quarta-feira, 23 de abril de 2014

FAB localiza destroços bimotor desaparecido há mais de um mês

A FAB (Força Aérea Brasileira) localizou no final da tarde desta terça-feira (22) o avião bimotor desaparecido há mais de um mês no Pará. Como a aeronave está em área de difícil acesso, o resgate só deve começar na manhã de hoje. 
O avião transportava cinco pessoas, entre tripulantes e passageiros, e estava desaparecido desde o dia 18 de março. Não há informações sobre os ocupantes da aeronave, encontrada próxima à cidade de Jacareacanga, local de partida do bimotor. Segundo a FAB, o acesso ao local só pode ser feito a pé.
Três dos passageiros integram uma equipe de saúde da Funai (Fundação Nacional do Índio) que se deslocava para uma aldeia indígena. Antes da queda, quando o avião apresentou uma pane, uma das passageiras da aeronave, a técnica de enfermagem Rayline Campos, conseguiu enviar uma mensagem de celular para um tio que mora em Santarém (PA).
Pedido de socorro (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ele falou à TV Globo que a mensagem relata o desespero da sobrinha que achava que o avião iria cair. “Tio to [sic] em temporal e um motor parou. Avisa [sic] a mãe que a amo”, escreveu. “O avião vai cair. Reza [sic] por nós”, completou.
A aeronave tinha como destino a cidade de Itaituba, no sudoeste do Pará, mesma localização de Jacareacanga. Anos na mata Durante as buscas, uma aeronave da FAB especializada na prospecção de destroços localizou estruturas metálicas em uma região de mata fechada apontada por um garimpeiro como o local onde o bimotor teria sido visto em baixa altitude.
Os destroços, no entanto, pertenciam a um monomotor que caiu em 1988, segundo o Grupamento Aéreo do Estado. Na época, de acordo com o diretor do Grupamento, Josilei Gonçalves, o piloto -único ocupante da aeronave- sobreviveu à queda. “Os destroços desse acidente aéreo ficaram desaparecidos durante todos esses anos”, afirmou Gonçalves

Nenhum comentário: