quinta-feira, 31 de julho de 2014

SSP cria grupo especial para investigar homicídios de policiais

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou um grupo especial com integrantes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Superintendência de Inteligência da SSP para investigar casos de homicídio contra policiais. Na manhã desta quinta-feira (31), mais um policial militar foi morto, dessa vez no bairro de Paripe.
A decisão de centralizar investigações do tipo partiu do secretário estadual, Maurício Teles Barbosa, do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão.
"Acreditamos que a criação do grupo irá nos levar mais rápido à autoria e consequente prisão dos responsáveis", afirmou Barbosa, em nota.
Morte em Paripe
O soldado da Polícia Militar Washington Luiz Santos Cruz, 40 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (31) no Hospital do Subúrbio, em Salvador. Ele foi baleado durante um assalto que aconteceu por volta das 7h, na Rua Amazonas no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário. Washington é o quarto policial morto em julho deste ano.

Washington Luiz foi atingido no tórax e na virilha ao ser abordado por dois assaltantes. Ele chegou a ser socorrido por uma viatura da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe), mas não resistiu e morreu por volta das 10h30. Washington Luiz era lotado na Rondesp RMS e há nove anos integrava o quadro funcional da Corporação.

O policial estava de folga, em companhia da esposa no veículo do casal, quando foi roubado. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes identificaram o militar e atiraram três vezes nele. Os assaltantes fugiram levando o carro do policial. 

O serviço de inteligência da Polícia Militar e equipes da 19ª CIPM conseguiram localizar o veículo roubado na região conhecida como “Bate Coração”, no próprio bairro. Diligências estão sendo realizadas para localizar e prender os autores do crime.
Assalto e morte de policiais
A violência contra o policial da Rondesp ocorreu uma semana após a morte de dois policiais, um civil e um militar, em assaltos em Salvador em um intervalo de três horas. Na Estrada Velha do Aeroporto, o investigador da 13ª Delegacia (Cajazeiras), Jorge César de Castro Pereira, 55 anos, foi morto durante assalto realizado por três homens, por volta das 18h30. Ele levou um tiro no rosto quando tentou dominar um dos ladrões. 
Ao presenciar o roubo de R$ 1.800 do amigo, o policial tentou puxar a pistola ponto 40 da cintura, mas levou uma gravata de um outro bandido e em seguida o tiro no rosto. “O policial tentou obstruir a ação criminosa, mas estava em menor número”, contou o delegado Jorge Figueiredo. Em seguida, o trio de bandidos fugiu coma pistola ponto 40 e o carregador do policial em um Celta vermelho, tomado de assalto a alguns metros do galpão.
No mesmo dia, o soldado Fábio Ferreira Rosas, 34, da 40ª Companhia Independente de PM (Nordeste de Amaralina) foi executado por traficantes da Liberdade, que já assaltavam um casal em um carro. Os dois casos são investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 
Dois suspeitos pela morte do polícia civil Jorge César de Castro Pereira, também são suspeitos pela morte de um policial militar no Caji, em Lauro de Freitas, no dia 14 de julho. As prisões de Alexandro Borges da Silva, 20 anos, e Robson dos Santos Soares, 22 anos, já foram pedidas à Justiça.

Nenhum comentário: