terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prefeito de Lauro de Freitas defende que aeroporto pertença ao município

Os processos de divisões territoriais foram debatidos hoje (25), na Assembleia Legislativa da Bahia, onde se iniciou a discussão entre os limites de Salvador e Lauro de Freitas. Na oportunidade, o perfeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, defendeu que de acordo com os limites territoriais, o aeroporto Luis Eduardo Magalhães deve corresponder ao município de Lauro de Freitas, e não Salvador. A reunião foi realizada pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a Prefeitura de Lauro de Freitas, “o município já vem perdendo território gradativamente, uma vez que Lauro de Freitas já respondeu pela área até o bairro São Cristóvão, e aos poucos estamos perdendo os espaços”. Na reunião realizada na ALBA, o Márcio Paiva deixou claro vai lutar até o fim para garantir os espaços da cidade, e que Lauro de Freitas não perderá mais nenhum metro quadrado.

Outro argumento do gestor da cidade pertencente à Região Metropolitana de Salvador é o registro histórico. Como reportado pela assessoria de comunicação do gabinete do prefeito, o aeroporto foi construído em 1925, sendo pertencente às limitações de Santo Amaro de Ipitanga, cidade a qual Lauro de Freitas era distrito.

As dúvidas onde termina Salvador e começa Lauro de Freitas, e vice-versa, é uma briga antiga discutida entre os municípios. Não é somente na região do aeroporto que surge o questionamento, mas também em outros bairros como Itinga e Ipitanga.

Nenhum comentário: