domingo, 29 de junho de 2014

Nos números, Colômbia é melhor do que o Brasil na Copa do Mundo

Com quatro vitórias em quatro jogos e apresentando um futebol vistoso na Copa do Mundo, a seleção da Colômbia chega para enfrentar o Brasil em alta, em duelo válido pelas quartas de final, na próxima sexta-feira ás 17h, em Fortaleza. Apesar de os holofotes terem se voltado para os colombianos agora no Mundial, não é de agora que a equipe vem demonstrando qualidade.

Nesta Copa do Mundo, os números da Colômbia são melhores que os brasileiros: o time comandado pelo argentino José Pekerman tem 100% de aproveitamento na primeira fase, marcou 11 gols (contra 8 do Brasil) e tomou só 2, ante os 3 levados pela equipe de Felipão.

Após a vitória sobre o Uruguai por 2 a 0 neste sábado, no Maracanã, pelas oitavas, o técnico José Pekerman destacou o bom momento do seu time e lembrou que as boas atuações já foram demonstradas nas eliminatórias sul-americanas para a Copa. Na fase classificatória, a Colômbia terminou em segundo lugar, atrás apenas da Argentina, com nove vitórias, três empates e quatro derrotas em 16 partidas disputadas.

"Sempre tivemos confiança porque a Colômbia fez uma boa eliminatória, superando o que vinha fazendo anteriormente. O time foi crescendo. Houve uma série de lesões de jogadores no último semestre, alguns perderam continuidade nos seus clubes, e isso diminuiu um pouco a expectativa. Mas nunca perdemos a esperança. Sabíamos que o grupo era muito complicado, especialmente para um time que há muito tempo não participava de uma Copa. É uma satisfação ver o resultado. Vamos ver onde nos deixam chegar", afirmou o treinador argentino.

Na vitíoria sobre os uruguaio no Rio de Janeiro, o meia James Rodríguez foi decisivo, marcou dois gols e foi eleito o melhor jogador em campo. Mas, além dos elogios ao camisa dez, Pekerman ressaltou o bom desemepnho coletivo da equipe, que dominou o adversário na maior parte do tempo.

"Estou muito feliz com tudo o que aconteceu, com a evolução da seleção da Colômbia. Acho que foi um jogo muito difícil e sabíamos quem iríamos enfrentar. Mas a seleção jogou muito bem no primeiro tempo, estava muito concentrada. Tivemos jogadas trabalhadas e sabíamos que, se funcionassem, poderiam complicar o Uruguai", analisou Pekerman, que acrescentou.

"Precisávamos ter tranquilidade para administrar, sermos protagonistas, termos a posse de bola e nos impor com habilidade e movimentação, tentar assustar. Os bons jogadores fizeram a diferença e conseguimos uma vantagem que, nesse tipo de jogo, é muito importante. No segundo tempo, como esperado, o Uruguai correu atrás, eles tentaram de todas as maneiras, tivemos de retroceder um pouco por isso, mas sempre com tranquilidade para controlar as situações que ocorrem nesse tipo de jogo".

Nenhum comentário: