segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ricardo Berzoini é o novo ministro das Comunicações

O Ministério das Comunicações continuará sendo comandado por um petista. Atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini vai substituir Paulo Bernardo no comando da pasta, uma das sete cuja nova composição foi anunciada nesta segunda-feira (29).

Bancário, Berzoini iniciou sua militância no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em 1985. Três anos depois, foi secretário de Imprensa e Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi fundador e primeiro presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

Eleito deputado federal pelo PT quatro vezes (1998, 2002, 2006 e 2010), no final de 2005 foi eleito presidente nacional do PT. No governo Lula, foi ministro da Previdência Social, quando esteve à frente da reforma da Previdência, e depois assumiu a pasta do Trabalho e Emprego.

Agora, Berzoini deve enfrentar a discussão sobre regulação da mídia. Com isso, o PT espera compensar a perda de espaço na equipe do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff emplacando propostas que fazem parte da agenda do partido.

Durante a campanha eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a realização de uma regulação econômica do setor, proposta que teve a concordância do agora ministro, um dos coordenadores da campanha à reeleição. Em entrevistas ao longo deste ano, ele defendeu medidas como a regulamentação dos artigos da Constituição, que proíbem o monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação.

Nenhum comentário: