quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NOTA: Desmentindo o Site/Blog Verdinho Notícias

O site/blog Verdinho Notícias, noticiou ontem, uma matéria com o título, "Briga de Blogueiros", no qual o editor e radialista do blog Informe Geral Itabuna foi um dos protagonistas da matéria sensacionalista e que apenas ouviu um lado das partes envolvidas, quebrando um dos principais protocolos do jornalismo, que diz para sempre ouvir, ou tentar ouvir, as duas partes.

Primeiro o título da matéria já é tendencioso quando se fala em briga de blogueiros, eu Wesley Souza, não estou em atrito com nenhum blogueiro, a animosidade partiu de um outro blogueiro no qual eu nunca discutir e a última vez que houve um contato foi por telefone se tratando de uma autorização para o tal blogueiro entrar em uma Rádio AM para apresentar um programa musical, fato que foi negado, por mim, na condição de Presidente do Sindicato dos Radialistas.

Após a negativa da liberação, o tal blogueiro passou a fazer acusações falsas e infundadas sobre o Sindicato dos Radialistas, e partir daí, o tal blogueiro, insinuou que eu, Wesley Souza o havia ameaçado de agressão o que não condiz com a verdade.

O Blog/Site Verdinho Notícias só ouviu um lado deixando de ouvir a outra parte, sobre as acusações do Verdinho que eu não possuo qualificação, estou a disposição para mostrar as qualificações quando for procurado pelo editor do Blog/Site.

Jornalismo se faz pautado na verdade, mas, vale lembrar que blogueiro não é jornalista, por isso muitos desconhecem as leis que regem um jornalismo de verdade e imparcial.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Nasce Maria Esther, filha de Solange do Aviões e de Wagner Miau

Nasceu a pequena Maria Esther. Filha da cantora Solange Almeida com o empresário baiano Wagner Miau, a menina veio com muita saúde e trouxe alegria não só ao casal, bem com à famíia Aviões do forró.

Sol, como é carinhosamente chamada pelos fãs, entrou em trabalho de parto na tarde de hoje. A artista fez questão de compartilhar este momento com o públco:
 
"Boa tarde amores! Depois de meses de deliciosos momentos de espera, aqui estou eu a caminho da maternidade. Com o coração ansioso, porém, cheio de felicidade venho dizer que daqui há poucas horas nossa princesinha Maria Esther estará entre nós. Certamente na próxima postagem vocês já conhecerão esse presente que Deus nos Deu. Estamos muito felizes, aproveito para agradecer o carinho e as orações de todos vocês. Bjus!!! Bocão News

Flamengo é recebido com festa de torcida em Goiânia

A delegação do Flamengo desembarcou no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por volta das 20h30 (de Brasília) e teve uma recepção calorosa dos rubro-negros. A passagem pelo saguão foi rápida, mas deu tempo de os jogadores sentirem o apoio de cerca de 100 torcedores.

Um dos poucos jogadores que pararam para falar com a imprensa foi o goleiro Paulo Victor. Ele será o responsável por substituir o lesionado Felipe. Paulo Victor tratou com muita importância o momento em que está recebendo essa oportunidade, apesar da tristeza pelo companheiro, mas disse que está tranquilo. “Eu sei a dificuldade que é, mas tenho que encarar com tranquilidade mais uma oportunidade que está aparecendo na minha vida e tenho que encarar como se ela fosse única”, frisou.

Apesar da pressa, os jogadores atenderam o grande número de torcedores, posaram para fotos e deram autófragos. Um dos mais esperados era o atacante Hernane “Brocador”, mas o jogador passou escoltado sob forte esquema de segurança e entrou no ônibus.

O técnico Jayme de Almeida, com seu jeito sereno, passou tranquilamente em meio aos torcedores e fez sinal de positivo quando teve seu nome ecoado pelos rubro-negros. A delegação seguiu para o Castro’s Park Hotel sob escolta de batedores da Polícia Militar.

Torcedores do São Paulo e do Flamengo são os mais infiéis, diz pesquisa

O site AshleyMadison.com, especializado em relacionamentos extraconjugais, fez uma pesquisa com mais de 20 mil pessoas no eixo Rio - São Paulo para descobrir para quais times torcem os usuários infiéis.

Na capital paulista, os tricolores correspondem a 29% dos líderes da pulada de cerca. Em segundo lugar da infidelidade estavam os corintianos com 26%. Em seguida, veio o Santos com 14%, depois Palmeiras com 13% e a Portuguesa respresenta 11% dos usuários infiéis.


Entre os torcedores dos times do estado do Rio de Janeiro, os flamenguistas venceram o clássico Fla-Flu e são os campeões de casos extraconjugais, com 41% dos usuários entrevistados. O Fluminense vem em segundo lugar com 23% entre os homens, depois é a vez dos vascaínos com 20% e o Botafogo corresponde a 9% dos infiéis cariocas.

Entre a torcida feminina, as campeãs de puladas de cerca são as vascaínas com 26%, depois as flamenguistas com 21%. Em terceiro lugar, ficam as fãs do Fluminense com 19% e Botafogo com 16%.

O site AshleyMadison.com foi criado no Canadá há 11 anos e está presente em 30 países tendo mais de 20 milhões de usuários cadastrados. No Brasil, ele marca encontro extraconjugais desde 2011 e tem 2 milhões de membros.

Enem 2013: MEC divulga gabarito oficial do exame; consulte

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição de 2013 do exame, aplicada no último fim de semana em todo o País, registrou mais de 2 milhões de faltosos, um recorde desde a criação da avaliação há 15 anos.

Conforme balanço parcial divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a taxa de abstenção ficou em torno de 29%, o que, segundo ele, "está mais ou menos dentro do padrão". No ano passado, o percentual ficou em 27,9%; em 2011, em 26,4%; em 2010, em 28,8%; e em 2009, em 37,7%.

Segundo os dados do MEC, 5 milhões de candidatos efetivamente participaram da edição deste ano do Enem, um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Estavam inscritos mais de 7,1 milhões de candidatos para o exame deste ano, número recorde e que foi comemorado por Mercadante como "o segundo maior exame do planeta".

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação  brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em show, Andressa Urach mostra calcinha e beija Yani de Simone

Andressa Urach e Yani de Simone, a Mulher Filé, estavam animadas na noite dessa segunda-feira (28) em uma casa de shows do Rio de Janeiro. As duas ex-participantes do programa A Fazenda deram um selinho, rebolaram e mostraram boa forma. Andressa deixou a calcinha à mostra ao dançar até o chão. 

O cantor Belo e a Turma do Pagode se apresentaram no local. O ex-jogador Adriano também esteve por lá, acompanhado.






"Meu pai é nosso maior fã”, diz filha de Edir Macedo sobre programa de amor

“Olá alunos”. É assim que Renato e Cristiane Cardoso se referem aos telespectadores do programa The Love School - A  Escola do Amor, exibido semanalmente aos sábados, às 12h, na Record. Ela, filha de Edir Macedo, e o marido, bispo da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), tratam de temas como relacionamento, traição, sexo, e resumem a atração com uma simples frase: “onde casais e solteiros aprendem o amor inteligente”. Se as orientações se limitam ao público evangélico, o apresentador é enfático: “O programa The Love School fala do que toca a todos, independente de quem seja: fala de amor”. Em entrevista por e-mail ao Terra, eles explicaram o sucesso do projeto e como é trabalhar juntos.  

O episódio mais marcante do programa teve a participação dos pais da apresentadora (Ester e Edir Macedo). “Quando entrevistamos os meus pais, tiramos várias lições novas. Era como se estivéssemos entrevistando os nossos próprios professores... foi uma das conversas que mais aproveitamos!”, disse Cristiane. 

Na matéria citada por ela, de 2011, seus pais contam o segredo de 40 anos de um casamento feliz. Na ocasião, Edir afirmou para a filha: “uma das coisas que eu mais odeio na vida é ser obrigado a fazer algo. O segredo do relacionamento entre duas pessoas que se amam é essa conciliação. Problemas nós temos, sempre tivemos. Não existe casal perfeito”.

A aula gira sempre em torno de um tema da vida emocional e com isso surgem debates com interação e dúvidas do público, que se manifesta por redes sociais. Convidados também são levados ao palco da atração para contar suas histórias. 
Imagem do blog do casal Renato e Cristiane Cardoso Foto: Divulgação
Imagem do blog do casal Renato e Cristiane Cardoso
Foto: Divulgação

De forma descontraída, a disciplina aplica dicas como: 10 sinais de que não é a pessoa certa, o que fazer para proteger seu casamento, a importância da aparência, entre outras. 

Ainda no tema da vida conjugal, o casal lançou há mais de um ano o livro Casamento Blindado, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares vendidos recentemente. A publicação reúne orientações práticas para aqueles que reconhecem o valor da vida conjugal e desejam resguardá-la do risco da separação.

Renato e Cristiane Cardoso casaram-se em 1991. Em 21 anos, viveram em três países e fizeram palestras em mais de 30, trabalhando em acompanhamento e aconselhamento de casais. Além disso,  ministram cursos e palestras sobre relacionamento. O apresentador é educador familiar e matrimonial, certificado pelo National Marriage Centers de Nova York. Cristiane também é autora de A Mulher V e Melhor do que Comprar Sapatos

"Não teve traição", diz Mateus Verdelho sobre término com Bárbara Evans

Depois de fazer algumas publicações em seu Twitter sobre o fim do relacionamento com Bárbara Evans, Mateus Verdelho resolveu gravar um vídeo, nesta terça-feira (29), para explicar toda a situação. “Queria falar para os que estão falando mal da gente que não aconteceu nada, não teve traição, não teve nada demais”, disse o DJ, que postou as imagens nas redes sociais.

“Estou sem falar não porque estou fugindo de alguma coisa”, começou Mateus. "Quero agradecer ao pessoal que deu apoio pra mim e para a Bárbara, o pessoal que acompanhou a gente. E queria falar para os que estão falando mal da gente que não aconteceu nada, não teve traição, não teve ​nada demais. A gente separou por motivos que... A gente separou. É isso. Temos que continuar nossa vida. Vou estar do lado dela para o que ela precisar e a vida segue", finalizou ele.
O namoro de Bárbara Evans e Mateus Verdelho durou aproximadamente três meses. Depois de uma série de publicações misteriosas da modelo nas redes sociais, Mateus confirmou o rompimento em seu Twitter, nessa segunda-feira (28). “Pessoal, conforme vocês já devem estar sabendo, meu relacionamento com a Bah chegou ao fim...”, escreveu ele. Antes disso, Bárbara postou: “Então é isso, pessoal, foi bom enquanto durou... Obrigada por tudo, galera. Beijos”. Os dois começaram a namorar durante o confinamento do reality show A Fazenda 6, da TV 

BMW é condenada por morte do cantor João Paulo e pode pagar R$ 400 mi

A BMW do Brasil e a matriz alemã foram condenadas pela morte do cantor João Paulo, em setembro de 1997, segundo sentença da 4ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo. Conforme a decisão, o acidente que matou o então parceiro artístico de Daniel foi causado por um problema no pneu da sua BMW 328i, que capotou na rodovia Bandeirantes (SP) e pegou fogo. A indenização por danos materiais e morais chega a cerca de R$ 400 milhões, afirmou o advogado da família, Edilberto Acácio.

Em nota, a BMW do Brasil afirma que não concorda com a decisão. "A empresa esclarece que essa é uma decisão de primeira instância e que apresentará recurso de apelação junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, quando o caso será novamente julgado por um órgão colegiado formado por desembargadores", afirmou a fabricante.

De acordo com a decisão do juiz Rodrigo Cesar Fernandes Marinho, uma segunda perícia contrariou o laudo do Instituto de Criminalística na época, que apontou como causa do acidente a velocidade acima da permitida no momento do acidente. A nova perícia feita por um especialista afirma que a velocidade era superior sim, mas não provocaria a derrapagem e o capotamento. Segundo o laudo, o pneu dianteiro direito estourou, saiu da roda ou esvaziou repentinamente.

90 ANOS DA BMW MOTORRAD<a data-cke-saved-href="http://economia.terra.com.br/infograficos/bmw-90-anos/iframe2.htm" href="http://economia.terra.com.br/infograficos/bmw-90-anos/iframe2.htm">veja o infográfico</a>


Tanto a perícia policial quanto a do especialista independente verificaram que não havia marcas de pneus na estrada, o que diminui a chance de ter ocorrido um movimento brusco ou uma perda de controle do veículo pela velocidade excessiva. Além disso, a perícia inicial constatou que o acidente ocorreu a 268 km/h - velocidade superior à máxima indicada pela fabricante de 240 km/h. No processo, a BMW afirma que não pode afirmar qual era a fornecedora dos pneus. 

Após o acidente, o catalisador teria entrado em contato com a gasolina derramada, provocando o incêndio que matou João Paulo. Como a perícia não atribuiu a culpa do acidente ao motorista e a BMW não conseguiu descartar um possível defeito de fabricação no conjunto das rodas ou nos pneus, o juiz determinou uma indenização de dois terços dos rendimentos do cantor e mais R$ 300 mil por danos morais para a filha e a ex-mulher. De acordo com o advogado Edilberto Acácio, o cantor faturava em torno de R$ 1 milhão por mês e o valor da indenização, acrescido de juros, seria de cerca de R$ 400 milhões.

Após treino tenso, Fluminense mantém Luxemburgo até clássico

Um dia bastante incomum nas Laranjeiras. O treino do Fluminense desta terça-feira ficou em segundo plano para o drama que envolvia a permanência ou não do técnico Vanderlei Luxemburgo. Um suspense que foi alimentado pelas cenas vistas em campo.

Antes de qualquer exercício, os jogadores se reuniram com a comissão técnica, exceção feita ao próprio Luxemburgo, que apareceu já no meio da atividade, encostou na grade, tomou uma água e voltou para os vestiários. Uma espécie de aviso em meio ao clima teatral, indício de que permaneceria.



Compenetrados, os jogadores foram liberados para correr em volta do campo e, diferentemente do habitual, não conversaram e tampouco fizeram alguma brincadeira. Foi dia apenas de treino físico, sob a supervisão de Antonio Mello, que durou bem menos tempo do que normalmente acontece. Em certo momento, o diretor de futebol Rodrigo Caetano apareceu no gramado, fez algumas ligações e saiu.

O drama só teve um fim quando foi confirmada a permanência do treinador até o Fla-Flu do próximo domingo. De relevante, há o fato de Marcelinho ter corrido separado dos demais, Digão ter participado normalmente após problema na coxa e a ausência de Wagner, que ainda se recupera de uma lesão no ombro direito sofrida no jogo contra o Cruzeiro.

Luxemburgo não apareceu até o término do treinamento, mas segue técnico do Fluminense. Ao menos até domingo que vem.

Felipão desconvoca Diego Costa: "deu as costas a um sonho de milhões"

Em nota oficial publicada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o treinador Luiz Felipe Scolari oficializou a desconvocação do atacante Diego Costa, que nesta terça escolheu defender a seleção espanhola em vez do Brasil. O jogador do Atlético de Madrid havia sido previamente chamado para os duelos contra Chile e Honduras, em novembro, mas está oficialmente fora dos jogos. 

"Um jogador brasileiro que se recusa a vestir a camisa da Seleção Brasileira e a disputar uma Copa do Mundo no seu país só pode estar automaticamente desconvocado. Ele está dando as costas para um sonho de milhões: o de representar a nossa Seleção pentacampeã em uma Copa do Mundo no Brasil", criticou Felipão.

Disputado por Brasil e Espanha, Diego Costa, que é o atual artilheiro do Campeonato Espanhol pelo Atlético de Madrid, rejeitou defender as cores verde e amarela para se naturalizar espanhol e se juntar aos atuais campeões mundiais.

O brasileiro, natural de Lagarto, no Sergipe, era um desejo pessoal de Felipão, que ficou encantado com as atuações recentes do jogador no início da temporada 2013/14 da Europa.

O atacante chegou a jogar pelo Brasil em amistosos de março deste ano, contra Rússia e Itália, mas, como não eram jogos oficiais, teve a chance de optar por representar a seleção espanhola pelo restante da carreira.

Na tarde desta terça, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin chegou a dizer que a entidade nacional continuará na luta para contar com o jogador, apesar do desejo já oficializado por Diego Costa. O coordenador técnico Parreira, contudo, defendeu que a decisão do atleta deve ser respeitada.

Doadora de leite materno processa Danilo Gentili em R$ 1 mi após piada na TV

A técnica em enfermagem Michele Rafaela Maximino, de 31 anos, é considerada uma das maiores doadoras de leite do Brasil. Ela já chegou a produzir dois litros por dia. Atualmente, no entanto, ela só retira 600 ml, abaixo da média normal de uma gestante, que é de 800 ml. A queda na produção teria ocorrido após Danilo Gentili ofender Michele em uma piada veiculada no dia 3 de outubro, em seu programa "Agora é Tarde", da Bandeirantes.

O comediante usou uma foto de Michele - sem autorização - para fazer piadas pejorativas sobre a profissional. Danilo comparou a produção de leite da técnica em enfermagem com a atuação do ator pornô Kid Bengala. "Em termos de doação de leite, ela está quase alcançando o Kid Bengala", disse Gentili.

Ofendida com a piada, Michele entrou na Justiça com uma ação de danos morais contra o humorista. Ela mora na pequena cidade de Quipapá, no interior de Pernambuco, e, após as piadas, ela e seu marido passaram a serem hostilizados na rua. "Minha esposa é muito sensível. O leite dela até ‘secou'", disse ao Flashland o marido de Michele, Derval Trajano, de 41 anos, que é professor na cidade. "O que queremos é conscientizar as pessoas da importância desse ato, que pode salvar vidas", destacou.

O humorista Marcelo Mansfield, que também participa do "Agora é Tarde", após a piada de Gentili, continuou a ofender a mulher. Após a foto de Michele ter sido exibida, Mansfield afirmou que "aquilo não era uma ‘espanhola', mas uma América Latina inteira", em referência a um ato masturbatório que leva esse nome.

Michele já doou mais de 350 litros de leite para unidades de saúde e é mãe de duas crianças: Gabriel, 3, e Mariana, 1 ano e quatro meses. Para fazer a doação, a profissional retira o leite e depois o congela. O marido, então, roda 80 km até o Hospital e Maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru, onde o entrega. A produção de Michele chegou a ser responsável por 90% do estoque do banco de leite da maternidade.

A pernambucana ganhou destaque na imprensa nacional depois de pleitear no Guinness Book o recorde de maior doadora de leite humano do mundo. A atual dona da marca é a americana Sara Pascale, com 331,22 litros.

A ação foi ingressada na 2ª Vara Cível do Fórum de Olinda no dia 22 de outubro pelo advogado Cláudio Lino. "Entramos com a ação contra Danilo Gentili e Marcelo Mansfield, além da TV Bandeirantes, em São Paulo e sua afiliada de Pernambuco, a TV Tribuna", explica.

O valor da indenização pedida pelo advogado é de R$ 1 milhão. "Mas quem vai definir o valor final é o juiz", destaca o advogado. "Nossa preocupação maior não é com o dinheiro, e sim com os danos que foram causados a minha cliente e, principalmente, ao desestimular esse bonito ato de solidariedade", disse. "O mínimo que Gentili poderia fazer é desculpar-se."

Jovem é morto por enviar carro de telemensagem a namorada de soldado

Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira, no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, por suspeita de terem matado um jovem a tiros no dia 30 de julho, no mesmo bairro. O crime foi motivado por uma vingança amorosa: André Luiz dos Santos Leal, 24 anos, foi assassinado momentos depois de ter enviado um carro de telemensagem à namorada de outro rapaz, um soldado do Exército de 23 anos.




O namorado da jovem resolveu se vingar pela demonstração afetiva do rival. Após o fim da homenagem pública, o soldado e o padrasto, de 58 anos, perseguiram o carro de telemensagem e o encurralaram.

O motorista e um funcionário da empresa fugiram, e o homem de 58 anos atirou em André, que morreu na hora. No celular da vítima, policiais encontraram vídeos da declaração à garota feita antes do crime.

Segundo a Polícia Civil, André era ex-namorado da jovem e tentava reatar o relacionamento. A garota, porém, já estava namorando com o soldado, que se irritou com as investidas de André e pediu ajuda ao padrasto para matá-lo. Antes do assassinato, a vítima já havia recebido várias ameaças.

De acordo com o delegado Rodrigo Garcia, da 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ª DPHPP), os dois suspeitos devem ser indiciados por homicídio qualificado. O soldado foi enviado à Polícia do Exército e o padrasto dele, ao Presídio Central.

Ministro: governo quer conhecer Black Bloc para atuar contra vandalismo

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta terça-feira que o governo está acelerando a busca de um diagnóstico mais preciso sobre o movimento Black Bloc no Brasil para ter uma atuação mais eficaz contra ações de vandalismo durante manifestações populares no País. Segundo ele, é preciso ir à raiz do problema para resolvê-lo.

"Estamos em diálogo com a polícia, com as autoridades dos Estados e também com a sociedade, com os movimentos juvenis, buscando ter rapidamente esse diagnóstico, porque a simples criminalização imediata não vai resolver", disse Carvalho.
Segundo o ministro, a polícia deve fazer o combate à destruição, mas é preciso conhecer mais o movimento Black Bloc, que vem atuando nos protestos pelo País desde junho. Ele disse que uma das maiores dificuldades é ausência de interlocutores do movimento para dialogar com o governo.

"A linguagem aparente, insisto, aparente, é muito da destruição, da negação. Agora nós precisamos, de alguma forma, ter alguma ponte. Estamos buscando com muita força esse diálogo para que consigamos achar uma saída eficaz, porque a repressão é necessária, mas só reprimindo não vamos resolver na profundidade o problema", disse.

Carvalho disse que concorda com a afirmação de algumas pessoas sobre a população ter ficado, de certa forma, "refém" do movimento. "O próprio esvaziamento das manifestações mostrou isso. A população começou a recuar frente à violência", disse. "O que nós queremos é impedir a violência, mas, ao mesmo tempo, ir à raiz do problema para entender essa questão e tomar medidas que resolvam."

Black Bloc é o nome dado a uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, na qual pessoas que têm afinidades, mascaradas e vestidas de preto, se reúnem durante as manifestações. O grupo tem atuado principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Protestos contra tarifas mobilizam população e desafiam governos de todo o País
Mobilizados contra o aumento das tarifas de transporte público nas grandes cidades brasileiras, grupos de ativistas organizaram protestos para pedir a redução dos preços e maior qualidade dos serviços públicos prestados à população. Estes atos ganharam corpo e expressão nacional, dilatando-se gradualmente em uma onda de protestos e levando dezenas de milhares de pessoas às ruas com uma agenda de reivindicações ampla e com um significado ainda não plenamente compreendido.

A mobilização começou em Porto Alegre, quando, entre março e abril, milhares de manifestantes agruparam-se em frente à Prefeitura para protestar contra o recente aumento do preço das passagens de ônibus. A mobilização surtiu efeito e o aumento foi temporariamente revogado. Poucos meses depois, o mesmo movimento se gestou em São Paulo, onde sucessivas mobilizações atraíram milhares às ruas – o maior episódio ocorreu no dia 13 de junho, quando um imenso ato público acabou em violentos confrontos com a polícia.

A grandeza do protesto e a violência dos confrontos expandiu a pauta para todo o País. Foi assim que, no dia 17 de junho, o Brasil viveu o que foi visto como uma das maiores jornadas populares dos últimos 20 anos. Motivados contra os aumentos do preço dos transportes, mas também já inflamados por diversas outras bandeiras, tais como a realização da Copa do Mundo de 2014, a nação viveu uma noite de mobilização e confrontos em São PauloRio de JaneiroCuritiba,
SalvadorFortalezaPorto Alegre e Brasília.

Piloto da TAM decide retornar para MG e expulsa funkeiro após tumulto em voo

​O cantor de funk MC Lon e seis membros da equipe dele foram expulsos de um voo da TAM que ia de Belo Horizonte a São Paulo na manhã de segunda-feira, após uma confusão com um comissário de bordo. O grupo viajava no voo JJ3345, que havia decolado às 10h30 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) para o Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos).

Pouco depois da decolagem, houve uma discussão entre alguns integrantes da equipe do funkeiro e um comissário de bordo. Segundo a produtora Máximo, responsável pela divulgação dos shows de MC Lon, o tumulto começou após uma brincadeira entre a equipe.

"Foi uma brincadeira que eles estavam fazendo entre eles, e o comissário achou ruim, que estava atrapalhando as pessoas", disse Gabriel Miquelini, assessor de imprensa da produtora. O comandante do voo decidiu retornar ao aeroporto de Confins e expulsar os sete passageiros do avião.

"Visando sempre a segurança do voo, eles foram desembarcados e conduzidos à Polícia Federal do aeroporto", disse a TAM, em nota enviada à imprensa. A equipe do cantor e o comissário de bordo envolvido na confusão prestaram depoimento, mas não quiseram registrar boletim de ocorrência.

A PF afirmou que "o desembarque se deu em virtude de atitudes de indisciplina levadas a cabo pelos passageiros desembarcados no interior da aeronave". Segundo a TAM, o voo JJ3345 decolou novamente às 11h48, chegando a Guarulhos às 12h42. Já a equipe de MC Lon embarcou no voo seguinte para São Paulo, de acordo com a produtora Máximo.

Morte de adolescente por PM vítima de assalto gera revolta

Um adolescente morreu no início da manhã desta terça-feira na região da Vila Maria, zona norte de São Paulo, depois de tentar assaltar um policial militar de folga. Segundo a Polícia Militar, o policial, que não teve a identidade revelada, se dirigia para um trabalho na Operação Delegada, guiado por um aparelho GPS, quando se perdeu e se aproximou do conjunto habitacional Chácara Bela Vista, por volta das 5h50.

De acordo com a PM, ao tentar desviar do local, o policial foi abordado por dois assaltantes, entre eles um adolescente, que efetuaram ao menos três disparos em seu veículo. O PM então revidou e baleou o adolescente, que morreu ainda no local. O outro ladrão fugiu.

Ainda de acordo com a polícia, revoltados com a demora na chegada da perícia ao local, cerca de 150 moradores do conjunto habitacional, entre eles parentes do adolescente morto, passaram a protestar na região.

O grupo se reuniu em frente a uma transportadora e evitou que caminhões da empresa deixassem o local. Os manifestantes então colocaram fogo em objetos na avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira.


Os manifestantes fizeram uma barricada com fogo em pneus e lixo na avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, no Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Os manifestantes fizeram uma barricada com fogo em pneus e lixo na avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, no Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Segundo a PM, os manifestantes também desejavam bloquear o trânsito na Marginal Tietê, mas foram controlados por policiais. A polícia informou que homens das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e um helicóptero Águia da Polícia Militar participaram da ação. 

De acordo com a polícia, por volta das 14h, o grupo já havia se dispersado pela região. Até as 15h20 não havia informações sobre feridos ou detidos. 

Segundo a rádio CBN, a polícia usou bombas de efeito moral durante a ação e empresas de ônibus que atendem a região recolheram os veículos que passam pelo local.

Denúncia de "mala preta" pode manchar imagem do futebol baiano

O futebol baiano pode entrar na mídia nacional da forma mais negativa possível: Denúncia de “mala preta” no Campeonato Baiano da 2ª divisão deste ano. A denúncia parte do presidente do Camaçari, Fernando Lopes, prejudicado com o resultado da partida em que seu time venceu o Ipítanga pelo Placar de 4 a 0. Com esse resultado, a Catuense se classificou para a fase semifinal, disputou com o Itabuna e subiu para a 1ª divisão. Um placar acima de 7 gols de diferença daria a vaga ao Camaçari, eliminando a equipe de Catu.

Diante dos fatos, o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Bahiana de Futebol abriu inquérito para investigar o caso. O Dr. Luis Valnei, auditor do TJD-BA, está a frente do inquérito e se pronunciou sobre o assunto nesta segunda-feira (28), ao ser entrevistado na Rádio Itapoan FM – 97,5: “Estamos em fase de investigação, de inquérito. Qualquer posição neste momento seria prematuro, precipitado. Estamos investigando para atestar que a denúncia feita pelo Camaçari tenha procedência, ou não. Se existem fatos que remetem a dúvidas, elas devem ser esclarecidas. Vamos analisar com imparcialidade. Havendo indícios de irregularidade, a procuradoria fará a denúncia. Não havendo, o caso será arquivado. O Tribunal não vai se omitir”, decretou o relator.

A partida entre Camaçari 4 X 0 Ipitanga, aconteceu em 29/06/2013, em Alagoinhas e já começou com um atraso de 15 minutos, em virtude do Ipitanga (que nada mais aspirava no campeonato), ter entrado atrasado em campo, exatamente às 16:12h.

Abaixo do placar do jogo na súmula, há uma observação do árbitro Arilson Bispo da Anunciação: “Ver item 10 do relatório”.

Item 10:

“A partida foi encerrada aos 15 minutos do 2º tempo, em virtude da equipe do Ipitanga não possuir o número mínimo de atletas suficientes para continuar a partida, pois só restavam 6 atletas em campo.

O Ipitanga se apresentou para a partida com apenas 10 jogadores titulares e nenhum reserva:

- Aos 8 do 1º tempo: o atleta Cassius Clay saiu de campo alegando dores no joelho

- No intervalo, o atleta Renato Braz Neto ficou no vestiário, não retornando para o 2º tempo.

- Com 1 minuto do 2º tempo, o atleta José Cícero, deixou a partida alegando torção no tornozelo.

- Aos 4 minutos do 2º tempo, o atleta Kayron Bruno da Silva, após dar um chute na bola, ficou caído em campo alegando dores musculares. O médico Dr. Belarmino de Melo, CRM 10101, diagnosticou contratura muscular.”

O árbitro Arilson Bispo da Anunciação esperou 10 minutos para que o atleta se recuperasse, o que não aconteceu. A partida foi encerrada.

Vale o registro: O atleta Renato Braz Neto é filho do presidente do Ipitanga, Renato Braz e não retornou para o segundo tempo da partida, sem dar maiores explicações.

Outra informação que está sendo investigada é a de que o médico que atendeu aos jogadores do Ipitanga, Dr. Belarmino de Melo, teria sido indicado pela Catuense, inclusive tendo trabalhado nos jogos do clube de Catu durante toda a a competição.

A presidente da catuense, Maria Aparecida Pena, não se manifestou até o momento sobre as denúncias. Há informações de que ela esteve em Alagoinhas assistindo a partida entre Camaçari X Ipitanga.

Caso haja comprovação de que houve interferência externa para que os jogadores do Ipitanga caíssem em campo, a Catuense corre sério risco de perder a vaga na 1ª divisão do futebol baiano em 2014 e pode ser banida do futebol.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Menino morreu após trave malconservada de campo na praça cair e atingir sua cabeça

“Mãe, se eu tivesse corrido mais um pouco eu teria conseguido segurar a trave”. Como toda criança, o garoto Daniel de Oliveira, de 12 anos, pensou em ser o super-herói do menino Leonardo Luiz Esteves Marinho, 9 anos, morto após uma trave de futebol cair em cima de sua cabeça. Os dois brincavam, no início da noite do último sábado, na área de lazer conhecida como Praça do Skate, no Cesarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste, quando a baliza desabou. Com eles ainda estava a irmã de Leonardo, Larissa, 6 anos. O episódio é mais um daqueles classificados como tragédia anunciada, já que os moradores da região vinham reclamando há pelo menos um ano da falta de estrutura do espaço.

— Eles estavam jogando bola, quando a bola bateu na trave, caindo em cima da cabeça do meu filho. A trave estava solta, apenas escorada numa rede de proteção — contou o polidor de automóveis Marcelo Soares da Silva, de 32 anos, pai da criança.
Leonardo Luiz Esteves Marinho, de 9 anos, que foi morto após a trave de futebol cair em cima de sua cabeça
Leonardo Luiz Esteves Marinho, de 9 anos, que foi morto após a trave de futebol cair em cima de sua cabeça Foto: Rafael Moraes / Agência O Globo
Apesar de já ter se passado seis dias do ocorrido, a Prefeitura do Rio e seus representantes ainda não entraram em contato com os familiares da vítima. Na praça, nem mesmo o sangue do menino foi retirado da trave. Por aqueles lados, a única mudança foi a instalação de novas latas de lixo.

— Acho que é assim que a prefeitura nos vê, como lixo — protestou Célia Magalhães, 37 anos, tia materna de Leonardo.
Silvana e seus outros filhos: família destruída pela tragédia na praça
Silvana e seus outros filhos: família destruída pela tragédia na praça Foto: Rafael Moraes / Extra
Na próxima semana, os pais do menino começam a conversar com advogados para ajuizar uma ação contra a negligência dos órgãos municipais na manutenção do espaço de lazer. Um documento obtido pelo EXTRA mostra que em março deste ano moradores do local enviaram uma reclamação à administração regional solicitando a revitalização da praça, localizada na Rua 51 do Cesarão. A despeito disso, nada foi feito.
A trave abandandonada na praça, em Santa Cruz
A trave abandandonada na praça, em Santa Cruz Foto: Rafael Moraes / Agência O Globo
Em nota, a Comlurb informou que realizou uma vistoria no local, em agosto deste ano, e que não foi encontrada nenhuma irregularidade em relação à trave do campo de futebol. Na ocasião, outros serviços de melhoria foram feitos, como a colocação de dois assentos dos balanços.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/menino-morreu-apos-trave-malconservada-de-campo-na-praca-cair-atingir-sua-cabeca-10533372.html#ixzz2ikSVJUfD

Além da goleada, Flamengo leva R$ 1,3 milhão da renda contra o Botafogo

Não foi apenas em campo que o Flamengo se deu bem no jogo contra o Botafogo. Com 50.505 pagantes e uma renda bruta de R$ 2.955.555,00, o clube teve seu maior lucro de bilheteria numa só partida este ano. O Rubro-negro levou R$ 1.297.485,05 de receita líquida.


JX Rio de Janeiro (RJ) 24/10/2013 Borderô da partida entre Flamengo e Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil
Foto: Reprodução / Site da CBF
JX Rio de Janeiro (RJ) 24/10/2013 Borderô da partida entre Flamengo e Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil Foto: Reprodução / Site da CBF Foto: Terceiro / Agência O Globo
O faturamento no clássico foi o melhor do clube no novo Maracanã e superou a marca de R$ 1.163.981,59 do jogo contra o Coritiba, melhor receita rubro-negra no Brasileiro, em partida disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O resultado financeiro do clássico foi melhor também do que os R$ 624.429,68 das oitavas de final contra o Cruzeiro. E contrastou sobretudo com o jogo contra o ASA-AL, pela terceira fase da Copa do Brasil, quando o Flamengo teve prejuízo de R$ 10.516,03 no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Porém, mais do que o faturamento, o Flamengo comemorou mesmo a goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo, que classificou a equipe para enfrentar o Goiás, nas semifinais da Copa do Brasil, na próxima semana.

Ator que fez ‘Laranjinha’ é inocentado no caso de agressão à ex-namorada menor

Darlan Cunha, o ator que interpretou o personagem Laranjinha no longa “Cidade de Deus” e na série de TV “Cidade dos homens”, foi inocentado dos crimes de lesão corporal e cárcere privado, acusações feitas a partir da denúncia de sua então namorada, uma menor de 16 anos.

Em audiência no Juizado da Violência Doméstica, a juíza Ana Paula Delduque decretou que ele não apresenta nenhuma ameaça à menor. Ela também alega que a adolescente mentiu quando prestou queixa contra o ator na 15ª DP (Gávea), no dia 13 de junho, acusando-o de agressão.

“Houve uma audiência especial em julho, em que a menina esclareceu que as coisas não ocorreram daquela forma. Ela negou a agressão e confirmou que tudo não passou de um acidente. Os dois (o ator e a menor), foram então encaminhados a um acompanhamento de uma assistente social e de uma psicóloga, até que o Ministério Público decidiu dar o caso por encerrado”, contou o advogado de Darlan, Marivaldo Sena.

MP investiga se sargento transformou batalhão da PM

O Ministério Público investiga se um policial militar transformou sua sala no 7ª BPM (São Gonçalo) em motel. A denúncia chegou ao MP por uma mulher que manteve contato com o homem pela internet e já chegou à Promotoria junto à Auditoria de Justiça Militar. O EXTRA teve acesso à íntegra do diálogo via skype em que o homem se apresenta como sargento, afirma que trabalha no batalhão de São Gonçalo e convida a mulher para um encontro íntimo em seu local de trabalho. “É bem discreto, você não vai se arrepender”, diz.

Na conversa, que aconteceu no último dia 10, o policial afirma que está cumprindo um plantão de 24 horas no batalhão, mas não teria problema em receber uma “visita”. “Tem uma entrada independente, tranquila. Estou querendo um encontro hoje”, afirma. A mulher pergunta: “Você faz isso sempre?”. Ele responde: “Adoro fazer isso”.

A mulher encontrou o perfil do suposto sargento no site de encontros “Sexo com Café”. O nome que ele usa, junto com sua namorada, para marcar encontros com outras mulheres é “Casal Itasex”. O policial ainda afirma que, quando os encontros são marcados no batalhão, sua namorada ouve tudo pelo telefone da sala: “Quando vem alguém, ela pede para eu ligar e fica ouvindo nossos gemidos”.

Ao final do diálogo, a mulher recusa o convite do PM. Uma semana depois, a denúncia chegou ao MP.

Chacina deixa sete pessoas mortas na zona oeste do Rio de Janeiro

Sete pessoas foram executadas dentro da casa número 499 da Rua Nuretama, em Realengo, Zona Oeste do Rio, no final da noite desta quinta-feira. De acordo com policiais do 14º BPM (Bangu), cinco homens e duas mulheres foram assassinados. A polícia identificou, entre os mortos, o casal Toni Anderson, de 37 anos, e Renata Souza da Silva, de 30, donos da casa; os irmãos Amanda Silva Guimarães, de 27 anos, e Cleiton Guimarães Luan Santos da Cunha (idade não divulgada); Leandro Marcos Pereira, de 24 anos; e Alex de Amorim, de 28 anos.
De acordo com moradores, três carros chegaram ao local por volta de 23h. O delegado Pablo Rodrigues, da Divisão de Homicídios, afirmou que homens encapuzados usaram uma van estacionada na calçada para pular o muro da casa. Segundo Rodrigues, o grupo teria usado um fuzil calibre 556 e pistola 9 milímetros para a execução.

Dentro da casa foram encontrados uma pequena quantidade de maconha, cachimbos e papel de seda. O delegado não descartou qualquer motivação para o crime, mas suspeita de acerto por dívida. Rodrigues disse até mesmo o dono da van estacionada na porta da casa será incluído na investigação.

O tio de Toni Anderson, Iderval Antônio Gonçalves, afirmou que o sobrinho costumava receber amigos para usar drogas. Segundo ele, Toni e Renata tinham um casal de filhos, menores de 10 anos, que vivem atualmente na casa de parentes, depois que o Conselho Tutelar retirou a guarda dos pais - a menina mora com a mãe de Toni e o menino, com o pai dele.

O tio de Toni Andreson, Iderval Antônio Gonçalves
O tio de Toni Andreson, Iderval Antônio Gonçalves
- O Toni é uma vítima. Ele tinha problema com drogas desde os 15 anos, mas não era violento - garantiu o tio.
 

Outra tragédia
Realengo já foi cenário de uma outra chacina, ocorrida em 7 de abril de 2011. Naquele dia, Wellington de Oliveira, de 23 anos, um ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, entrou no colégio e começou a disparar contras as crianças, matando 12 estudantes e deixando mais 12 feridos. As vítimas tinham entre 12 e 14 anos. O assassino estava com dois revólveres e entrou em duas salas do oitavo ano do ensino fundamental. Logo em seguida, cometeu suicídio.

Copa do Brasil abre nova chance a Libertadores e aumenta assédio ao G-5

Já são 15 rodadas consecutivas que o Campeonato Brasileiro tem as mesmas quatro equipes no G-4 e ao menos uma delas estará na final da Copa do Brasil. Grêmio e Atlético-PR decidem um lugar na decisão, o que tornou efetivamente real a possibilidade de o quinto colocado da Série A também obter vaga na Copa Libertadores de 2014. 

Libertadores em 2014*
Clube Chance
Cruzeiro 99,9%
Grêmio 89,3%
Atlético-PR 78,3%
Botafogo 66,4%
Goiás 31,8%
Vitória 14,5%
Santos 8,3%
São Paulo 3,8%
Internacional 3,5%
Flamengo 1,5%
Portuguesa 1,2%
Corinthians 1,1%
* Dados: UFMG  

O objetivo é aparentemente palpável para até oito equipes que parecem mais distantes da ameaça de rebaixamento. Do Goiás, quinto colocado antes da disputa da 31ª rodada, até a Portuguesa, que ocupa a 13ª posição, as possibilidades são reais. Esse grupo ainda tem como aspirantes Vitória (7º), Santos (8º), Internacional (9º), São Paulo (10º), Flamengo (11º) e Corinthians (12º). Atualmente sexto colocado e já classificado para a próxima Libertadores, o Atlético-MG assiste de camarote.


Há quatro possibilidades de que o G-5 caia por terra. Na Copa do Brasil, Flamengo e Goiás disputam a semifinal e, caso um deles leve o título contra Atlético-PR ou Grêmio, naturalmente irá para a Libertadores e irá restringir quatro vagas ao Campeonato Brasileiro.

​As duas outras possibilidades dizem respeito à Copa Sul-Americana. São Paulo e Ponte Preta estão entre os oito finalistas e, caso um deles leve o título, estará na Copa Libertadores. Nesse cenário, o Brasileiro perderia uma vaga e deixaria até o quarto colocado em risco. Hoje o último membro do G-4, o Botafogo é quem deve ficar mais atento a essa possibilidade. 

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Cruzeiro tem 99,9% de chances de ir à Libertadores, o Grêmio tem 89,3% e o Atlético-PR fica com 78,3%. O Corinthians, com 1,1%, é aquele com possibilidades mais remotas de disputar a competição no próximo ano.

Administrador de site é condenado por violação de direitos autorais

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) conseguiu na Justiça (o número da ação para consulta no site da Justiça Federal é 0006817-03.2012.4.02.5001)  a condenação do administrador dos sites cdportatil.com e baixarcdmp3gratis.org, Rodrigo Reis da Silva Ramos, por violação de direitos autorais. Nos sites, Rodrigo disponibilizava links para o download de álbuns musicais completos, sem autorização dos artistas. Além disso, obtinha lucro com a atividade, por meio de anúncios publicitários nas páginas. Ele foi condenado a dois anos de prisão, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e pelo pagamento de multa no valor de cinco salários mínimos.

A investigação começou a partir de uma representação da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), em outubro de 2010. A Associação possui um departamento de internet que detectou a existência de sites que utilizam e disponibilizam arquivos eletrônicos contendo filmes e músicas de suas associadas – Motion Picture Association América Latina, Associação de Defesa Da Propriedade Intelectual e Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos), de forma não autorizada e em flagrante violação aos direitos autorais.

O laudo da perícia criminal confirmou que os sites de Rodrigo Reis tratavam-se de sites destinados à distribuição de álbuns musicais completos, hospedados fora do território nacional. Durante a análise do disco rígido pertencente ao réu, também foram encontrados registros dele vinculados aos sites analisados. O acusado também confirmou que obtinha lucros pela exposição de anúncios em seus sites.

Por substância cancerígena, Anvisa proíbe venda de lote de pipoca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda do Lote 123 do produto Pipoca Nacional, da marca Brasileira. O motivo é o excesso de aflatoxina, substância que, se consumida em grande quantidade, tem potencial tóxico. A determinação está em resolução da Anvisa publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União.

O lote suspenso tem data de fabricação de 1°de abril de 2013 e vencimento em 1° de março de 2014. O teor de aflatoxinas, superior ao limite máximo permitido, foi constatado em laudo emitido pelo Instituto Octávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais.

As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas produzidas por muitas das espécies do fungo Aspergillus. As substâncias são tóxicas e podem causar câncer em seres humanos e animais.

O Terra tentou contato com a fabricante, mas não obteve resposta.

Bicheiro é condenado a 19 anos de prisão por mandar matar dono de jornal

O bicheiro João Arcanjo Ribeiro foi condenado nesta quinta-feira, em Cuiabá (MT), a 19 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, por homicídio duplamente qualificado. Arcanjo era acusado de ser o mandante do assassinato do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Junior, morto a tiros em frente à sede de seu jornal, em 2002.

Sávio Brandão foi assassinado no dia 30 de setembro de 2002 por dois homens armados em uma moto. Segundo as investigações, o motivo da morte seria uma série de reportagens do jornal Folha do Estado, pertencente à vítima, que investigava crimes cometidos por João Arcanjo Ribeiro, chefe do jogo do bicho em Mato Grosso. Além de Arcanjo, foram denunciados pelo Ministério Público Hércules Araújo Agostinho, Célio Alves, João Leite e Fernando Barbosa - todos já condenados pela Justiça.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), os sete jurados (seis mulheres e um homem) demoraram cerca de 10 minutos para definir a condenação de Arcanjo, com uma votação apertada - 4 votos a favor e 3 contra a condenação. Por maioria dos votos, os jurados também concordaram com as qualificadoras do crime, cometido por motivo torpe e sem dar chance de defesa à vítima.

Em protesto, MPL queima catraca em frente a terminal na zona sul

Após uma passeata de aproximadamente cinco quilômetros, manifestantes e militantes do Movimento Passe Livre (MPL) queimaram uma catraca em frente ao terminal de ônibus Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, nesta quinta-feira. Os manifestantes tentaram entrar no terminal mas, com a negativa dos administradores, resolveram fazer um ato do lado de fora. 

Até as 21h, não havia registro de conflito com a polícia. Antes mesmo de os ativistas chegarem ao terminal, todos os ônibus e passageiros foram retirados do local, e os portões, fechados.

O movimento pede o retorno de 13 de linhas que ligavam diretamente o bairro ao centro da cidade e que foram retiradas pela prefeitura do itinerário em 2012. De acordo com o MPL, as linhas não eram lucrativas para as empresas e, por isso, não circulam mais. 

Os manifestantes dizem ainda que a inauguração do terminal trouxe mais problemas aos usuários. Segundo eles, agora é necessário fazer baldeações - em vez de seguir diretamente para o centro da cidade, pelas antigas linhas.

A manifestação teve a participação de dezenas de pessoas, ocupou todas as faixas da avenida Jorge Amado, na zona sul, e causou um grande congestionamento. O ato fez parte da Semana Nacional de Luta pelo Passe Livre.

Amanhã, os ativistas farão manifestação na avenida Paulista pedindo tarifa zero no transporte coletivo. Também amanhã, às 14h, a diretora de Planejamento da SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza, concede entrevista coletiva para falar sobre a reorganização de linhas de ônibus no sistema de transporte público municipal de São Paulo.

Explosão no norte do México deixa ao menos 1 morto e 40 feridos

Uma violenta explosão em uma fábrica de doces em Ciudad Juárez, no norte do México, deixou nesta quinta-feira um morto e 40 feridos, enquanto as equipes de resgate procuram mais vítimas entre os escombros, informou a prefeitura local.

"Há uma pessoa morta, que acabamos de resgatar dentro do prédio", disse à AFP o diretor da Defesa Civil municipal, Fernando Motta Allen. Segundo Allen, a explosão da caldeira da fábrica Blueberry em Ciudad Juárez deixou ainda "40 feridos, sendo onze em estado grave e quatro em situação crítica".

O secretário de comunicação social de Ciudad Juárez, Guillermo Terrazas, revelou à AFP que há "vinte desaparecidos" em decorrência da explosão.

De acordo com Terrazas, no momento da explosão trabalhavam na fábrica cerca de 900 pessoas, incluindo 300 na área do acidente. A área da fábrica foi isolada pela polícia, enquanto familiares e amigos dos operários procuravam por notícias.

A violenta explosão derrubou o teto do segundo andar da fábrica da Blueberry em Ciudad Juárez e as autoridades temem que haja várias pessoas sob os escombros", explicou Allen, destacando que os socorristas removem os escombros a procura de vítimas.

O acidente provocou a mobilização de elementos do Exército e de mais de 30 ambulâncias e viaturas da polícia para levar os feridos aos hospitais de Ciudad Juárez, vizinha a americana El Paso, no Texas.

Um muro lateral de quase quatro metros de altura e 40 metros de comprimento ficou completamente destruído com a explosão, e vários feridos receberam os primeiros socorros na rua, constatou o jornalista da AFP no local.

A fábrica está situada no parque industrial de "maquiladoras" instalado em Ciudad Juárez a partir de 1994, quando entrou em vigor o Nafta, o tratado de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá.

Artilheiro do Brasil, Hernane foi do São Paulo por 4 anos e não jogou

Transcorria o Campeonato Paulista de 2011 e os dirigentes da base do São Paulo se impressionavam com os gols de Hernane (86), então emprestado ao Paulista Jundiaí. Mais do que isso, trabalhavam para que a notícia chegasse até a Barra Funda, onde treinam os profissionais.
Chegar, provavelmente a notícia chegou. Mas ninguém resolveu dar a chance que o centroavante esperava desde 2007 e recebeu no Flamengo. Na noite de quarta-feira, fez três vezes contra o Botafogo e chegou a 31 gols no ano: é o artilheiro da temporada entre times da Série A. 
Naquele ano, Hernane se cansou de tantos empréstimos e resolveu arriscar em si próprio. Em 2007, já com 21 anos, havia sido contratado pelo São Paulo depois de um Estadual com o pequeno Atibaia. Saiu para o Rio Preto e depois foi um dos destaques do Toledo-PR,  formado por jovens da base são-paulina, no Paranaense 2009. Dali para o Paulista, foi campeão da Copa FPF e efetivamente chamou a atenção por seus 10 gols marcados. Seguiu na Série A-1, marcou mais sete vezes e foi se cansando de esperar.
O São Paulo queria renovar seu contrato, houve um boato de interesse do Corinthians, mas Hernane achou melhor tentar a sorte com as próprias pernas. Entre um empréstimo e outro, o centroavante era um dos jogadores do time que a direção são-paulina chamava Super 20. Tratava-se do grupo de atletas sem idade para as categorias de base e sem muitas perspectivas de profissionalização. Um projeto que intrigava o então diretor remunerado Renê Simões. 
Os jogadores do Super 20 trabalhavam à parte, sem disputar competições, e jogavam no aguardo por uma oportunidade na carreira. Fosse no próprio São Paulo em outra equipe. Mas só no Paraná Clube e especialmente no Mogi Mirim que Hernane realmente encontrou as oportunidades para deslanchar já com 26 anos e alcançar a camisa de um grande clube para jogar, o Flamengo. Logo depois de ser vice-artilheiro do Paulista 2012, com 16 gols, só atrás de Neymar.
Ao longo das quatro temporadas em que esperou uma oportunidade no São Paulo, Hernane raramente fez treinos com os profissionais e, no máximo, foi relacionado para uma partida. Nos vestiários, porém, acabou cortado do banco de reservas naquele de dia. Hoje sensação da maior torcida do País, Hernane, homem de 31 gols, é sinal de como há desperdício de recursos nos clubes brasileiros.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dirigir com para-brisa trincado pode resultar em multa

Muitos motoristas ignoram, mas aquele trincado no para-brisa, além de incomodo, é ilegal. Por prejudicar a visibilidade e poder afetar a segurança dos passageiros, dirigir com o vidro danificado é considerado uma infração grave, que pode acarretar em multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e apreensão do veículo até a resolução do problema.

A resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) fixa exigências sobre condições de segurança e visibilidade dos condutores em para-brisa. A área de atuação dos limpadores de para-brisa é o local em que não se devem ter trincas. Qualquer espécie de danificação nesta localidade está sujeita a multa.

De acordo com a empresa Carglass, especializada na troca e reparo de vidros automotivos, o dano quase sempre é causado por pedras, geralmente após algum tempo na estrada atrás de veículos pesados. E fique atento. A rachadura pode acontecer em um local não muito visível e ir se alastrando até essa área fundamental para a visão durante a condução.

Para danos pequenos, a empresa oferece um serviço de recuperação do vidro, caso a trinca não seja maior que uma moeda de 1 real ou aproximadamente três centímetros, reduzindo o custo de uma troca total da peça e acabando com o risco de multa e pontuação na carteira.

Dica: isole a trinca

Uma solução temporária em caso de uma trinca no vidro é isolar o local para evitar a infiltração de sujeiras e outros componentes que podem fazer com que o problema se alastre, impossibilitando a recuperação e exigindo a troca completa.

Compartilhar a cama com bebês pode matá-los

Pais que têm o costume de dividir a cama com os filhos precisam ficar atentos, pois essa prática pode levar à asfixia da criança e resultar em morte. A asfixia está entre os principais agentes de morte entre crianças de zero a quatro anos.
De acordo com pesquisadores da Universidade Positivo, no Paraná, a criança deve ser mantida em berço individual, no mesmo quarto dos pais, até os dois meses de vida, para diminui o risco de asfixia e de morte súbita
A asfixia pode deixar sequelas neurológicas graves. Fatores como posição inadequada da criança ao dormir, uso de tabaco materno e superfície macia influenciam no risco de morte súbita.
É possível adotar algumas medidas para evitar o risco de morte súbita em crianças, como colocá-la em uma posição supina ao dormir, evitar exposição ao tabaco antes e após o nascimento, e certificar que a cabeça da criança esteja descoberta.
O diagnóstico precoce é de vital importância no planejamento do manejo da criança. É importante informar às famílias os riscos do ato de partilhar a cama com crianças.
Fonte: 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, 08 a 12 de outubro, Rio de Janeiro, Brasil

Tainá Muller será par de Giovanna Antonelli em novela

A Globo já escolheu quem substituirá Alinne Moraes em Em Família, novela de Manoel Carlos. A eleita é Tainá Muller, informou a coluna Na Telinha, do hornal Extra.

Ela foi escolhida pelos diretores Leonardo Nogueira e Jayme Monjardim. Tainá será Marina, par romântico de Giovanna Antonelli.  Alinne deixou a novela porque descobriu estar grávida.

Dana: Wanderlei Silva e Sonnen serão técnicos rivais no TUF Brasil 3

Rivais declarados, Wanderlei Silva e o americano Chael Sonnen serão os técnicos da terceira edição da versão brasileira do reality show The Ultimate Fighter. Na madrugada desta terça-feira, o responsável pela franquia Ultimate Fighting Championship (UFC), Dana White, fez o anúncio em um programa do canal Fox Sports Live, apresentado pelo próprio Sonnen.

"Isso é o que todos me pedem, Wanderlei e Sonnen no TUF", declarou Danna, que, pegou Sonnen de surpresa com o proposta. Conhecido pelo perfil provocador, o lutador não recusou: "será incrível".

Essa será a primeira vez que a versão brasileira do reality, exibida pela TV Globo, terá um treinador estrangeiro. 

Sonnen ficou marcado para o público brasileiro por anos de provocações a Anderson Silva, até ser derrotado em luta realizada em julho de 2012. Recentemente, o americano encontrou um novo rival brasileiro: Wanderlei Silva, com quem tem trocado farpas na imprensa.

Ao fim do reality, os dois lutadores se enfrentarão em local ainda não definido no Brasil. As datas de filmagem também ainda não foram divulgadas.

O início dos testes entre os candidatos a participante da temporada do The Ultimate Fighter Brasil será no dia 11 de novembro, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas desde o dia 9 de outubro para pesos-médios (até 84 Kg), pesos-meio-pesados (até 93 Kg) e pesos-pesados (até 120 Kg). Apenas após a realização dos testes será decidido quais (ou qual) categorias de peso serão de fato incorporadas ao programa.

Os candidatos ao TUF Brasil 3 devem ter entre 18 e 35 anos de idade e um histórico de, no mínimo, três lutas profissionais e um saldo de mais vitórias do que derrotas. Os critérios de seleção são reservados à produtora e ao UFC.

Mulher simula sequestro após flagrar marido com amante na cadeia

A polícia encontrou no último sábado a industriária Jhenny Sand Farias Soares, 22 anos, que forjou o próprio sequestro após flagrar o marido, que está preso em Manaus (AM), na visita íntima com uma amante no dia 13 de outubro. A farsa só foi descoberta na tarde de segunda-feira, depois que a polícia passou a manhã tentando localizar a suposta vítima e seus familiares para darem informações sobre os suspeitos.

Segundo a família da industriária, no domingo, dia 13, ela foi visitar o marido na cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, no centro, e o teria flagrado com a amante. Após a descoberta Jhenny teria surrado a mulher, que também tem parentes presos na mesma unidade prisional. Após esse fato, ela desapareceu. "Ela ligou e contou que tinha pegado o marido dela com a amante e que teria batido nela. Foi o último contato com a gente", contou a prima de Jhenny, a industriária Karol Soares.

Passados quatro dias do desaparecimento, a família recebeu mensagens de texto pelo celular e uma foto da Jhenny amarrada e amordaçada. Nesse mesmo dia, os parentes são surpreendidos por uma ligação onde ela chorava muito e aparentava estar desesperada. A ligação foi gravada pela reportagem que estava com a família no momento do telefonema.

Mulher simulou o próprio sequestro após flagrar o marido com amante na cadeia em Manaus (AM) Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra
Mulher simulou o próprio sequestro após flagrar o marido com amante na cadeia em Manaus (AM)
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra
Jhenny começou a falar com as primas e a mãe chorando muito, o que deixou todos desesperados. A família, a todo o momento, tentou saber onde ela estava e com quem estava, mas do outro lado da ligação a industriária chorava e falava que não sabia. Ela ainda disse para a família que estava na presença de três homens, que a ligação estava no viva voz e que eles iriam matá-la se a história fosse divulgada à imprensa. A ligação durou aproximadamente quatro minutos. 

O caso foi então denunciado à Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), que pediu sigilo na divulgação das informações sobre o que, até aquele momento, parecia um sequestro. Contudo, a polícia ficou intrigada com o fato de todos os contatos estarem sendo feitos a partir do telefone da vítima e dos supostos sequestradores não terem pedido nenhum resgate por ela. "A família estava desesperada, mas nos estranhou essa falta de resgate", afirmou o investigador Godofredo Silva.

No sábado à tarde, sete dias depois do sumiço da industriária, uma das primas dela entrou em contato com a reportagem para dizer que Jhenny Sand havia sido encontrada, mas que achou a história muito esquisita. Naquela mesma tarde, a família da suposta vítima se negou a receber a reportagem para esclarecer o que havia ocorrido.

Na segunda à tarde, o caso foi esclarecido pela Deops. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Amazonas, ficou comprovado que a industriária enganou a família ao fingir o próprio sequestro. Ela teria montado a farsa para se vingar do marido, após flagrá-lo com a amante. De acordo com a polícia, o caso será arquivado e a mulher será submetida a um tratamento psicológico.