segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Polícia prende o líder do tráfico na invasão Planeta dos Macacos

A polícia prendeu um dos traficantes mais procurados de Salvador: Idalvan dos Santos Conceição, o Paquito, 27 anos, apontado como líder do tráfico de drogas na invasão Planeta dos Macacos, em São Cristóvão. Procurado há pelo menos dois anos pela polícia, Paquito é conhecido por tomar casas dos moradores para se esconder e também como ponto de vendas de drogas na comunidade.

Ele foi preso sábado à noite. “Ele mandava na comunidade”, afirmou o titular da 1ª Delegacia de Homicídios (1ª DH/Atlântico), Marcelo Sansão. Paquito faz parte do Almanaque do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) e será apresentado hoje pela polícia.

Apesar das denúncias de casas tomadas pelo tráfico, a polícia fez diligências na área, mas nada foi encontrado. Há pelo menos cinco endereços em que Paquito expulsou as famílias para usá-los como ponto de drogas.

Por conta da grande influência na região, prender Paquito não foi fácil. Segundo informações da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (49ª CIPM), alguns moradores tentaram impedir a prisão. “Vieram para cima da viatura, jogaram até garrafa para não deixar ele ser preso”, contou um policial. Depois, alguns chegaram a ir na sede da CIPM  questionar a prisão e defender o traficante.

Paquito foi levado para a sede do DHPP e depois para a Delegacia de Furtos e Roubos. Segundo a polícia, há sete inquéritos por homicídio em que ele aparece como mandante ou o próprio executor e dois mandados de prisão temporária por crimes contra a vida. Paquito foi preso por policiais da 49ª CIPM. Com ele foi encontrado 537 papelotes de cocaína e uma quantidade de maconha.

Há seis meses uma operação do DHPP e da 49ª CIPM para tentar prendê-lo, mas ele conseguiu escapar. Além do tráfico, Paquito é conhecido por mandar decapitar os seus opositores. Ontem, na comunidade Planeta dos Macacos, os moradores não quiseram comentar sobre o assunto. Essa não tinha sido a primeira empreita em busca do traficante.

Em novembro de 2012, as polícias Militar e Civil deflagraram a Operação Xuxa para tentar prender Paquito, mas ele conseguiu fugir. Na época, o intuito da polícia era amenizar a disputa pela liderança do tráfico na região, já que Paquito liderava a parte baixa do Planeta dos Macacos e o traficante Rogério Boca liderava a parte alta da comunidade.

Mas a polícia só conseguiu prender cinco integrantes da quadrilha de Paquito: Átila Anjos dos Santos, o “Arroz”, Tiago de Jesus Anjos, conhecido como “Tiago Bundão”, Bruno Santos da Silva, o “Umbigão”, Willian Coutinho de Souza, apelidado de “Mickey” e Ricardo Santos da Silva.

Nenhum comentário: