quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"Chorei, mas isso não nos abalou", diz jovem que foi vítima de racismo no Facebook

A jovem que foi alvo de diversos comentários racistas no Facebook após postar uma foto abraçada ao namorado se pronunciou sobre o assunto. "Fiquei triste, chorei. Mas ele foi me dando força, dizendo que eu não deveria ligar para isso. O que aconteceu não nos abalou. Gostamos tanto um do outro quanto antes", disse a garota de 20 anos, em uma entrevista ao jornal Estado de Minas. 

Juntos há um ano e oito meses, o casal mora em Muriaé, em Minas Gerais, e planeja até o casamento. A polêmica começou depois que ela publicou uma foto na rede social, e diversos usuários do Facebook deixaram comentários de teor preconceituoso na imagem.
Mensagens racistas, como "Ele é seu dono?", “Onde comprou essa escrava?” ou que afirmava que ela havia “roubado um branco para fazer a foto” foram publicadas nos comentários da foto. Após as críticas, a garota retirou a imagem, porém, a imagem foi compartilhada por outros usuários que ficaram indignados com os comentários.
O namorado da jovem, 18 anos, disse que não esperava que eles fossem alvo deste tipo de atitude. Em entrevista ao jornal mineiro, ele contou que admira a coragem da namorada em denunciar o caso à polícia. "A atitude dela serve de exemplo para quem sofrer no futuro esse tipo de preconceito", garantiu. O casal ainda disse que não conhece as pessoas que deixaram os comentários.
Ela prestou depoimento a Polícia Civil na quarta-feira (27), e o namorado da jovem deve ser ouvido ainda hoje (28).  Uma página chamada “Pretinho do Poder” também compartilhou uma cópia da foto do casal e dos comentários sob a legenda: “Que ridículo esses comentários. Cadê a justiça nesse #Brasil? Bando de Racistas”. 
Mais de 150 mil pessoas curtiram a postagem, e quase 20 mil compartilharam a publicação. A pena por injúria racial é de reclusão de um a três anos e pagamento de multa.  

Nenhum comentário: