sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Pesquisa LANCE! Ibope: Flamengo tem quase a metade da torcida no RJ

Que o Flamengo tem a maior torcida do país e do Rio de Janeiro não é novidade para os amantes de futebol. Mas os rubros-negros estão próximos de alcançar a maioria absoluta no estado. Segundo a 5ª pesquisa LANCE! Ibope das maiores torcidas do país, o clube da Gávea tem atualmente 48,2% de preferência entre os fluminenses e fica bem próximo de ter mais da metade dos torcedores no Rio de Janeiro. Com esse índice, são 7,9 milhões de rubro-negros no estado considerando a população estimada pelo IBGE em 2013, de 16,4 milhões de pessoas.

Em relação à última edição do levantamento, realizada em 2010, o Flamengo cresceu 2,7 pontos percentuais e aumentou ainda mais sua liderança por conta da queda de seu maior rival, o Vasco. Jogando a Série B do Campeonato Brasileiro, o time de São Januário atingiu 14,6% e foi o único entre os grandes cariocas a perder participação entre os torcedores no estado. Em quatro anos, o cruzmaltino perdeu 3,2 pontos percentuais.


Se em 2010 a diferença entre rubro-negros e vascaínos era de 27,7 pontos, hoje a distância está em 33,6 pontos. Além de se distanciar do líder Flamengo entre as maiores torcidas do Rio de Janeiro, o Vasco vê os rivais Fluminense e Botafogo se aproximarem na briga pela vice-liderança no estado pois ambos os clubes aumentaram suas torcidas nos últimos quatro anos.

Na pesquisa atual, o tricolor carioca obteve 12,9% de preferência entre os torcedores, uma alta de 2,7 pontos percentuais, mesma margem de crescimento obtida pelo Flamengo. Já o Botafogo cresceu 2,1 pontos e ficou uma participação de 11,4% no estado. Com essas alterações, a diferença entre a segunda e a quarta maior torcida no Rio de Janeiro baixou de 8,5 pontos para apenas 3,2 pontos em apenas quatro anos.
Assim como a queda do Vasco pode ser explicada pelo mau momento do time em campo, a subida de Fluminense e Botafogo está ligada aos bons momentos dos clubes nos últimos quatro anos. O clube de Laranjeiras foi campeão brasileiro em 2012, mesmo ano em que conquistou o título estadual. Já o Botafogo levou o Campeonato Carioca de 2013 e este ano voltou a disputar uma Taça Libertadores após 18 anos. 

Nos últimos quatro anos, o alvinegro ainda contou com dois ídolos de grande carisma com a torcida: o uruguaio Loco Abreu e o holandês Seedorf.

Nesta pesquisa, foram ouvidas 581 pessoas de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro e a margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Nenhum comentário: