sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Família de segundo jovem desaparecido relata sequestro por homens encapuzados

Os familiares do jovem Ivo Rangel Brito da Silva, um dos três jovens que desapareceu na tarde da quinta-feira (31), dizem que o rapaz foi levado por quatro homens encapuzados. O rapaz, que tinha 19 anos, foi encontrado morto em Simões Filho na manhã desta sexta-feira (1º). Ele e oadolescente Giesson Viera, de 17 anos, foram sequestrados por homens encapuzados no mesmo dia - Ivo no bairro de Fazenda Coutos, enquanto Giesson foi levada no bairro de Periperi.
De acordo com uma prima da vítima, que preferiu não se identificar, Ivo estava na porta de casa quando quatro homens encapuzados pararam em um Fiat Palio prata. Ao testemunhar a ação, o padrasto do jovem questionou para onde ele estava sendo levado pelo grupo.
"Eles disseram que estavam levando Ivo para uma delegacia, mas não estavam. Ele só foi encontrado hoje [sexta-feira], morto. Soubemos que o corpo dele estava no IML, e ao chegarmos encontramos ele e mais dois jovens mortos, todos algemados", relata a prima do rapaz.
Ivo, que trabalhava como cobrador de vans do transporte alternativo da região, morava com a mãe, o padrasto e os irmãos em Fazenda Coutos. No início da tarde desta sexta (1º), familiares e amigos dele realizaram uma manifestação na rua principal do bairro contra a morte do rapaz.
"Ele era trabalhador e pai de família. Nunca teve envolvimento com drogas, com crime. A gente não sabe porque eles fizeram isso", lamenta a prima. Ivo tinha um filho de 3 anos que morava com a mãe, e segundo a família, era presente na criação do garoto.
Ele teria levado um tiro na cabeça com uma arma de calibre 12. A assessoria da Polícia Civil não confirmou a morte de Ivo, mas o Departamento de Polícia Técnica (DPT) disse que o corpo dele, assim como o de Giesson e de um terceiro rapaz encontrado morto no bairro do Lobato, estão passando por perícia. Não foi confirmado se este rapaz é o terceiro jovem desaparecido ontem.
A expectativa da família é de que o corpo de Ivo seja liberado do DPT, e sepultado no sábado (2). O corpo do jovem foi localizado nesta manhã na Rua do Lixão, em Simões Filho, em um local conhecido como Via Ipitanga. Já o corpo de Giesson foi encontrado às 6h30 em um lixão na Estrada Velha de Periperi, com as mãos amarradas e amordaçado.
Entenda o caso
Giesson, 17 anos, desapareceu
na tarde da quinta-feira (31)

(Foto: Reprodução)
Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto em um lixão na Estrada Velha de Periperi na manhã desta sexta-feira (1º). Familiares da vítima denunciam que o rapaz foi sequestrado perto de casa, após ter sido confundido com um dos suspeitos de matar o policial militar Washington Luiz Santos Cruz, 40 anos, na manhã da quinta-feira (31).
Ele ainda não foi identificado oficialmente pela polícia, mas parentes reconheceram o corpo de Giesson Viera, de 17 anos. O pai da vítima, Everaldo de Freitas Barbosa, conta que o filho tinha saído para comprar pão quando foi visto com vida pela última vez. "Ele era um menino maravilhoso. Namorador, e tão jovem", lamenta.
Amigos e familiares de Giesson realizam uma manifestação pacífica em frente ao colégio estadual Almirante Barroso, onde o rapaz foi visto pela última vez por volta das 17h de ontem (31).
 "Ele estava conversando com um conhecido perto de casa quando dois carros cercaram ele - um gol vermelho da geração 5 e um corsa branco. Do carro vermelho desceram três homens encapuzados, que falaram para o meu filho 'é você', antes de jogarem ele no porta-malas do carro e irem embora", relata Everaldo.
Segundo a prima de Giesson, Gisele Vieira, o adolescente estudava e ajudava o pai com um serviço de turismo da família. "Ele não tinha nada a ver com isso. Tinha se alistado no Exército e estava esperando resposta", conta a jovem. "Todo mundo ficou doido quando ele desapareceu; saímos procurando por todos os lugares até meu tio saber de um corpo que foi encontrado no lixão hoje de manhã".
Ao chegar no local, os familiares reconheceram o rapaz. "Ele foi torturado horrivelmente, estava amordaçado, com as mãos para trás, e tinha recebido diversas pancadas na cabeça". O pai de Giesson afirmou que prestou queixa sobre o desaparecimento na 5ª Delegacia de Polícia Civil (DT/Periperi) e na Corregedoria de Polícia Militar. 
Ainda segundo eles, mais dois rapazes também desapareceram na tarde de ontem, levados pelos ocupantes de outros veículos. O corpo de Giesson será enterrado neste sábado (2), em um cemitério no bairro de Plataforma.  
Correio24horas entrou em contato com a Polícia Civil sobre a denúncia dos familiares. A assessoria do órgão confirmou a morte de Giesson, e diz que o pai do rapaz foi ouvido pela polícia e relatou que o adolescente foi abordado por dois veículos, com quatro ocupantes cada, após sair de casa para comprar o pão. O caso está sendo investigado pela delegada Márcia Pereira, da 3ª Delegacia de Homicídios da Baía de Todos os Santos.
No entanto, a Polícia Civil não confirmou a morte de Ivo. Quanto ao caso no Lobato, informou somente que um corpo foi encontrado no bairro, mas que ele ainda não foi identificado porque o corpo da vítima estava muito machucado e o crânio da vítima estava estraçalhado.
Já a assessoria de comunicação da Polícia Militar disse que ainda está apurando a situação, e que até o momento não foi identificado o registro da queixa dos familiares de Giesson na Corregedoria. 

Nenhum comentário: