quarta-feira, 25 de junho de 2014

Descarrilamento de trem deixa mortos no leste da Índia

Quatro pessoas morreram nesta quarta-feira (25) no descarrilamento de um trem no leste da Índia, o último de uma série de acidentes fatais que evidenciam a deterioração da rede ferroviária do país.

Ao menos doze vagões do trem noturno Rajdhani Express, que ia de Nova Délhi ao estado de Assam (nordeste), descarrilaram por volta das 2h (17h30 de terça-feira em Brasília) no estado de Bihar.

Os responsáveis pelo setor culparam inicialmente insurgentes maoístas, embora a polícia e fontes do governo tenham indicado posteriormente que não havia razões para suspeitar que se tratasse de uma sabotagem.

O diretor da empresa ferroviária, Aruendra Kumar, citado pela agência Press Trust of India, afirmou que o motivo do descarrilamento pode ter sido "uma explosão na via" provocada por insurgentes.

Mas posteriormente um porta-voz oficial afirmou que esta não era a pista privilegiada pela investigação.

"À primeira vista não parece que seja o modus operandi dos maoístas", disse Jitan Ram Manjhi, responsável pelo estado de Bihar. "Não há restos de explosivos ou qualquer outro indício que leve a pensar em uma sabotagem. O motivo parece ser uma deformação na via", acrescentou, segundo a agência local.

Nenhum comentário: