sábado, 31 de agosto de 2013

Saiba por que o Congresso americano pode rejeitar o ataque à Síria

O blog The Fix, do jornal The Washington Post, listou quatro razões pelas quais o Congresso americano pode votar contra a autorização solicitada pelo presidente Barack Obama para realizar uma ação militar na Síria. Obama anunciou hoje que tomou a decisão, mas que o ataque não será iminente e que buscará a autorização do Congresso. Os parlamentares se reúnem no próximo dia 9 de setembro para debater a questão.

O texto do blog da publicação diz que a situação é “muito líquida” e que “não é possível enfatizar com certeza”, mas haveria “muitas razões” para acreditar que o Congresso poderia votar contra. São elas:


1) A população não está pedindo por isso: segundo um levantamento da NBC, metade dos americanos se opõe à ação militar na Síria. A pesquisa também mostra apenas 21% acha que se envolver na questão é um interesse nacional dos Estados Unidos, enquanto 27% acredita que a intervenção vai ajudar a melhorar a situação na Síria. Em outras palavras, segundo o texto, “as pessoas vêem a ação militar mais como retaliação pela alegada utilização de armas químicas na Síria do que como algo que realmente vá fazer algum bem”.


2) Cansaço de guerra: As experiências do Iraque e do Afeganistão ainda estão frescas na mente da população, e há paralelos suficientes entre essas situações e o caso da Síria para deixar os parlamentares ressabiados. Vários membros do Congresso expressaram dúvidas sobre a afirmação do governo Obama de que o regime sírio usou armas químicas - algo que não teria acontecido sem a controversa polêmica da existência de armas de destruição em massa no Iraque. Segundo o blog, ambas as guerras foram muito impopulares e tornam muito mais difícil de vender qualquer tipo de ação militar hoje.
 

3) A votação da guerra do Iraque: Em 2002, a então senadora Hillary Clinton votou a favor da guerra do Iraque, o que, segundo o blog, minou suas chances de concorrer à Presidência na época pelo Partido Democrata. “Outros políticos estão receosos por causa disso”, diz o texto. “Quando se trata de política, é sempre mais fácil votar contra alguma coisa do que votar a favor. E se o povo americano não está implorando pelo uso da força militar, o parlamentar pode estar colocando sua carreira em risco por um voto desses”, afirma o blog.


4) Oposição bipartidária: segundo o blog, política externa e segurança nacional são questões cada vez mais apartidárias, com republicanos e democratas se unindo contra o governo em temas como a vigilância. De acordo com o texto, uma coalizão bipartidária semelhante parece estar se manifestando, neste caso, com cerca de 70 deputados democratas se juntando com aproximadamente 100 republicanos da Câmara. Obama não contaria com um Partido Democrata unido e teria de convencer muitos republicanos para seguir com o ataque à Síria.

Desacreditada, Portuguesa aplica goleada no Bahia

Em péssima atuação na noite deste sábado, 31, no estádio Canindé, em São Paulo, o Bahia perdeu por 4 a 2 para a Portuguesa. Com um ritmo frénetico, o time da casa abriu 3 a 0 em menos de dez minutos ainda no primeiro tempo. A Portuguesa conseguiu controlar a partida por quase todo o primeiro tempo e boa parte do segundo.

Diferentemente dos últimos jogos da Portuguesa contra o Bahia, pela Copa Sul Americana, o time levou a campo força máxima e imprimiu desde o início seu ritmo. Com seus titulares, a equipe paulista mostrou estar num nível técnico acima do Bahia. Tocou melhor a bola que os baianos e foi efetivo no ataque. Contrariando a classicação, que apontava o favoritismo para o tricolor baiano.

Mesmo com o ótimo resultado, a Portuguesa ainda está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O clube ainda é o 18ª colocado. Mas, inspira o torcedor da lusa a sonhar com um futuro melhor para o time na Série A. O Bahia tem situação confortavel na classificação, com 23 pontos. Entretanto, pode sair do G-10 ao término da rodada.

Para a próxima rodada, o compromisso do Bahia é contra o poderoso Cruzeiro, pela 17ª rodada, quarta-feira, 4, às 21h50. Já a Portuguesa recebe a Ponte Preta no Canindé, quarta feira, 4, ás 21 horas.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dois suspeitos da morte de menino boliviano são achados mortos na prisão

Dois dos cinco suspeitos da morte do boliviano Bryan Yanarico Capcha, 5 anos, em junho deste ano, Paulo Ricardo Martins, 19 anos, e Felipe dos Santos Lima, 18 anos, foram encontrados mortos na tarde desta sexta-feira no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, onde cumpriam prisão preventiva.
Segundo a Secretaria de Assuntos Penitenciários (SAP), os dois morreram por volta das 14h30. Em nota, a secretaria afirmou que outros presos solicitaram atendimento de urgência e que os dois foram encaminhados imediatamente à enfermaria do CDP, onde já chegaram sem vida.
Em nota, a SAP afirmou que as circunstâncias da morte serão investigadas. Segundo a secretaria, um Procedimento Apuratório Preliminar, para apontar a causa da morte, foi instaurado. As mortes também foram comunicadas à Vara de Execução Criminal e à Polícia Civil e perícia. O caso também será apurado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário. 

Além de Paulo e Felipe, um adolescente suspeito de participar do crime também foi apreendido. Diego Rocha Freitas Campos, 20 anos, apontado como o autor do disparo que matou o menino, e Wesley Soares Pedroso, 19 anos, seguem foragidos. 

Diego fugiu da cadeia no ano passado, onde cumpria pena por roubo. Os demais também têm passagem pela Fundação Casa, também por roubo de carro.

Governo suspende comercialização de 246 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde proibiram a comercialização, a partir desta sexta-feira e por três meses, de 246 planos de saúde, administrados por 26 operadoras. A medida foi tomada por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além da violação de outras regras.
Confira a lista de planos que não podem mais ser comercializadosA ANS conseguiu na Justiça o direito de proibir a venda dos planos de saúde. A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) havia ingressado com uma liminar pedindo a anulação da decisão de suspensão das vendas alegando que a ANS devia desconsiderar as reclamações de usuários que ainda não foram analisadas e aquelas já analisadas, mas que tratam de procedimentos não cobertos obrigatoriamente.De acordo com a ANS, houve um reexame dos critérios adotados para decidir a suspensão das vendas de um plano de saúde e a conclusão foi de que todos os entendimentos sugeridos pela Justiça foram adotados pela agência.A ANS adotou uma nova regra para determinar a suspensão da venda de planos de saúde neste ano. Em vez de considerar apenas o descumprimento de prazos de atendimento, como vinha fazendo, a agência reguladora incluiu na análise a violação de outras regras, como a ausência de cobertura para algum dos procedimentos obrigatórios ou problemas de carência e reembolso.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Blogueiro detido por guardas civis municipais por tentativa de estupro a uma funcionária da câmara de vereadores de Itabuna

O marginal travestido de blogueiro que atende pelo vulgo de Beto Capucho, aprontou feio na tarde desta quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Itabuna, após o apagão que deixou a cidade de Itabuna ás escuras, Beto Capucho se aproveitou e tentou estuprar a senhorita Geórgia que trabalha no gabinete do vereador Aldenes Meira.

A moça só não foi violentada porque os guardas municipais agiram rápido junto com outros funcionários da casa e evitaram que Geórgia fosse estuprada po Beto Capucho. Em estado de choque a moça foi até a DEAM (Delegacia Espeial de Atendimento a Mulher) onde prestou queixa e foi submetida a exames de corpo e delito.

Agora Beto Capucho está foragido, mas a polícia Civil e Militar de Itabuna já estão no encalço do estuprador Beto Capucho e é questão de tempo da justiça ser feita. Geórgia está em estado de choque e precisará de acompanhamento psicológico para supera essa agressão de Beto Capucho. Informações do Blog Beto Capucho Jabazeiro.

Urgente: Prefeitura de Itabuna terá expediente normal nesta sexta-feira

A Coelba confirmou que a suspensão do fornecimento de energia programada para esta sexta-feira (30) em parte do bairro São Caetano, incluindo a Avenida Princesa Isabel, não afetará o prédio da Prefeitura.

Desta forma, embora a princípio tenha sido divulgado que não haveria expediente no Centro Administrativo Firmino Alves, o funcionamento da Prefeitura será normal nesta sexta-feira (30), a partir das 8 da manhã.

'A Fazenda 6': de lingerie, Yani faz massagem nas costas de Yudi

Após a Festa Russa, que começou na noite de quarta-feira (28) e foi até a madrugada de quinta-feira (29), os peões continuaram curtindo no quarto.

Yudi era o mais animado, deitado em sua cama, ele ficou tirando onda com Bárbara Evans e se insinuando para Yani de Simone, com quem dançou agarradinho durante a festa e até trocou um selinho.

Gominho, Beto e Andressa incentivaram Yudi a partir para cima de Yani. Depois de algumas provocadinhas, o apresentador se queixou de dor nas costas e pediu para a funkeira lhe fazer uma massagem.

Só de calcinha e sutiã, Yani foi para a cama do japonês e atendeu seu pedido. “Vira de costas”, ordenou ela, que sentou em cima do rapaz para começar a massagem.

10º corpo é encontrado em desabamento na zona leste

As equipes de resgate retiraram na tarde desta quinta-feira o 10º corpo dos escombros do prédio em construção que desabou na zona leste da capital paulista na última terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, essa seria a última vítima do desabamento. O corpo do operário Antônio Wellignton Teixeira da Silva, 20 anos, foi resgatado por volta das 16h10.

O trabalhador foi localizado no centro do terreno, próximo a uma grande laje que ficou inclinada com o desabamento. Natural do Maranhão, Silva deixa a mulher grávida de dois meses. De acordo com o major do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo Anderson Lima, pelos ferimentos constatados no corpo, tudo leva a crer que a vítima teve morte instantânea.

Após o resgate do último corpo, os bombeiros encerraram os trabalhos no local. Segundo o major, não há mais informações de desaparecidos. O terreno será entregue para a perícia da Polícia Civil, para a prefeitura de São Paulo e para a Defesa Civil. 

Lima agradeceu à equipe de resgate e afirmou que, apesar das 10 mortes, 26 vidas foram salvas do desabamento. "Estamos tristes pelas 10 vítimas, mas com a sensação de dever cumprido", disse o major.

Dana White explica nova luta de Vitor Belfort no Brasil: 'A Globo quer'

A reposição hormonal usada por Vitor Belfort em suas últimas lutas no UFC tem gerado muita polêmica. Apesar de o ex-campeão ter seu processo para o uso do TRT acompanhado pela Comissão Atlética Brasileira, o assunto sempre vem à tona quando o atleta marca um combate no Brasil, que tem critérios de avaliação diferente dos EUA. Com seu próximo compromisso marcado para o dia 9 de novembro, em Goiânia, contra Dan Henderson, o lutador se vê diante do turbilhão de críticas novamente.
Para defender o lutador, o presidente do UFC Dana White declarou que o fato de ter o "Fenômeno" lutando frequentemente no Brasil não é por nada relativo ao tratamento que o uso do TRT tem no país. Longe disso, a presença de Vitor nos show`s brasileiros da franquia é, principalmente, um pedido da Rede Globo.
- Vitor não escolhe onde ele luta. Ele tenta escolher com quem ele luta, mas não escolhe o lugar. A Globo é a segunda principal mídia com a qual nós temos negócios. A Globo é muito importante. Eles têm uma grande luta para acontecer no Brasil, então querem o Vitor de qualquer jeito. Se eles o querem, eles vão ter - declarou o presidente da organização, em entrevista ao "MMAfighting.com".
Dana White ainda garantiu que não há nenhuma relação entre as consequentes atuações de Belfort no Brasil e o uso da reposição hormonal, feito pelo atleta. Segundo Dana, o UFC não colocaria sua credibilidade em risco para Vitor "trapacear".
- Tem uma comissão que supervisiona o que nós fazemos lá (no Brasil) também. Não é controlado por nós. Vitor Belfort tem sido testado todas as vezes. Você acha que nós mentiríamos sobre isso e colocaríamos em risco toda credibilidade do esporte, do UFC como uma marca, para o Vitor lutar no Brasil e trapacear? - ressaltou o dirigente.
O próximo compromisso de Vitor Belfort na organização é contra Dan Henderson. Coincidentemente, o americano também faz uso do TRT. Os atletas se enfrentam na luta principal do evento que acontece em Goiânia, no dia 9 de novembro.

Leia mais no LANCENET!

Protegeram o roubo', diz deputado após votação que livrou Donadon

O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) demonstrou indignação na noite desta quarta-feira após tomar conhecimento do resultado da votação secreta que decidiu pela não cassação do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). "Vergonha! Câmara acaba de absolver o deputado Donadon, condenado e preso por decisão do STF. Voto secreto fez o estrago que povo vai cobrar", disse Valente, em sua conta no Twitter.

 "Como presidente da Frente Parlamentar pelo voto aberto, afirmo que prevalece a imoralidade, a impunidade, a cumplicidade contra o interesse público", argumentou Ivan Valente em outra publicação. Segundo o parlamentar, que participou da votação, a decisão dos colegas foi um "suicídio" político. "A maioria da Câmara praticou haraquiri (ritual suicida praticado pelos samurais). Na contra mão do desejo das ruas por transparência e ética, preferiu proteger o roubo e a corporação", completou.

Líder do Psol na Câmara, Ivan Valente coordena a Comissão Especial do Voto Aberto (PEC 196/2012), que institui o voto aberto no Parlamento apenas para os casos de cassação de mandato. A comissão, instalada no dia 21 de agosto, tem o prazo regimental de 40 sessões do plenário para funcionar.

Sem a mudança na legislação, a Câmara dos Deputados votou a cassação de Donadon ontem e não atingiu o número de votos suficientes para a perda de mandato e manteve o cargo do parlamentar, encarcerado há dois meses no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão em regime inicialmente fechado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.

A cassação de mandatos de deputados ocorre em sessão secreta. Para a perda de mandato ser aprovada, 257 dos 513 deputados precisam votar a favor. A cassação recebeu 233 votos a favor, 131 contra e 41 abstenções, dos 405 deputados presentes. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), determinou seu afastamento e a substituição pelo suplente, já que o titular cumpre pena em regime fechado.

Amigo de PMs mortos em chacina diz que garoto ameaçou mãe de morte

O estudante Marcelo Pesseghini, 13 anos, suspeito de matar os pais, a avó e a tia-avó no último dia 5 de agosto na Brasilândia, zona norte de São Paulo, teria ameaçado a mãe antes de cometer os crimes, segundo depoimento de um policial militar das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), amigo do sargento Luís Pesseghini, pai de Marcelo. As informações são do Globo Notícias.

O PM contou que em certa ocasião Pesseghini disse que o filho ameaçou matar a mae durante uma discussão. O motivo foi que ela tirou do garoto um alvo que ele usava para atirar com uma espingarda de chumbinho. Dois amigos também contaram em depoimento que foram convidados por Marcelo a assinar um “contrato” para entrar no grupo “Mercenários”, criado por ele e inspirado em um game no qual o personagem principal é um assassino.

Por dívidas antigas, Botafogo tem 15 jogadores penhorados na Justiça

A crise financeira do Botafogo tem sufocado as movimentações do clube no mercado de transferências. Além de Vitinho, o Glorioso tem outros 14 jogadores penhorados devido a dívidas trabalhistas com ex-jogadores, entre eles o zagueiro Renato Silva. Os nomes são mantidos em sigilo por conta do processo que corre na Justiça do Trabalho.

Craque da equipe, o holandês Seedorf não está entre os 15 jogadores penhorados pelo fato de a possibilidade do camisa 10 deixar General Severiano ser ínfima, de acordo com o advogado Theotonio Chermont de Brito. Desta maneira, caso o clube venda qualquer um desses jogadores, perderá pelo menos uma quantia de aproximadamente R$ 200 mil em cada.

Vale lembrar que a venda do meia-atacante Vitinho também deve ser penhorada a pedido de Theotonio Chermont de Britto. Porém, neste processo, ele pleiteia R$ 6 milhões dos R$ 31 milhões referentes a 100% da negociação.

Leia mais no LANCENET!

Ex-namorada de líder norte-coreano teria sido presa e executada

A cantora Hyon Song-wol, tida como um possível affair do líder norte-coreano Kim Jong-un, foi executada na Coreia do Norte junto a um grupo de músicos acusados de gravar e vender pornografia, informou nesta quinta-feira o jornal sul-coreano Chosun Ilbo. O jornal de maior tiragem do país, que cita fontes chinesas, revelou que a cantora foi detida no último dia 17 de agosto por violar as leis norte-coreanas contra pornografia e, apenas três dias depois, foi executada em público.

O suposto affair de Kim Jong-un foi executada junto a outras 11 pessoas, muitos membros da orquestra Unhasu, assim como músicos e dançarinos do grupo Wangjaesan Light Music Band. Todos eles estavam acusados de gravar e vender vídeos pornográficos e, segundo uma fonte citada pelo jornal, também foram condenados por possuírem muitas bíblias, fato que fez com que os mesmos fossem tratados como dissidentes políticos.

Acredita-se que Kim Jong-un manteve há 10 anos uma relação com a cantora, embora tenha encerrado essa relação por não ter tido a aprovação de King Jong-il, pai do atual líder norte-coreano. Após a ruptura, Hyon se casou com um soldado, enquanto Kim Jong-un se casou com outra cantora, Ri Sol-ju, que também foi integrante da orquestra Unhasu.

A fonte citada pelo jornal sul-coreano revelou que os 12 artistas foram executados diante de outros membros de seus grupos e de seus familiares, os quais teriam sidos transferidos para campos de trabalho.

Parlamento britânico derrota Cameron e vota contra intervenção na Síria

A Câmara dos Comuns (deputados) do Reino Unido rejeitou nesta quinta-feira a proposta preliminar do governo do premiê David Cameron que abriria caminho para uma ação militar na Síria. A moção do governo a favor da ação militar na Síria foi derrotada nos Comuns (deputados) por 285 votos contra e 272 a favor após mais de sete horas de deliberação.
"Ficou claro para mim que o Parlamento britânico não quer ver uma ação militar britânica (na Síria). Eu compreendo isso, e agirei de modo a respeitar esta decisão", disse Cameron logo após o anúncio do resultado, acatando o voto dos colegas.

A votação, que não esgota o assunto em Londres e ainda terá novas rodadas de negociação, representa no entanto uma pesada derrota para Cameron, um dos principais defensores de uma intervenção militar no país do presidente Bashar al-Assad. A rejeição não veio apenas da oposição, mas também da própria coalizão governamental conservadora-liberal, que conta com 359 dos 650 assentos da Câmara dos Comuns.

Homem é assassinado e polícia fecha cerco em busca de assassino

Um homem identificado como Joselito Batista foi assassinado na tarde desta quinta-feira(29). Joselito foi baleado no bairro Lomanto, em Itabuna, e morreu no Hospital de Base. Após o crime, a polícia civil, com apoio da polícia militar, cercou o bairro.

A população chegou a apontar a direção que um suspeito teria seguido, fazendo com que os policiais encontrassem um menor na casa de uma idosa de 74 anos. À polícia, o adolescente disse que a mulher era avó dele, mas a idosa negou a informação. "Ele mora aqui no bairro, entrou na minha casa perguntando se eu poderia benzer ele. Eu disse que só amanhã. Nessa hora, os policiais chegaram e esse menino ainda mentiu dizendo que era meu neto. Não sou avó dele", relatou a dona da casa.

Os policiais ouviram um estalo e acreditaram que suspeitos fugiram pelo telhado de uma casa e solicitaram à família que mora no local a permissão para olhar dentro da residência. A família negou, afirmando que só deixaria a polícia entrar com um mandado de busca. Por isso, a polícia não pode realizar buscas.

Suspeita
Ainda nesta tarde, a esposa de Joselito disse que ele vinha sendo ameaçado por um homem que acreditava que Joselito havia matado seu cachorro. Radar Notícias.

Com gols de Kaká e Casemiro, Real Madrid conquista o Teresa Herrera

O Real Madrid conquistou nesta quinta-feira o troféu Teresa Herrera. Atuando no Estádio Riazor, os comandados de Carlo Ancelotti não encontraram dificuldades para golear o La Coruña por 4 a 0.

Com time misto, os destaques do duelo foram os brasileiros Kaká e Casemiro. Enquanto o meia fez dois gols, o volante também deixou sua marca. Morata completou o placar.

Depois da conquista, Kaká surpreendeu e anunciou que quer deixar o Real Madrid e seguir para um outro clube. O jogador afirmou que está negociando um acordo para encerrar o contrato.

O português Cristiano Ronaldo, que estava indicado ao prêmio de melhor jogador da Europa, começou a partida como titular. O goleiro Casillas, que vem sendo reserva e apontado em grandes clubes europeus, atuou durantes os 90 minutos do duelo.

Com seis pontos em duas rodadas do Campeonato Espanhol, o Real Madrid tentará manter os 100% de aproveitamento na competição neste domingo, quando recebe o Athletic Bilbao.

Primer de olhos é truque para sombra não borrar

Se você adora passar sombra, mas evita usar cores fortes com medo que a maquiagem borre, pode ficar tranquila: desvendamos o segredo para manter o make no lugar o dia inteiro.

“O grande truque é aplicar primer para olhos nas pálpebras antes de passar a sombra”, diz Tassi Barberino, make up artist do Espaço Belle, de São Paulo. Espalhe o primer sobre as pálpebras e, logo em seguida, aplique a sombra. “O primer precisa estar úmido para receber a sombra e secar junto com ela”, ensina a expert. 

Olhos perfeitos 
O produto, além de disfarçar as linhas de expressão, também deixa a pele com textura matte e ajuda a fixar a maquiagem dos olhos de um jeito bem confortável. “Antigamente, usávamos sombras molhadas que, ao secarem, fixavam melhor na pele. Hoje, com o primer, a fixação acontece com sombras de qualquer tipo”, explica a maquiadora. 

Além de criar uma película protetora à prova d’água, o primer ainda funciona como um intensificador da cor da sombra.  Que tal começar a adotar a técnica antes daquela balada que vai durar a noite toda?

Fisiculturista de 19 anos diz cobrir o corpo para evitar olhares

Georgina McConnell é uma jovem que mantém um ideal de beleza bem diferente da maioria das mulheres da mesma idade. Aos 19 anos, ela é fisiculturista e exibe músculos enormes distribuídos na silhueta de 1,70m.


A inglesa começou os treinos para desenvolver a musculatura há dois anos e atualmente faz seis refeições por dia e malha cinco vezes por semana para manter os 64,8 quilos. "Eu simplesmente amo fisiculturismo, é a minha vida", disse em entrevista ao jornal Daily Mail.

Ela contou que a ideia de cuidar do corpo sempre esteve presente em sua vida, mesmo antes da decisão de se dedicar ao fisiculturismo, que já lhe rendeu medalha em um campeonato regional na Inglaterra. "Meus pais são muito preocupados em manter a forma, portanto sempre havia pesos espalhados pela casa quando era mais jovem", disse.

Georgina contou ao jornal que sua forma física divide opiniões, que pais e amigos a apoiam, mas que o irmão não gosta da ideia. "Estou sem namorado no momento, mas não acho que meu corpo diferente vai afastar todos os homens. Alguns ficam, sim, intimidados com meus músculos", afirmou.


Apesar de cultivar os músculos, a inglesa diz que sempre cobre o corpo ao sair. "Apesar de o fisiculturismo ter aumentado minha autoestima, eu sempre me cubro. Se não, as pessoas ficam olhando, principalmente para meus braços e ombros. Recebo muitos elogios, mas também insultos", completa.

Morre funcionária da agência É 10

Morreu, na madrugada desta quinta-feira (29), Rafaela Ribeiro, de 30 anos, que trabalhava com mídia/produção da agência de publicidade É 10, em Itabuna. Rafaela estava internada no Hospital de Base desde o sábado (24) após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

A mulher deixou um filho de 10 anos. O velório acontece no SAF e o enterro está previsto para acontecer às 15 horas no cemitério Memorial Parque, no semi anel rodoviário de Itabuna.  Texto: Radar Notícias

Bombeiros encontram 9º corpo em desabamento na zona leste de SP

O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou, na manhã desta quinta-feira, que subiu para nove o número de mortos no desabamento de um prédio em construção na zona leste da capital paulista. Segundo a corporação, o corpo foi localizado por volta das 7h15 sob os escombros e retirado logo em seguida.

Agora, a equipe de resgate continua a busca por mais uma vítima que, segundo testemunhas, continua desaparecida. De acordo com a corporação, o trabalho de busca vai continuar, ininterruptamente, até que todas as vítimas sejam encontradas.

Nove operários que trabalhavam na obra morreram no acidente, que deixou 26 pessoas feridas. Apenas cinco dos feridos no desabamento continuavam internados na noite de ontem - quatro estão no hospital Santa Marcelina, em Itaquera, e três têm quadro de saúde estável. O quarto ferido está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e seu estado é grave. A quinta pessoa ferida, internada no Hospital Geral de São Mateus, foi operada ontem e apresenta quadro de saúde estável.


Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, a prefeitura de São Paulo reafirmou que a obra estava em situação irregular do ponto de vista documental e que não houve pedido de alvará para sua execução.

Segundo a prefeitura, a obra foi embargada e a construção não deveria ter continuado. A nota diz também que será aberta sindicância para apurar por que não foi feito um boletim registrando que a obra foi embargada em março.

O Ministério Público e a Polícia Civil já abriram inquéritos para investigar as causas e apurar as responsabilidades pelo desabamento.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Radialistas promovem seminário neste final de semana em Ilhéus

O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus (Stert/BA) e o Sindicato dos trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado daBahia (Sinterp/BA)promovem o 1º Encontro Regional Sul de Radialistas e Comunicadores de vários segmentos sociais, destinado a profissionais de rádios comunitárias, estudantes de comunicação e assessores de comunicação. O evento tem início nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, e ocorre até o próximo sábado (31), com o apoio da Fitert/BA, Faculdade de Ilhéus, Câmara Municipal de Ilhéus, Prefeitura Municipal e a Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.

Com o tema central ‘Liberdade de expressão e democratização na radiodifusão’, o seminário tem como objetivo envolver radialistas e comunicadores comunitários em discussões sobre o desenvolvimento da atividade e sua importância para a promoção da democracia. Apesar da internet, o Rádio e TV continuam sendo as mídias mais acessadas pelos brasileiros, porém a legislação do setor já completou 50 anos sem passar por atualização que reflita as mudanças no País.

O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e o Sinterp/BA compreendem que a reforma da legislação permitirá ampliar a diversidade e a pluralidade cultural na mídia, e consequentemente mais oportunidades e autonomia aos radialistas e comunicadores frente aos poderes político, econômico e religioso.    

Outro tema a ser debatido é a violência aos profissionais do setor. No ano de 2012, foram registrados sete assassinatos no país, o dobro do ano anterior. Assim, se faz necessário conhecer quem e quais são as principais vias de intimidação, como ter auxílio da Justiça, bem como os direitos dos comunicadores, em especial aqueles assegurados pela nova Lei de Acesso à Informação Pública.

Para o coordenador do Sinterp/BA, Everaldo Monteiro, em relação à responsabilidade dos sindicatos em acompanhar a atividade laboral, será realizada uma mesa voltada à regulamentação da profissão por meio do registro e também os impactos na saúde do trabalhador com doenças ocupacionais contraídas no exercício de suas atividades. “O empregador precisa se enquadrar às normas constituídas”, adverte.

Programação:

Mesa 1: Por uma Lei de Mídia Democrática na radiodifusão 

Subtemas: 
-Impactos na radiodifusão pública / comunitária
-Impactos no mercado de trabalho
-O cenário da digitalização e os impactos da Lei

Mesa 2: Políticas locais de comunicação: Governo do Estado e Municípios .

Subtemas: 
-As políticas locais e os Conselhos de Comunicação
-Transparência e distribuição das verbas publicitárias
-Formação do comunicador: curso técnico e universitário

Mesa 3: Regulamentação profissional e Saúde do Trabalhador

Subtemas: 
-Registro Profissional de radialista
-SUS para Comunicadores
-Saúde do Trabalhador (doenças ocupacionais)

Mesa 4: Violência e intimidação aos comunicadores .

Subtemas:
-A Lei de acesso à informação pública
-Os principais tipos de violência e intimidação aos comunicadores
-Assessoria jurídica aos profissionais

Mutirão leva Balcão do Sebrae ao Teotônio Vilela

O último mutirão do mês de agosto promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Assistência Social (SDS) e de Saúde (Sesau), vai ter como novidade um balcão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que concederá informações sobre investimentos, linhas de créditos e cursos de capacitação. A ação conjunta vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 30, na Escola Municipal Temístocles Andrade, no período das 8 às 14 horas, com o objetivo de potencializar a prestação de serviços essenciais à população e esclarecer dúvidas sobre programas públicos oferecidos pelo município.

Neste mês, foram beneficiados com o mutirão os moradores dos bairros de Nossa Senhora da Vitória, Olivença e do Banco da Vitória. A prefeitura já programou o calendário da ação no mês de setembro: na sexta-feira, 06/09, serão contemplados moradores do Bairro do Malhado; no dia 13/09, os serviços serão oferecidos aos moradores dos conjuntos do Minha Casa Minha Vida. Na sexta-feira, 20/09, o mutirão ocorre no Bairro do Nelson Costa e no dia 27/09, na comunidade de Mamoan.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do atendimento do CrediBahia. Ainda serão realizadas inscrições para os programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e para o Projovem.

A população também receberá orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Outros benefícios  levados à população serão corte de cabelo, informações sobre  os serviços do SAC, como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para recebimento de denúncias.

Saúde - A Sesau vai promover palestras e pesagem de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). Também serão realizados atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial, medição da glicemia e orientações nutricionais. Através do odontomóvel, a Sesau fará a limpeza dentária e aplicação de flúor nos cidadãos que comparecerem ao mutirão.

Operação Tapa Buracos ocorre no Pontal e Teotônio Vilela nesta quinta, 29

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) prossegue com a operação tapa buracos nos bairros da cidade. Nesta quinta-feira, dia 29, o serviço ocorre na Rua 13 de maio, no Bairro do Pontal e nas Avenidas Paulo Souto e José Carolino, no Bairro Teotônio Vilela. Na quarta-feira, dia 28, os trabalhos foram concentrados na Avenida Esperança e nas vias Nossa Senhora Aparecida e Osmundo Marques, na zona sul.
Iniciada na última sexta-feira, dia 23, na Avenida Soares Lopes, a operação já passou pelas principais vias da cidade, como a Lomanto Júnior, no Pontal, e a Litorânea Norte até a Avenida Luis Eduardo Magalhães, no Bairro do Malhado.
A equipe operacional está atuando de forma coordenada priorizando os pontos mais críticos da pavimentação . “A ideia é que façamos um trabalho diário, considerando as condições climáticas, porque não se pode fazer a recuperação das vias nos dias chuvosos”, observa o titular da Sedur, Isaac Albagli.
A ação está sendo executada pela empresa Mazza Engenharia LTDA, vencedora da licitação. Os recursos da ordem de R$ 575.758,42 foram captados através de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Ilhéus inicia construção de novos postos de saúde

A Prefeitura de Ilhéus iniciou hoje, 28, a obra de construção do novo posto de saúde Almiro Vinhais, localizado na Avenida Princesa Isabel, na zona central da cidade. A demolição do antigo imóvel onde funcionava a unidade foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e pelo superintendente de Obras e Serviços Públicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Ednaldo Azevedo. Já na próxima segunda-feira serão iniciados trabalhos de construção da nova unidade da Princesa Isabel. 
 A secretária Ledívia Espinheira informou que a Prefeitura vai construir nove postos médicos, além de obras de ampliação de três unidades de saúde, na zona urbana e na zona rural, através de convênio com o Ministério da Saúde. “As unidades básicas de saúde incluídas nesse projeto de ampliação vão ser modernizadas, a fim de possibilitar a oferta de postos qualificados de acordo com as novas exigências do Ministério da Saúde”, afirmou a secretária.
 Além do Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, as comunidades contempladas com a construção de novas unidades de saúde são a Vila São José, Teotônio Vilela, Avenida Roberto Santos (Esperança), Olivença, Conquista, Banco da Vitória, São Miguel e Iguape. As obras de ampliação vão beneficiar o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no bairro Hernani Sá, e as unidades de saúde da família de Banco Central e Couto-Santo Antonio.

Secult apoia atividades da ‘A Outra Companhia de Teatro’ em Ilhéus

Levar oficinas eespetáculos para vários municípios é uma das principais propostas de “A Outra Companhia de Teatro”, grupo que após passar por Cachoeira, Amargosa e Santo Amaro chega agora a Ilhéus.Unindo dois projetos, o “Pé na Estrada”, contemplado no Setorial de Teatro 2012 do Fundo de Cultura do Estado, e o “Na Beirada do Mar”, ganhador do Prêmio BNB de Cultura 2012, o grupo planeja visitar até o final do ano 22 cidades da Bahia e do Nordeste. Em Ilhéus, “A Outra Companhia de Teatro” contacom o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
A programação elaborada para acontecer em Ilhéus, sempre com entrada gratuita, inclui, nesta sexta-feira, dia 30, a partir das 19 horas,no Colégio Ceamev, na Avenida Canavieiras, Oficina de Contação de Histórias. Para o sábado, dia 31, serão desenvolvidas três atividades:a partir das 8 horas, no Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, Oficina de Arte-Educação;às 9 horas, no Centro Educacional Fé e Alegria, no Bairro Nossa Senhora da Vitória, Oficina de Música; e, a partir das 20 horas, na Praia da Maramata, o espetáculo “Mar Me Quer”. A visita da companhia será finalizada no domingo, 1º de setembro, a partir das 17 horas, na Praça Pedro Mattos, com o espetáculo “Remendo Remendó”.
“A Outra Companhia de Teatro” surgiu há nove anos em Salvador. Desde então, vem desenvolvendo ações nas áreas de montagem, circulação de espetáculos, registro e memória, capacitação artística, intercâmbio cultural e formação de prateias para as artes. Formado por artistas de diversas origens e formações, o grupo valoriza suas referências culturais em seus trabalhos artísticos, afirmando e reforçando discursos que refletem o interior e a capital, o centro e a periferia, a Bahia e o Nordeste. “A Outra Companhia de Teatro” mantém um trabalho sem a presença de estereótipos, seja ao adaptar uma obra, seja ao criar um novo texto dramático.

Jovens assistidos pelo Creas-MSE de Ilhéus concluem oficina de produção de pufes

Doze adolescentes em cumprimento de medidas educativas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-MSE)de Ilhéusreceberam nesta segunda-feira, dia 26, os certificados de conclusão da oficina de confecção de pufes, realizada durante todo o mês de agosto. A promoção de atividades profissionalizantes faz parte das ações de reintegração social desenvolvidas pelo centro. As próximas oficinas previstas são de panificação e pizzaiolo.
O Creas-MSE é um programa do Governo Federal desenvolvido, em Ilhéus, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), que atende crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Infância. Todas as atividades seguem as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12594/12, e são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias.
Segundo a coordenadora do programa no município, Fanny Rossi, os cursos do centrosão fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos assistidos, bem como são fatores de motivação para o aprendizado e a busca por novas oportunidades.  O adolescente de iniciais F.S.F. de 16 anos, afirmaque gostou daoficina de pufes e pretende completar os estudos para buscar uma formação e batalhar por um emprego.
Conforme explica Fanny Rossi, o Centro de Referência promove continuamente cursos que contribuem para a profissionalização dos adolescentes. Outras oficinas que fazem parte das atividades são de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade e aulas do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) para os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC).

Empresa promete melhorar a limpeza pública de Itabuna em duas semanas

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (Sedur) vai fazer uma fiscalização rigorosa para garantir que o serviço de coleta de lixo na cidade alcance o nível de qualidade exigido pela população e já determinou à Biosanear, empresa vencedora da licitação, que apresente o plano de cobertura, com a definição dos horários de coleta por região da cidade. 
O secretário Marcos Monteiro explicou que a fiscalização já começou e que a Prefeitura está segura de que o trabalho iniciado esta semana vai começar a mostrar resultados logo. Mas, para isso, segundo o titular da Sedur, é imprescindível a cooperação da população, evitando, por exemplo, colocar o lixo na porta muito antes do horário que o carro costuma passar e não jogando o lixo na rua ou nas esquinas.
A gerente operacional da Biosanear, Paula de Queiroz, adiantou que a empresa vai realizar, em parceria com a Prefeitura, uma campanha de conscientização e a divulgação dos novos horários de coleta que serão definidos esta semana. Segundo a gerente: “A população pode ficar tranquila porque o serviço será desempenhado da melhor forma possível. A primeira semana é sempre mais difícil, mas a partir da segunda semana a população já vai sentir a diferença”.  
Perfil da empresa

A Biosanear Tecnologia Ltda. assumiu o serviço de coleta de lixo de Itabuna na segunda-feira, 26. Caberá à empresa a coleta do lixo urbano, transporte e organização da disposição final dos resíduos sólidos urbanos e de lixo hospitalar. Com nove caminhões, sendo oito deles compactadores, um minicoletor e 54 coletores (garis), divididos em dois turnos, pela manhã e à noite, a empresa Biosanear já atua nos municípios de Alagoinhas e Teixeira de Freitas. 
Paula de Queiroz diz que nos dois municípios onde presta serviço a situação era caótica. “A limpeza era um problema sério, mas com um trabalho firme conseguimos regularizar a coleta, o tratamento e a disposição de resíduos sólidos domiciliares e hospitalares”, contou a gerente.

A gerente da Biosanear garante que a empresa utiliza somente materiais apropriados para o tipo de trabalho e todos os empregados trabalham com equipamentos de proteção individuais (EPIs). Segundo ela, além do salário em carteira e todos os benefícios previdenciários, os profissionais contam ainda com cesta básica, seguro de vida, plano de saúde e odontológico.

A Modelo Denise Sthall posa sensual para conquistar votos dos internautas

A modelo Denise Sthall que esta concorrendo "A garota mais sexy do Brasil" posa para ensaio sensual e exibe seus atributos físicos. Vestindo um conjunto corpete e calcinha dourada a morena esbanjou sensualidade.



COELOBA COMUNICADO IMPORTANTE

A INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA REGISTRADA ÀS 15H08 NA BAHIA E ESTADOS DO NORDESTE (EXCETO MARANHÃO) FOI CAUSADA POR UM PROBLEMA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL, DE RESPONSABILIDADE DO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO (ONS).



ÀS 15H28, PARTE DE ALGUNS MUNICÍPIOS DO SUL E SUDOESTE DO ESTADO, A EXEMPLO DE ITABUNA, EUNÁPOLIS E VITÓRIA DA CONQUISTA, TIVERAM O FORNECIMENTO DE ENERGIA NORMALIZADO. ÀS 16H20, AS CARGAS DE SALVADOR COMEÇARAM A SER RESTABELECIDAS E, GRADATIVAMENTE, TODO O FORNECIMENTO DE ENERGIA SERÁ REGULARIZADO.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O OCORRIDO DEVEM SER OBTIDAS COM O OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICOONS.

Messi é acusado de humilhar colegas de Barça: "você não é ninguém"

Segundo uma reportagem do site espanhol El Confidencial, a imagem amistosa e pacata de Lionel Messi pode não ser a verdadeira face do craque argentino. A publicação acusa o melhor jogador do mundo de humilhar seus colegas de Barcelona durante jogos e treinamentos, sobretudo os jovens vindos das categorias de base.

Um dos alvos de Messi seria o atacante Cristian Tello, que supostamente ouviu do argentino frases como "O que está fazendo? Você é novo aqui, você não é ninguém" e "Me passe a bola, que você está aqui para jogar para mim". O jovem teria chegado a chorar em alguns treinos após ser cobrado de maneira mais dura pelo camisa 10.

Outro jogador que teria sido humilhado por Messi é o chileno Alexis Sánchez. A frase dita a ele teria sido: "Do jeito que você é ruim, não sei como custou tanto. Não chute tanto e me passe a bola". Sánchez foi comprado pelo Barcelona junto à Udinese (ITA) em 2011, por 26 milhões de euros (R$ 83,5 milhões).

O El Confidencial também lembra de desentendimentos que Messi teve publicamente com seus parceiros de ataque, como os próprios Tello e Alexis, além de David Villa e Isaac Cuenca, durante partidas do Barcelona. As discussões com Villa, ocorridas em jogos contra o Celta de Vigo e o Celtic na temporada passada, foram particularmente ásperas.

O site afirma, por fim, que as atitudes de Messi não vão a público por causa da "lei do silêncio" que existe no vestiário do Barcelona, e também por medo de represálias do clube. Segundo a publicação, os jogadores veteranos da equipe não defendem os novatos e reagem de forma natural às supostas humilhações sofridas pelos mais jovens.

Mundial de Judô: Rafaela Silva leva 1º ouro feminino do Brasil na história

Medalha de prata no Mundial de Paris em 2011, a brasileira Rafaela Silva foi além na edição deste ano, no Rio de Janeiro. A atleta nacional venceu a americana Marti Malloy nesta quarta-feira por ippon na decisão da categoria até 57 kg e, de quebra, conquistou não só o primeiro ouro do Brasil na edição de 2013 do Mundial como também a primeira medalha dourada do País na história das categorias femininas do Mundial de Judô. 

O duelo pelo ouro começou favorável à brasileira, que viu a americana tomar um shido com poucos segundos. Com menos de um minuto, Rafaela Silva conseguiu um ippon e deu o primeiro ouro para o País no Ginásio do Maracanãzinho. A vitória levou os torcedores ao delírio no ginásio e fez Rafaela Silva, bastante emocionada, cair no choro. 
A americana Marti Malloy havia passado pela brasileira Ketleyn Quadros nas eliminatórias pela manhã, antes de encarar Rafaela na grande decisão  Já Rafaela Silva enfrentou na semifinal a francesa Automne Pavia, adversária com quem tinha o histótico de uma derrota e uma vitória. A atleta nacional conseguiu um wazari para chegar à final.

O confronto semifnal foi marcado por uma polêmica de que a francesa teria batido a mão no chão enquanto a brasileira a prendia, o que acarretaria o encerramento da luta. Mesmo assim, Rafaela Silva conseguiu avançar. 

Nas disputas pelas medalhas de bronze, a primeira luta foi entre Anzu Yamamoto, do Japão, e Vlora Bedeti, da Eslovênia. Quem levou a melhor foi a eslovena, que viu a japonesa levar três shidos e chorou com a vitória.  

Já no segundo confronto pelo bronze, entra a alemã Miryam Roper e a francesa Automne Pavia, quem ficou com a medalha foi a alemã, que cravou um ippon para sair com a medalha.

ONS: após apagão, energia retorna em capitais do Nordeste

A assessoria do Operador Nacional do Sistema (ONS) informou, às 16h30 desta quarta-feira, que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. João Pessoa não foi contabilizada, mas o Terra apurou que a energia na capital paraibana também começava a voltar. Já a assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de oito Estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

Em Pernambuco e no Piauí, faltou energia em todos os municípios. Na região metropolitana do Recife, o metrô foi afetado. A Celpe distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. Segundo a assessoria da empresa, o problema não foi em seu sistema. No Piauí, o apagão causou transtornos principalmente nos hospitais e no trânsito. 

Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal. No Ceará, faltava luz nas cidades de Maracanaú, Quixiadá, Caucaia e Sobral, entre outras. Na Bahia, os municípios de Feira de Santana, Campo Formoso, Vitória da Conquista e Camaçari foram atingidos.

O Terra apurou que apenas às 16h35, começou a voltar a energia em alguns bairros de Salvador, como Stella Maris, Vilas do Atlântico, Barra e Federação. Às 18h, toda a capital baiana tinha luz. Porém, o trânsito ficou completamente parado nos principais cruzamentos das vias de grande movimento da capital baiana, apesar de a empressa de trânsito Transalvador ter enviado agentes para organizar o fluxo nos maiores pontos de congestionamento, que somaram 12 quilômetros, marca significativa para a cidade. Por volta das 16h40, parte de João Pessoa já tinha luz. Às 16h50, Fortaleza também teve a energia restabelecida.

Internautas reagem a apagão no Nordeste: 'que bonito, Dilma'

O apagão que afetou boa parte do Nordeste na tarde desta quarta-feira ganhou destaque nas redes sociais. No Twitter, o assunto chegou ao topo dos Trending Topics nacionais. Internautas reagiram ao ocorrido e culparam o governo federal pelo problema.

“Mais um apagão no Nordeste. Que bonito não é, dona Dilma?”, escreveu @ffborgesneto. O tema foi utilizado pela usuária @mandymaru, que aproveitou a recente chegada de médicos estrangeiros ao Brasil, por meio do programa Mais Médicos, para levantar uma polêmica. “Será que agora a Dilma contrata uns eletricistas de Cuba pra dar um jeito na energia do nordeste?”, indagou.

Já @babymaciel aproveitou seu perfil para contar como a rotina foi alterada pelo problema. “O apagão me fez perder trabalho e ainda enfrentar transito caótico”, relatou a usuária de Fortaleza.

Empresa particular causou apagão no Nordeste, diz Chesf no PI

O gerente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no Piauí, Airton Feitosa, disse nesta quarta-feira que o Operador Nacional do Sistema (ONS) revelou que o apagão foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica. Após investigação, a Chesf constatou que o blecaute não tem relação com o seu sistema. Por volta das 15h de hoje, cidades de oito Estados do Nordeste ficaram sem luz.

"A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste", afirmou Feitosa. Ele fez uma comparação para explicar o blecaute. "É como você estar acelerando um carro a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de 500 kV que apresentaram problemas", explicou.

O ONS deve lançar nota sobre o caso ainda nesta quarta-feira, segundo o gerente. Feitosa informou ainda que por volta das 16h30 os alimentadores de energia estavam ligados e que, em Teresina, a energia já voltou em todos os bairros.

A direção da Eletrobras do Piauí divulgou nota afirmando que não tem responsabilidade na interrupção do fornecimento de energia. "A causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que deverá se posicionar sobre essa falta de energia", dizia a nota. A Eletrobras que tem mais de 1 milhão de clientes no Estado.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje. Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Novo apagão
É a segunda vez que o Piauí sofre apagão neste ano. Em janeiro, a capital e outras 32 cidades do Estado sofreram um "apaguinho", horas antes da visita da presidente Dilma Rousseff.

O assessor da presidência da Eletrobras no Piauí, Marcelino Machado, confirmou que os 224 municípios do Estado ficaram sem energia desta vez e que a empresa fazia levantamento dos prejuízos. "Cem por cento do Piauí ficou no escuro. O que fomos informados é que a falha atingiu todo o Nordeste e o problema seria na rede básica de transmissão", disse Machado.

O endereço eletrônico da Chesf saiu do ar e permanecia inacessível às 17h35.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Brasil pediu dados de 857 usuários do Facebook, diz relatório

O Facebook divulgou nesta terça-feira seu primeiro relatório de transparência, que mostra o número de pedidos de informações de usuários feitos por autoridades de diversos países. O relatório mostra que o Brasil fez 715 solicitações de informações sobre 857 usuários brasileiros no primeiro semestre do ano. Em 33% delas, foi revelada alguma informação.

O país que mais pediu informações sobre usuários no período foi os Estados Unidos, com cerca de 12 mil solicitações de quase 21 mil usuários. Em 79% dos casos foram revelados algum tipo de informação. No total, autoridades de 74 países pediram dados de cerca de 38 mil usuários da rede social.



"Analisamos as requisições levando em conta os nossos termos, a legislação aplicável e ainda exigimos uma descrição detalhada de bases factuais e legais para cada requisição. Contestamos muitas dessas requisições quando encontramos deficiências legais ou quando identificamos requisições amplas ou vagas. Quando precisamos cumprir com um pedido em especial, normalmente compartilhamos uma única informação básica da conta, como o nome do usuário", afirmou no relatório o conselheiro-geral do Facebook, Colin Stretch.

Este é o primeiro relatório de transparência divulgado pelo Facebook, e segue iniciativas semelhantes de outras empresas de internet, como Twitter e Google, que tornam públicos pedidos de remoção de conteúdo e de dados de usuários por governos. Os dados vêm depois da descoberta do Prism, programa de vigilância dos Estados Unidos em empresas como Facebook, Google, Microsoft e Apple.

MPF abre investigação sobre condições de trabalho de médicos cubanos

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal abriu nesta terça-feira uma investigação para apurar as condições de trabalho oferecidas aos médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil. Eles vão atuar em locais que não atraíram nenhum profissional do programa Mais Médicos, do governo federal.​


Segundo o MPF, o objetivo do inquérito civil é analisar se as normas internas e internacionais de proteção aos direitos humanos estão sendo cumpridas. Para embasar a investigação, o MPF pediu aos ministérios da Saúde e da Educação e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informações sobre o programa. O prazo para o envio é 15 dias, após a notificação.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4 mil médicos cubanos devem chegar ao país. Na primeira etapa do acordo, que começou na segunda-feira, 400 profissionais desembarcaram no Brasil e mais 2 mil são aguardados no dia 4 de outubro. Os profissionais não vão precisar fazer o exame para revalidar o diploma de medicina.

O governo federal vai pagar uma bolsa de R$ 10 mil aos profissionais cubanos. O valor será repassado ao governo de Cuba, com a intermediação da Opas para posterior pagamento parcial do valor aos médicos - o restante fica com a administração pública da ilha caribenha.

Hackers sírios sequestram domínio do Twitter e imagens saem do ar

Hackers do Exército Eletrônico Sírio (SEA, na sigla em inglês), grupo favorável ao regime de Bashar al-Assad, sequestrou nesta terça-feira o registro de domínio do Twitter. O grupo postou uma mensagem na rede de microblogs mostrando que conseguiu alterar o contato de domínio do twitter.com para sea@sea.sy.

Segundo o Mashable, o grupo conseguiu redirecionar o nome de servidor dos domínios de imagem do Twitter, chamado de TWImg.com, o que faz com que algumas imagens na rede de microblogs estejam indisponíveis.
O grupo também tirou do ar o site do The New York Times. Segundo o site The Next Web, os hackers não invadiram a página do jornal, mas sequestraram o domínio do site, redirecionando quem tenta entrar na página a um servidor controlado por eles. Antes de sair do ar totalmente, quem entrava na página da publicação era redirecionado a outra página, que dizia "hackeado pela SEA".

O Exército Eletrônico da Síria assumiu o controle sobre os domínios do The New York Times e do Twitter comprometendo MelbourneIT, um registro de nome de domínio, de acordo com HD Moore, um pesquisador da empresa de segurança Rapid7. 

"Todos os três domínios usar MelbourneIT como seu registro de domínio", disse Moore ao Mashable, referindo-se nytimes.com, twitter.com e TWImg.com. "Uma vez que o acesso ao registro é obtido, o SEA pode redirecionar todos os DNS, e-mail e tráfego de web que vão a esses sites em um servidor de sua escolha", disse.

Várias companhias de mídia vêm sendo alvo de ataques nos últimos meses. Também em agosto, hackers promovendo o SEA atacaram simultaneamente os sites da rede de TV americana CNN, da revista Time e do jornal Washington Post.  Os hackers são ativistas favoráveis ao regime de Bashar al-Assad.

Fuga e carro quebrado: 'garagens do sexo' suíças fracassam na 1ª noite

Recebido por um grupo de jornalistas em vez de prostitutas, o primeiro freguês a entrar em um drive-in do sexo na Suíça na noite de abertura fez uma curva e saiu em disparada. O segundo carro, um veículo de família dirigido por um homem usando óculos escuros sob o céu nublado da tarde, quebrou e precisou de ajuda para fazer o motor funcionar, diante de vários fotógrafos rindo por trás de suas câmeras.


As autoridades de Zurique disseram que esperavam um início modesto para as primeiras "cabines de sexo", uma fileira de garagens de madeira ao estilo drive-in em uma pista sinuosa onde os cliente podem visitar as prostitutas em seus carros, protegidos dos olhares curiosos e das câmeras de segurança.

Prostituta se aproxima da área das garagens no primeiro dia do drive-in, em Zurique Foto: AFP
Prostituta se aproxima da área das garagens no primeiro dia do drive-in, em Zurique
Foto: AFP
Com um faturamento anual estimado em cerca de 3,5 bilhões de francos suíços (US$ 3,79 bilhões), a prostituição é legal na Suíça desde 1942. As profissionais do sexo de Zurique são obrigadas a ter uma licença especial, seguro saúde e a pagar impostos.


As cabines de sexo, que repetem sistemas similares de drive-in existentes na Holanda e na Alemanha, estão sendo apontadas como uma maneira de tirar o grande número de prostitutas e clientes das ruas suíças.


Com botões de pânico em cada galpão, chuveiros, além de uma área de serviço e funcionários de saúde no local, os defensores do drive-in dizem que o sistema oferece relativa segurança às profissionais do sexo e privacidade a seus clientes, ao mesmo tempo em que reduzem o transtorno aos moradores.


"As condições para as mulheres eram completamente anti-higiênicas e perigosas, elas tinham que trabalhar na mata ou em estacionamentos isolados", disse Ursula Kocher, do Departamento de Bem-Estar Social de Zurique, de pé em frente a uma das caixas.

Somente quatro prostitutas estavam no local no início da noite, mas Kocher disse ter certeza que mais mulheres iriam para o local, onde terão acesso a contraceptivos, aconselhamento e consultas de saúde sexual. As prostitutas no local não quiseram falar com os jornalistas, nem permitiram que tirassem fotos delas.


Alguns críticos expressaram preocupação que a fascinação de novidade com as cabines de sexo, que custaram aos contribuintes mais de 2 milhões de francos para construir, seja uma distração de questões mais sérias sobre exploração e tráfico humano.

Obra em prédio que desabou era irregular, diz prefeitura de SP

A prefeitura de São Paulo divulgou uma nota nesta terça-feira afirmando que a obra que desabou na avenida Mateo Bei, na zona leste da capital, estava em situação irregular. De acordo com o comunicado, foi emitido no dia 13 de março um auto de intimação por parte da Subprefeitura de São Mateus por falta de documentação no local da obra. O responsável pela construção teve que pagar, na ocasião, R$ 1.159.
No dia 25 do mesmo mês, a subprefeitura emitiu outra multa, novamente pela não regularização dos documentos do local. Na segunda autuação, foi emitida uma multa de R$ 103.500 e um auto de embargo. Segundo a administração municipal, no dia 10 de abril, foi apresentado o pedido de Alvará de Aprovação de Edificação Nova na subprefeitura, em resposta às intimações. O pedido, no entanto, está em análise.
O proprietário do imóvel recorreu das multas aplicadas, porém, como não foi apresentado o Alvará de Execução, a obra continuava em situação irregular sob a ótica da prefeitura. Segundo estabelece o Código de Obras, “a obra só poderia ter sido iniciada, mesmo sem resposta da subprefeitura, caso tivessem decorridos os prazos dos dois pedidos, ou do pedido conjunto (alvará de aprovação e alvará de execução)”.

Ainda assim, segundo a prefeitura, a obra “ficaria sob inteira responsabilidade do proprietário e profissionais envolvidos e estaria sujeita a adequações ou até demolição”.

Desabamento de prédio deixa mortos e feridos em São Paulo

O desabamento de um prédio de dois pavimentos em construção na zona leste de São Paulo deixou pelo menos seis pessoas mortas e 24 feridas, segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, entre os socorridos com vida, sete estavam em estado grave. O desmoronamento aconteceu por volta das 8h30, na avenida Mateo Bei, em São Mateus. Pelo menos 23 viaturas foram enviadas para o local.

Mais cedo, o major Anderson Lima dos bombeiros confirmou sete mortes no local, mas a informação foi corrigida mais tarde pelo capitão Marcos Palumo. Segundo ele, a corporação contabiliza apenas as vítimas encontradas.

Segundo o major da Polícia Militar Hideo Augusto, os ferimentos mais graves foram provocados “pela queda da estrutura” do prédio. Segundo ele, as equipes no local trabalharam, inclusive, com a ajuda de uma das vítimas soterradas, que utilizou um telefone celular para orientar os bombeiros durante o resgate. 
Sobre as possíveis causas do desabamento, o major preferiu não entrar em detalhes. “É precipitado falar o que aconteceu, é um trabalho pericial, e aí sim poderemos saber o que houve com a estrutura”, disse. Segundo as primeiras informações, as vítimas seriam os operários que trabalhavam no local.

A professora Márcia Silva, que trabalha em uma creche na região, relatou ter ouvido um forte estrondo no momento do desabamento. "Eu estava voltando do horário do café e ouvi um barulho muito forte, mas eu não imaginei que fosse um desabamento deste tamanho. No momento, procuramos tranquilizar as crianças, pois trabalhamos com a segurança dela", disse.

Ainda segundo Márcia, os bombeiros chegaram em poucos minutos e já iniciaram o trabalho de resgate. 
Desabamento de prédio em São Paulo deixa ao menos 6 mortos
Desabamento de prédio em São Paulo deixa ao menos 6 mortos

De acordo com residentes do bairro, no local  funcionava um posto de combustível que foi desativado para a construção de um prédio comercial.  O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi acionado para auxiliar no resgate, que ainda conta com o apoio de cães farejadores da PM.

Para facilitar o resgate das vítimas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), interditou os dois sentidos da avenida Mateo Bei, na altura da rua Margarida Cardoso dos Santos. Profissionais da Comgás, Eletropaulo, Sabesp, Samu e Defesa Civil também atuam na área do acidente.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DJ Bob Sinclair posa nu aos 44 anos: "foi uma grande honra"


O DJ Bob Sinclair, conhecido mundialmente, causou o maior alvoroço nas redes sociais neste final de semana. Aos 44 anos, o francês posou para fotos para a edição italiana da revista 'Vanity Fair'. Até aí tudo bem se não fosse o fato de que, nas imagens, Bob aparece completamente nu.


Ele mesmo postou algumas fotos em sua página oficial da internet e compartilhou com os seguidores nas redes sociais. "Há algumas semanas concedi uma entrevista para a Vanity Fair italiana. Foi uma grande honra para mim. Assim como vocês podem ver, eu fiquei literalmente nu para vocês aqui", escreveu o DJ ao publicar as imagens, feitas por Julian Hargreaves, em Mykonos, na Grécia. 

Dupla acusada de homicídio é presa fortemente armada

Dois homens acusados de homicídio foram presos na noite deste sábado (24/08) no km 544 da BR-116, na região do município de Milagres, localizado a 230 km de Salvador. A dupla estava a bordo de um Meriva com placas do estado de São Paulo e seguia para Feira de Santana, quando foi abordada pela Polícia Rodoviária Federal por volta das 20h. 

Após uma revista no veículo, os policiais encontraram duas pistolas, uma Taurus calibre .380 (com dois carregadores e 20 munições) e outra da marca Walther, de fabricação alemã, com um carregador e 53 munições. Os dois foram questionados e os agentes descobriram que o carona, Marcelo Freire Ferraz, possuía dois mandados de prisão em aberto por homicídios. Já o motorista, que não teve o nome divulgado, sofre um processo pelo mesmo tipo de crime.

Com a dupla, foi encontrada ainda uma caixa de ferramentas com mais de 100 chaves próprias para a abertura de carretas, além de um saco de lacres que são comumente utilizados como algemas. A PRF acredita que os dois tenham ligação com assaltos a veículos de carga. A dupla foi encaminhada para a delegacia de Milagres para registrar a ocorrência.