferenciadas de atendimento à mulher, um compromisso da atual administração. 

O CRAM itabunense está incluso entre as nove novas unidades que serão implantadas em toda a Bahia, de acordo com o projeto de expansão da Rede de Atendimento à Mulher. Além de Itabuna, no Território Litoral Sul da Bahia, os municípios de Ilhéus e Camacan serão contemplados com centros semelhantes. Os Centros de Referência Especializados de Atendimento à Mulher Vítima de Violência serão implementados através de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

Ao expor os procedimentos necessários para a implantação do CRAM em Itabuna, a secretária Vera Lúcia Barbosa disse ao prefeito que os recursos para equipar os espaços e capacitar as equipes multidisciplinares que atuarão no Centro serão repassados através do Governo Federal e o Governo do Estado. Ela ressaltou que, em contrapartida, o município ficará responsável pela manutenção dos profissionais da equipe.

Conferência debate projetos para melhorar a vida no campo

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA e representantes da comunidade rural participam até amanhã, no auditório da Unime, da 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento reúne trabalhadores rurais, representantes de cooperativas agrícolas e movimentos sociais.   

A Conferência conta ainda com a participação de assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, secretários municipais de agricultura e pequenos comerciantes. O evento reúne representantes de 26 municípios, que fazem parte do Território do Litoral.

Estão sendo debatidos assuntos como financiamento agrícola, desenvolvimento socioeconômico, fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, aumento da produtividade no campo, promoção da qualidade de vida, políticas públicas para as mulheres e investimentos para melhoria da mobilidade na zona rural.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Lanns Almeida, estão sendo debatidas metas que devem ser executadas em curto, médio e longo prazo. “Chegou a hora de colocar em prática as ações e projetos dos governos para o homem do campo. São ações que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural”, afirma. 

Os assuntos enfocados durante a 2ª Conferência de Desenvolvimento Sustentável serão levados para o evento estadual, que será realizada em Salvador, em agosto. “Estamos debatemos as principais carências do homem do campo e como devemos facilitar o acesso aos programas dos governos municipais, estadual e federal”, explicou o secretário de Agricultura de Itabuna.

Participante do encontro, a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, destacou a importância de se desenvolver as ações em parceria com os municípios e elogiou o apoio que a Prefeitura de Itabuna deu à realização do evento. “Houve um avanço importante nos investimentos dos governos estadual e federal em projetos para as mulheres do campo nos últimos 10 anos”, disse Verá Lúcia.  

CEREST avalia e previne doenças e acidentes de trabalho

A Secretaria da Saúde de Itabuna mantêm um espaço de atendimento para as necessidades do trabalhador, prevenção de doenças e acidentes que acontecem no exercício de trabalho com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST). Na unidade são atendidos trabalhadores de 22 municípios que fazem parte da Diretoria Regional de Saúde - 7ª DIRES.

O CEREST funciona na Rua Nações Unidas, 501, aonde os trabalhadores formais, informais, autônomos ou desempregados podem solicitar avaliação multiprofissional da relação entre problemas de saúde e atividade de trabalho, inspeção em ambientes de trabalho com identificação de fatores de risco, notificação e investigação de acidentes de trabalho. A equipe é composta por médico, psicólogo, assistente social, dois fisioterapeutas e três enfermeiros do trabalho. 

            Segundo a coordenadora do CEREST, Ângela Barros, todo trabalhador pode procurar atendimento gratuitamente e sem a necessidade de agendamento. Já os casos de urgência e emergência o trabalhador deve passar primeiro pelo atendimento médico no hospital ou posto de saúde e só depois será avaliado por uma equipe multidisciplinar do CEREST, para verificar se há relação direta deo agravo com a atividade trabalhista que desempenha.

Dengue diminui 63,1% em Itabuna: São sete meses sem mortes ou casos graves da doença

O trabalho de mobilização social para prevenção e controle da dengue feito pela Secretaria de Saúde garantiu ao município de Itabuna a diminuição no número de casos da doença nos primeiros sete meses de 2013. Desde o início do semestre os índices mostravam uma queda superior a 50%, recente balanço aponta que de janeiro a julho foram notificados 2.269 casos de dengue, índice 63,1% menor que em 2012, quando no mesmo período foram notificados 6.147 casos. 

O coordenador de Combate às Endemias, Renato Freitas, lembra que além da redução de casos também não foram notificados casos graves da doença e nenhum óbito. “Essa queda é em função da qualidade do serviço dos agentes e a ação de bloqueio imediato de casos após a notificação”. A redução levou a equipe a receber uma homenagem da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e da Fundação Luis Eduardo Magalhães que reconheceu o empenho e o engajamento na prevenção e controle da doença.

Ações contra a dengue

A coordenação de combate a endemias mantêm campanha constante de combate a dengue, com mais de 150 agentes de endemias. Eles utilizam as ovitrampas, armadilhas contra o mosquito, e estão distribuindo mais de 26 mil cartilhas educativas para os estudantes do município. 

“Estamos trabalhando com as crianças para que as informações adentrem as casas. Os agentes visitam cada residência de 2 em 2 meses, mas o morador está lá todo dia e pode ser nosso colaborador. As crianças podem contagiar os pais e ficam preparadas para agir contra a doença” explicou Renato Freitas.

Outra preocupação é o impedimento de visita a casas fechadas ou abandonadas. O agente de endemias, Gildasio Silva, conta que a incidência de mosquito adulto é maior nessas regiões. A exemplo da rua Rui Barbosa, no Centro da cidade, onde há residências que não recebem visita há mais de três anos devido ao impedimento legal. 

“Já encaminhamos solicitação ao Ministério Público para que o agente possa entrar nessas casas com amparo legal, acompanhado por um chaveiro que abrirá as fechaduras” esclareceu Renato. O supervisor geral de agentes, Carlos Antonio Oliveira, explica que a ajuda do chaveiro é fundamental para diminuir os problemas de interrupção de visitas. Carlos alerta que o proprietário de residências fechadas pode procurar a Vigilância Epidemiológica, no bairro São Caetano, e marcar horário conveniente para a visita.

Mês de Notificação
2012
2013
Janeiro
219
138
Fevereiro
358
252
Março
924
446
Abril
2.135
688
Maio
1.679
394
Junho
547
181
Julho
285
170
TOTAL
6.147
       2.269

Nota Esclarecimento Prefeitura de Itabuna: elulares da operadora Oi não completam ligação para 192 do SAMU

Desde as 7 da noite de ontem que os telefones celulares da operadora Oi não completam ligação para o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel Urgência de Itabuna (SAMU-192). O problema é exclusivo desta operadora e já está sendo investigado pela empresa para que transtornos não sejam causados à população.   Diante do problema, a coordenação do SAMU orienta as pessoas que necessitem dos serviços de urgência e emergência que façam chamadas de telefones públicos ou fixos ou de qualquer outra operadora.

Prefeito de Ilhéus reitera necessidade do diálogo com os sindicatos

O prefeito Jabes Ribeiro, disse nesta terça-feira, dia 30, que a Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura de Ilhéus continua aberta ao diálogo com os dirigentes dos sindicatos representantes dos servidores municipais para esclarecer todas as dúvidas sobre os cálculos da folha de pessoal. O prefeito ilheense lembrou que, como forma de superar os obstáculos e acabar com qualquer desconfiança por parte dos servidores e da sociedade civil organizada, propôs a criação de uma comissão técnica para analisar e conferir o índice de despesas com pessoal. 

A comissão será formada por representantes da Prefeitura, dos sindicatos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal do Trabalho, Ministério Público Estadual e Câmara de Vereadores e tão logo todos os nomes sejam indicados pelos órgãos e instituições, o grupo começará a trabalhar.

 CONFIANÇA - O prefeito enfatiza que os cálculos da folha de pessoal foram contabilizados por técnicos da Prefeitura pertencentes ao quadro de efetivos dos servidores municipais. “Não tenho nenhuma dúvida sobre estes números, por isso sugeri durante a reunião com a sociedade, realizada na semana passada, que, se a comissão técnica quiser pode inclusive sugerir a contratação de uma empresa especializada para esclarecer as dúvidas”, completa.

Jabes Ribeiro observou que qualquer proposta de aumento dos salários dos servidores é inviável na atual conjuntura da administração municipal porque a legislação impede que se promova qualquer reajuste salarial. “A folha de pessoal representa 68,3% dos custos atuais da Prefeitura de Ilhéus, o que desrespeita o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para as despesas com servidores e isto é um impeditivo legal que não pode ser desconhecido”, esclarece o prefeito.

Além de ilegal, o aumento dos salários pretendido pelos sindicatos comprometeria investimentos na saúde, educação, pavimentação, saneamento e outras áreas da administração municipal. E destacou: “Na verdade, se fosse seguir à risca as determinações da LRF, teria que demitir muitos servidores, mas tenho feito um esforço enorme para não adotar essa medida, além de manter os salários em dia e pagar os atrasados deixados pela gestão passada”.

Conferência Municipal de Cultura em Ilhéus discute PPA 2014-2017

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Seduc), promove neste final de semana (2 e 3 de agosto), no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado na Avenida Canavieiras, a edição 2013 da Conferência Municipal de Cultura. O evento, que deverá contar com a presença de representantes de diversos segmentos do setor, será aberto às 19 horas, prosseguindo no sábado, das 8 às 16 horas. Durante a conferência, a sociedade terá a oportunidade de discutir o Plano Plurianual (PPA), instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para os próximos quatro anos (2014-2017). 

O secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, enfatiza que a proposta é que o PPA seja um instrumento de mediação entre a gestão e o planejamento do setor, na medida em que consiga articular as políticas públicas e viabilizar o diálogo franco com a sociedade e com os governos Estadual e Federal. “Tudo isso tornará possível a captação de recursos e, consequentemente, a ampliação das realizações governamentais”, reitera o secretário municipal.

Políticas culturais – Paulo Atto lembra que as conferências de cultura são espaços de debate e proposição de ações, políticas e programas voltados para o campo cultural, sempre com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e das comunidades culturais, além de artistas, produtores, agentes e articuladores. “Na verdade, é uma das formas da sociedade civil interferir e participar da formulação e da execução das diversas intervenções públicas, para garantir uma gestão democrática da política cultural do município, do estado e do país”, completa, acrescentando que “essas promoções são, também, importantes componentes globais do chamado Sistema de Cultura”.

Histórico – Na Bahia, a cada dois anos, são realizadas conferências estaduais de cultura. A primeira aconteceu em 2005, em Salvador. A partir de 2007, buscou-se realizar as conferências estaduais no interior do Estado, a fim de facilitar o diálogo com e entre os diversos municípios, divididas em etapas municipais, territoriais e setoriais.

A segunda Conferência Estadual, que abordou o tema “Cultura é o quê?”, foi realizada em 2007 na cidade de Feira de Santana. O município de Ilhéus, por sua vez, recebeu, em 2009, a terceira conferência, onde, na oportunidade, foi discutido o tema “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”. Em 2011, a quarta conferência aconteceu em Vitória da Conquista, trazendo o tema central: “Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura”.  

 2013  -  A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia ocorrerá na cidade de Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o evento dará ênfase para o tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Com o objetivo de reunir a população para avaliar as políticas públicas de cultura, esta será uma conferência ainda mais especial, de caráter devolutivo, em que serão apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.

São três as etapas que antecedem a conferência estadual: as conferências municipais e/ou Intermunicipais serão realizadas entre 2 de junho e 4 de agosto; a etapa seguinte, que consiste nas conferências territoriais, ocorrerá de 6 de agosto a 8 de setembro. Já as conferências setoriais serão realizadas entre os dias 14 a 30 de setembro. A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia e todas as suas etapas antecedentes integram a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília de 26 a 29 de novembro de 2013.
  
Programação da Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus

02 DE AGOSTO DE 2013
LOCAL: IME
19:00 – Boas Vindas
19:15 – Abertura

- Paulo Atto – Secretário Municipal de Cultura.
- Josevaldo Machado – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores ( a confirmar )
- Romualdo Lisboa – Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
19:30 – Apresentação Cultural.

DIA 03 DE AGOSTO DE 2013
LOCAL: IME

08:30 – Abertura do trabalhos da III Conferência Municipal de Cultura.
Tema:  “Uma política de estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura.”
10:00 Intervalo  
10:15 - Continuação do Trabalhos da III Conferência Municipal de Cultura.
11:00 -Escolha dos Delegados para Conferência Territorial e Estadual.
12:15 – Almoço.
14:00 – Apresentação Institucional sobre a Metodologia do PPA - Municipal.
14:20 – Trabalho em Grupo – Planejamento do PPA - Municipal 2014-2017.
15:00 – Intervalo.
15:15 – Retomada dos Trabalhos em Grupos.
16:00 – Apresentação dos Trabalhos dos Grupos na Plenária Final.

Seduc promove formação administrativo-estatística a gestores da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação (Seduc), promove a 102 diretores e secretários da rede municipal de ensino uma formação administrativo-estatística, com o objetivo de aprimorar as técnicas de organização das unidades. O curso ocorre na próxima sexta-feira, dia 2, no auditório da Justiça Federal.

Durante os turnos matutino (das 8h30 às 12 horas) e vespertino (das 13h30 às 17 horas), os gestores vão participar de discussões para o aprimoramento das técnicas de administração das escolas, esclarecimento sobre educação em ciclos de aprendizagem e sobre legislação. Os componentes teóricos serão ministrados por gestores da Seduc.        

Esta é mais uma ação da secretaria, com a proposta de melhorar os serviços prestados à população. Na semana passada, o órgão promoveu o curso ‘Pró Letramento em Matemática’ a 25 professores que atuam com as séries iniciais da formação pedagógica, além da capacitação de 40 educadores para o trabalho com estudantes com deficiência auditiva, deficiência visual e transtorno global de desenvolvimento.

 Alfabetização na idade certa – Ao integrar o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o município de Ilhéus também aderiu ao Programa de Correção de Fluxo na Alfabetização, trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa), uma Organização Não Governamental. A importância do programa de correção é realçada pelo diagnóstico/2013 feito pela rede municipal de ensino, que revelou que mais de 1000 crianças de nove anos e acima de nove anos, matriculados no Ciclo 2 – Fase III e no Ciclo 3 – Fases I e II, não sabem ler e escrever.

Em curso de capacitação realizado em meados do mês de julho sobre  correção de fluxo de alfabetização, a professora Esther Grossi, doutora em psicologia cognitiva e uma das mais destacadas educadoras brasileiras,  proferiu a palestra de abertura “As Teorias da Aprendizagem”. A educadora destacou a importância da leitura para a inserção do indivíduo na sociedade contemporânea e a necessidade da interação social para a educação.

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirões de cidadania durante todo o mês de agosto

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), realizará todas as sextas-feiras do mês de agosto mutirões de cidadania nos bairros do município. O objetivo é reunir a prestação de serviços públicos para melhor atender a população bem como orientar os cidadãos sobre os benefícios oferecidos pela prefeitura, informando como adquiri-los. O primeiro bairro contemplado com a ação será o do Basílio. 

O evento ocorre neste dia 2 de agosto, das 8 às 14 horas, no Colégio Municipal do Basílio. Segundo o titular da SDS, Jamil Ocké, os mutirões são ações que possibilitam uma maior dinâmica na prestação de serviços à população. “O mutirão é uma forma de aproximar a SDS do cidadão e oportuniza a realização de cadastramentos em programas da secretaria e conhecimento sobre outros serviços ofertados tanto pela secretaria quanto pelos outros órgãos que estarão à disposição da comunidade”.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e distribuição de leite do Programa Leite e Sopa, além do atendimento do CrediBahia. Ainda serão realizadas inscrições para os programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Projovem. 

A população também receberá orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), serão realizadas palestras, pesagem de crianças e de mulheres para alimentar o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), atendimento ginecológico, aferição de pressão arterial, medição da glicemia e vacinação. Através do odontomóvel, a Sesau fará a limpeza dentária e aplicação de flúor nos cidadãos que comparecerem ao mutirão.  
 A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamentos (Embasa) levarão seus serviços e orientações ao mutirão da prefeitura municipal. Outros serviços prestados à população serão corte de cabelo, informações sobre serviços do SAC como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, além da participação do Conselho Tutelar para recebimento de denúncias e realização de corte de cabelo masculino e infantil.

Cronograma – Na sexta-feira, dia 09, o mutirão vai ocorrer no Banco da Vitória; no dia 16/08, será a vez de Olivença e na sexta, 23 de agosto, no Bairro Nossa Senhora da Vitória. Na última sexta-feira do mês, dia 30, o mutirão da SDS vai ocorrer no Bairro Teotônio Vilela.  

Em julho, foi realizado o primeiro Mutirão de Cidadania no Alto da Vitória, que beneficiou mais de 250 pessoas com diversos serviços. A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que nos dias do mutirão, o atendimento ocorre normalmente na sede do órgão.

'Playboy' lança edição especial com participantes da 'Fazenda 6'

A Playboy lançará na próxima quarta-feira (31) uma edição especial da revista com cinco participantes do reality show A Fazenda 6.

Na capa da edição especial estará Bárbara Evans, que já estampou as páginas da publicação em dezembro de 2011. A revista terá também fotos de Denise Rocha, Scheila Carvalho, Mulher Filé e Aryane Steinkopf, esta já eliminada do programa.

Após suposta ameaça de Tony Salles, ex-amante o compara ao goleiro Bruno

A polêmica envolvendo o marido de Scheila Carvalho continua. Kamyla Simione - a jovem que teve um envolvimento com Tony Salles e divulgou fotos comprometedora dos dois em redes sociais -  disse em entrevista ao site R7 que não teme as supostas ameaças do marido da ex-dançarina do Tchan. Ela chegou até a compará-lo ao goleiro Bruno. 

"Eu não tenho medo de nada. Eu não queria essa repercussão, mas agora que aconteceu, eu vou até o fim. Eu estou andando com o segurança. Não tenho medo, mas só para me precaver. Eu não acho que ele quer ser o "novo Bruno", disse ela à publicação, referindo-se ao caso do ex-goleiro do Flamengo, acusado pelo assassinato da amante, Eliza Samudio.

Kamyla contou que Tony Salles não chegou a ameaçá-la diretamente. "Ele não me procurou, nem ameaçou diretamente, mas amigos em comum já vieram me alertar. Me falaram que ele disse que tem medo do que poderia fazer comigo. Um amigo mandou várias mensagens para a minha irmã, dizendo que ele estava muito chateado, pedindo para eu tirar as fotos da internet. Me disseram até que ele teria cancelado uns shows que estavam agendados e tinha vindo para BH", contou ela à publicação.

Ao blog da colunista Fabíola Reipert, a jovem de Minas Gerais enviou prints das mensagens que a deixaram preocupada. Em uma delas, um amigo do cantor diz que "Tony vai acabar com a vida dela". 

Além de contratar um advogado — para defendê-la de acusações de associação ao tráfico, porte de arma e suborno — a morena está andando com um guarda-costas. Ainda de acordo com o R7, o advogado que cuida do caso de Kamyla, Ércio Quaresma, é o mesmo que defendeu o ex-goleiro do Flamengo e seu amigo Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, no caso Eliza Samudio.

Mulher rompe relacionamento com a namorada e acaba morta

Uma artista plástica foi morta com dois tiros na cabeça. O crime ocorreu na tarde de domingo, em uma chácara na zona sul de Marília. A namorada da vítima foi presa em flagrante, autora do crime passional. 

De acordo com informações da PM (Polícia Militar), por volta das 18h, policiais foram acionados para atender uma ocorrência na rua Luis Carlos Dias do Prado, no Recanto dos Nobres, lugar onde uma mulher havia sido atingida na cabeça por disparos de arma de fogo.

No local, policiais visualizaram uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que já faziam os primeiros socorros em Sílvia Helena Saraiva Avelino, 52 anos. Posteriormente a vítima foi encaminhada para o HC (Hospital das Clínicas).

Policiais militares entraram em contato com a namorada de Sílvia, a estudante universitária Alessandra Magro Bacelar, 25 anos. Ela disse que saiu para comparar salgados e quando retornou encontrou a namorada sentada em uma cadeira e com ferimentos na cabeça. Ela teria ligado para o Samu relatando o crime ocorrido. 

Policiais continuaram perguntando sobre os fatos, e Alessandra acabou contando toda a verdade. A estudante relatou que Sílvia queria terminar o relacionamento amoroso entre as duas e por isso efetuou o disparo. 

Após o crime, ela escondeu a arma de fogo, mas levou os policiais até o local e entregou um revólver calibre 32, com uma munição deflagrada e duas picotadas. 

A autora do assassinato relatou ainda aos policiais militares, que após efetuar os disparos contra a cabeça da namorada, ela tentou tirar a própria vida, mas não conseguiu porque a arma falhou.

Alessandra foi apresentada no Plantão Policial, onde foi elaborado registro do boletim de ocorrência, sendo encaminhada na manhã desta segunda-feira (29) para a Penitenciária de Pirajuí.

A vítima, Silva Helena não resistiu aos ferimentos e morreu no HC, na manhã desta segunda-feira (29).

PMs envolvidos em briga de bar no Rio Vermelho têm prisão preventiva decretada

As prisões em flagrante de dois dos três soldados da Polícia Militar que se envolveram em uma briga no Bar 30 Segundos na última sexta-feira (26) foram convertidas em preventiva. A decisão foi do juiz do Plantão Judiciário. Adílson Prazeres Barbosa, 26 anos, e Gervásio Augusto Carvalho da Silva Júnior, 29, seguem custodiados no Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas e deverão aguardar a conclusão das investigações presos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-Ba), os soldados Adilson e Gervásio foram ouvidos na 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris) e na Corregedoria da Polícia Militar. Depois eles foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para se submeterem a exames de corpo delito, alcoolemia e resíduos metálicos.

Lotado na 36ª CIPM (Dias D’Ávila), Adílson foi autuado em flagrante por disparo de arma de fogo em local público e uso de documento falso, pois o documento de porte não batia com a numeração da sua arma.

Já Gervásio, que serve na 14ª CIPM (Lobato) e é apontado por testemunhas como autor de disparos dentro da casa noturna, vai responder por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo em local público.

Briga e tiros
A PM informou em nota que foi acionada por volta das 3h30 desta madrugada por conta de uma confusão generalizada em um bar no Rio Vermelho. No local, a guarnição foi informada que as pessoas que atiraram fugiram em direção ao Parque Lucaia. Em diligências, a equipe localizou os suspeitos nas proximidades da Ceasa do Rio Vermelho e os prendeu - neste momento, os suspeitos foram identificados como PMs.

Os soldados estavam no carro da amiga Fernanda Mayan Abreu, 21, que foi baleada na perna. A suspeita é que ela tenha sido baleada já do lado de fora do bar - o carro ficou com marcas de tiros. No veículo, foi apreendida uma pistola calibre 380 - outras duas do mesmo calibre estavam no cofre do bar, uma delas, da PM da Bahia.

O advogado dos soldados diz que os clientes também foram agredidos. "Eles também foram vítimas de agressões. Ao sair desse local, uma pessoa que estava acompanhando eles, a Fernanda, foi baleada. Não se sabe ainda se por algum segurança ou algum outro policial. Já ouvi alguma coisa aí falando que seria um policial federal", disse Daniel Silva. "Nenhum dos três adentrou o local armado. Se ocorreu isso, a gente percebe que existe uma grande falha da segurança da própria boate", criticou.



Já segundo o advogado Joel Meireles, representante do bar 30 Segundos, um dos três policiais militares conseguiu burlar a segurança do estabelecimento e entrou armado.

De acordo com Meireles, os três PMs brigaram com outro cliente dentro do bar. Uma equipe da Polícia Militar foi chamada para conter a briga e houve uma troca de tiros. "Os policiais atiraram em outro cliente. Quando eles saíram, a polícia deu voz de prisão, mas eles não respeitaram", disse Meireles à TV Bahia.

Além de Fernanda, o cliente Rafael de Brito Marques, 29 anos, também foi baleado na perna. Já os seguranças Osmar Calhal dos Santos, 27, e Marcel Silveira Mendes foram agredidos com golpes de cadeira na região da cabeça. Os quatro foram atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE).

Com sutiã transparente, Nanda Costa aparece em nova foto da Playboy

Nanda Costa é a capa da Playboy de agosto, edição comemorativa de 38 anos da revista. Nesta segunda-feira (29), a revista divulgou mais uma foto do ensaio da atriz. Na ultima quarta-feira (24), eles já haviam mostrado a primeira imagem do ensaio.

Nanda, a Morena de Salve Jorge, foi fotografada em Cuba por Bob Wolfenson. As fotos marcam o primeiro ensaio em solo internacional do ano. Na imagem divulgada, a atriz aparece de lingerie, com a parte de cima transparente, mostrando parte do seu seio.

Nicole Bahls usa maiô provocante e quase mostra demais em foto

Marmanjos de plantão já podem comemorar. Apesar de não mostrar com tanta frequência o corpão durante o programa Pânico na Band, Nicole Bahls fez a alegria da ala masculina ao postar, em sua rede social, uma foto em que aparece usando um modelito pra lá de provocante.

A morena e ex-panicat compartilhou com os fãs uma imagem em seu perfil no Instagram, em que ela exibe a marquinha de sol e aparece sem nada por baixo, do maiô que está usando. Na foto, Bahls também aparece usando uma coroa. 

Adutora se rompe e mata uma criança no Rio de Janeiro

Uma adutora de grande porte se rompeu por volta das 6h desta terça-feira na estrada do Mendanha, em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. A força da água destruiu casas e veículos e provocou a morte de Isabela Severo da Silva, três anos.

A criança engoliu muita água e chegou a receber massagem cardíaca dos bombeiros que a socorreram. Ela foi encaminhada com parada cardiorrespiratória para o Hospital Rocha Faria, no mesmo bairro, mas morreu às 8h25.

Segundo o Corpo de Bombeiros, outras 15 pessoas ficaram feridas. Nove foram encaminhadas para o Hospital Rocha Faria e seis atendidas e liberadas no local. "Provavelmente não tem mais ninguém lá", disse o capitão Everton. 

Equipes dos quartéis de Campo Grande e do Distrito Industrial estão na região auxiliando os atingidos com botes e helicóptero. De acordo com os bombeiros, o jato d'água chegou a atingir 20 metros de altura. Um balanço parcial da corporação informou que 16 casas foram atingidas e outras 17 desabaram. Além disso, há em torno de 72 desabrigados e 70 desalojados.

A inundação segundo moradores, chegou a dois metros de altura. Há móveis, eletrodomésticos, roupas e outros objetos espalhados pelas ruas alagadas. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a fissura onde a tubulação rompeu foi de 1,65 centímetros de diâmetro e a vazão de água chegou a seis metros cúbico por segundo.

Segundo o diretor de operações da Cedae, Jorge Driard, o fechamento demorou em torno de uma hora e trinta minutos para concluído porque não pode ser repentino para não ocasionar outros rompimentos na rede. "É para que o estrago não seja maior", destacou. "Imagine que esse tipo de tubulação traga água por atacado, que por sua vez vai levar a água por varejo em nossas casas. Ou seja, é uma tubulação de grande pressão", explicou.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Carro de policial militar é incendiado por bandidos em Seabra

O veículo particular de um policial militar foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (29) no município de Seabra, localizado na Chapada Diamantina. De acordo com informações do delegado Milton Oliveira, titular da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Seabra), dois homens em uma moto atiraram um coquetel molotov contra o carro, que foi completamente destruído. O crime ocorreu por volta das 4h. 

Segundo ele, a investigação ainda não possui suspeitos porque a própria vítima não se apresentou à delegacia para prestar queixa. Também não se sabe, portanto, se a ação foi uma vingança orquestrada por bandidos da cidade. Toda a situação foi testemunhada por um vigilante que trabalha na rua.

Empresário preso por homicídio na Paraíba será liberado ainda hoje

O empresário Jerislan Figueiredo Silva, de 42 anos, detido neste domingo (28) durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) será liberado ainda nesta segunda-feira (29). Ele havia sido preso por volta das 16h, na BR-242, no município de Seabra, em cumprimento de um mandado de prisão por homicídio, expedido pela justiça da Paraíba. 

De acordo com o delegado titular da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Seabra), Milton Oliveira, o crime cometido por Jerislan já foi desclassificado pela Justiça. "No caso dele, houve a revogação do mandado. O crime dele não foi um crime doloso, mas culposo", explica, "Ele manuseava uma arma, quando disparou e atingiu uma pessoa que passava pela rua. No mérito, o tribunal reconheceu que ele não agiu com dolo". 

O corretor, que atua no setor automobilístico, teve o mandado expedido em 2002 e se mudou para a Bahia, onde hoje vive em Barreiras. Segundo o delegado, a Promotoria de Justiça da cidade encaminhou um ofício do Tribunal da Paraíba solicitando a liberdade de Jerislan. 

"Possivelmente expediram o mandado e ele foi revogado há anos, mas não o retiraram", afirma Oliveira, "E aí em qualquer abordagem policial constaria o pedido de prisão e, como procedimento padrão, ele seria detido". 

A empresa de Jerislan é sediada em Barreiras e no momento de sua prisão ele dirigia um veículo importado do modelo Range Rover Evoque 2013.

Ana Paula Arósio recusa convite da Globo para voltar à TV

Ana Paula Arósio, 38 anos, foi chamada novamente pela Globo para voltar à TV. Desta vez, ela foi convidada para integrar o elenco de "Joia Rara", próxima novela das 18h, mas recusou a proposta, segundo o jornal Diário de São Paulo. Antes, a atriz já havia sido sondada pela Record.

Ana Paula está longe da televisão desde o seriado "Na Forma da Lei" (2010). Em 2011, ela foi escalada para protagonizar a novela "Insensato Coração", mas desistiu de participar da trama em cima da hora. A emissora precisou chamar Paola Oliveira às pressas para substituí-la. "Preparei a Paola em dois dias.

Trancamos ela no quarto com o texto, foi uma loucura. O figurino foi todo refeito às pressas", afirmou na época o diretor Dennis Carvalho.

Por revanche, A. Silva treina na Tailândia e reformula equipe

Após a derrota para Chris Weidman, o brasileiro Anderson Silva começa a rever onde errou e  se preparar para a revanche marcada para dezembro. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o lutador afirmou que já está mudando tudo o que supostamente falhou em sua equipe, mas que o principal culpado pela derrota é ele mesmo. Para reforçar a preparação, Anderson Silva irá viajar para a Tailândia para passar um tempo por lá e depois retornar ao Rio de Janeiro para terminar os treinamentos. 

O lutador afirmou que ao invés de ficar cabisbaixo com a derrota, "caiu para cima" com o revés e que respeita as críticas mais duras de algumas pessoas com relação ao seu desempenho na luta contra Weidman. Na entrevista ao jornal, o brasileiro descartou ainda uma possível participação nos Jogos Olímpicos do Rio no taekwondo, disse que não tem ainda certeza de quando irá se aposentar e afirmou que ainda sonha com uma possível luta contra o boxeador Roy Jones Jr.

Cantor de banda metaleira morto a facadas: pai é o principal suspeito

Fábio Nunes Frazão, vocalista da banda de death metal Pray for Mercy morreu após ter sido esfaqueado na noite da sexta-feira (26), no Jardim Amália, bairro da região sul de São Paulo.  

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a polícia suspeita que o pintor Reinaldo Lopes Frazão, 56 anos, pai de Fábio, de 25, tenha matado o próprio filho após uma discussão doméstica.
Shaman, como o cantor era conhecido, chegou a ser socorrido, mas morreu minutos após ter dado entrada no Hospital do Campo Limpo. Reinaldo fugiu antes da Polícia Militar chegar à casa da família. 

Na página da banda no Facebook, os colegas lamentaram a tragédia. "O cara feliz, zoeiro e firmeza que você foi, sempre será lembrado pela Pray for Mercy, por sua familia e seus amigos/irmãos. Esteja em paz, brother", postaram os amigos.

'Quem sou eu para julgar', diz Papa sobre gays

O papa Francisco condenou nesta segunda-feira o chamado "lobby gay" do Vaticano durante uma coletiva de imprensa improvisada realizada a bordo do avião que o conduzia do Brasil à Itália, na qual ressaltou que não pretende "julgar" os homossexuais.

"Em um lobby nem todos são bons, mas se uma pessoa é gay, procura ao Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la. O Catecismo da Igreja Católica explica e diz que não se deve marginalizar essas pessoas e que elas devem ser integradas à sociedade", afirmou o pontífice.

O Papa ainda se manifestou a favor de um maior papel das mulheres dentro da Igreja, mas rejeitou categoricamente sua ordenação como sacerdotisas. "Não se pode imaginar uma Igreja sem mulheres ativas", disse o Papa, depois de lembrar que a entidade já se pronunciou contra esta opção: "Esta porta está fechada", reconheceu.

O papa desembarcou em Roma nesta segunda-feira de manhã após uma viagem de uma semana ao Brasil para presidir as celebrações da Jornada Mundial da Juventude. A missa de encerramento, no domingo de manhã, reuniu mais de 3 milhões de pessoas na praia de Copacabana, segundo a prefeitura.