sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Isis Valverde sofre acidente de carro e fratura coluna; atriz está internada

A atriz Isis Valverde foi internada nesta sexta-feira (31) no Hospital Barra D'or, no Rio de Janeiro, após sofrer um acidente de carro. A assessoria da instituição confirmou que a atriz está recebendo tratamento no local.

“Ela sofreu uma fratura na vértebra cervical, mas está bem e sendo medicada”, disse a assessora pessoal da atriz global.

Questionado sobre o boletim médico da atriz, a equipe hospital afirmou que iria liberar mais informações somente com a autorização dos familiares de Valverde.


O acidente aconteceu durante a madrugada de sexta-feira (31), quando a atriz voltava de uma festa na Barra da Tijuca ao lado da prima Mayara Nable - que postou uma foto horas antes do ocorrido - e do amigo Gabriel Maciel.

O carro da atriz foi estacionado no prédio do amigo e foi registrado por fotógrafos no local. O veículo, um Range Rover Evoque, foi coberto com uma lona, mas nas imagens é possível notar a força do impacto e os danos causados no automóvel.

A aparição mais recente da atriz foi na série Amores Roubados, da TV Globo. Isis Valverde está escalada para ser a protagonista de Saber Viver, próxima novela das 18h.

Envolvida em polêmica, modelo conta 7 traições de ex-gremista

O site Balón Rosa publicou nesta sexta-feira um suposto e-mail da modelo Wanda Nara ao seu ex-marido, o atacante Maxi López, que jogou pelo Grêmio e atualmente defende o Catania, da Itália. Na correspondência, enviada em 8 de dezembro de 2013, ela acusa o jogador de sete atos de traição descobertos ao longo dos cinco anos de casamento.

Segundo a suposta carta de Wanda, entre as traições de Maxi López estão "o dia em que levou prostitutas a um barco e disse que estava concentrado"; "o dia em que transou com a empregada em minha casa e foi denunciado por violação"; "quando eu e minha mãe te encontramos com prostitutas no apartamento de seu representante Darío Bombini"; e "quando conversei com uma italiana que se dizia grávida e que mantém relações com você há dois anos".

Wanda também teria citado casos extraconjugais de Maxi López no Brasil, na Espanha e outro com local não especificado. Ela encerra o suposto e-mail dizendo: "todos esses anos, só fiz cuidar de meus filhos, sofrer e tentar salvar minha família. Agora, terminou".

O caso é mais um capítulo na polêmica separação do casal, no ano passado. Poucos dias depois do fim do casamento, Wanda já estava namorando o atacante Mauro Icardi, da Inter de Milão, que era amigo pessoal de Maxi López. Os dois já fizeram tatuagens com o nome um do outro e passaram juntos o Ano-Novo no Brasil.

UFC 169: em pesagem com brasileiros, Barão promete nocaute em revanche

A pesagem para o UFC 169 realizada nesta sexta-feira ocorreu de forma tranquila na cidade de Newark, nos Estados Unidos. Com dois brasileiros defendendo o cinturão- Renan Barão, no peso galo, e José Aldo, no peso pena -, as tradicionais "encaradas" entre os lutadores não tiveram qualquer momento mais ríspido, mas mostraram a prévia das lutas a serem realizadas na noite de sábado.

O último a se pesar foi Renan Barão - campeão interino da categoria que assumiu o cinturão principal após Dominick Cruz se lesionar e ficar afastado por um bom tempo dos ringues. A luta no UFC 169, inclusive, seria envolvendo o brasileiro e Cruz, mas teve que ser cancelada. Assim, Urijah Faber ganhou a chance de ter a revanche, já que foi derrotado por Barão em julho de 2012 por decisão unânime dos árbitros.

"Espero poder nocautear. Lutei com os melhores do mundo e vim aqui para poder dar o meu melhor", disse Renan Barão, após ver Faber apostar em vitória depois de encarada tranquila entre os dois. "A diferença dessa para a outra luta é que vou vencer desta vez. Estou preparado para a guerra, espero dar um verdadeiro show, pois tenho um grande adversário pela frente", prometeu.

José Aldo e Ricardo Lamas vão disputar o cinturão dos penas Foto: Getty Images
José Aldo e Ricardo Lamas vão disputar o cinturão dos penas
Foto: Getty Images

A outra luta principal da noite também envolve um brasileiro: José Aldo, um dos principais nomes do UFC na atualidade. Ricardo Lamas, desafiante na disputa pelo cinturão dos peso pena, é um perigoso lutador americano que possui um histórico de 13 vitórias e apenas duas derrotas no MMA. Na pesagem contra Aldo, o atleta desafiante demonstrou calma e bateu a meta com tranquilidade. O mesmo ocorreu com José Aldo, que estendeu a mão ao rival na hora da foto.

Alistair Overeem e Frank Mir farão outra importante batalha no card principal da noite no UFC na categoria dos pesos pesados. Os dois não enfrentaram problemas para bater o peso e se cumprimentaram de maneira fervorosa, demonstrando a amizade além do octógono.

Já a pesagem entre Jamie Varner e Abel Trujillo ocorreu igualmente de maneira normal, na luta que abre o card principal. Os dois bateram o peso exigido e se encararam, sem grandes emoções. O mesmo não ocorreu com Ali Bagautinov e John Lineker na sequência, já que o segundo ficou acima do peso e precisará perder 500 g até o combate.

Aos 62, mulher posa de lingerie: 'sensualidade não tem prazo'

Para a nova-iorquina Jacky O'Shaughnessy, 62 anos, idade não interfere em sensualidade e, como prova, ela posou de lingerie para divulgar uma coleção da American Apparel. Jacky aparece com calcinha cintura alta e sutiã decorado com rendas em foto que a marca compartilhou no Facebook e Instagram. A imagem está acompanhada da legenda: “sensualidade não tem prazo de validade”. As informações são do Daily Mail.

A foto teve mais de 1 mil  “curtidas” no Facebook e mais de 8 mil no Instagram. Não é a primeira vez que Jacky estrela uma campanha e está tentando reviver a carreira de atriz. 

Índios degolaram e executaram desaparecidos de Humaitá, diz PF

Três homens que desapareceram na Terra Indígena Tenharim, em Humaitá (AM), no dia 16 de dezembro de 2013, teriam sido assassinados por cinco homens da etnia tenharim. Dois teriam sido mortos a tiro e outro degolado. No Natal, o desaparecimento revoltou mais de 3 mil moradores da cidade, que destruíram a sede regional e equipamentos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além de carros e embarcações.

Cinco indígenas -Gilvan e Gilson, filhos do falecido cacique Ivan; Domiceno, cacique da aldeia Taboa; Valdinar e Simião, da aldeia Marmelos – foram presos pela Polícia Federal na quinta-feira e conduzidos para Porto Velho (RO).

Nesta sexta, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Rondônia, os delegados Arcelino Damasceno e Alexandre Alves receberam Nilo Bezerra Mota de Sousa e Stefanon Pinheiro de Sousa, pai e irmão do professor Stef Pinheiro de Sousa, um dos três desaparecidos de Humaitá.

De acordo com relato dos familiares, os dois delegados revelaram como Stef Pinheiro, Luciano Freire e Aldeney Salvador foram mortos na aldeia. Ao deixar a sede da PF, Stefanon disse que o delegado Alves, que conduziu as investigações, detalhou como os indígenas agiram:

- Ele disse que meu irmão e o Luciano foram mortos a tiros dentro do carro. Os índios pararam o carro e atiraram. O Aldeney saiu e mostrou o crachá da Eletrobrás, onde ele trabalhava, mas os índios não queriam deixar testemunhas e mataram ele degolado. Ele também disse que as investigações ainda não terminaram e que ainda pode acontecer mais alguma coisa. A gente vai pra casa agora, porque pra nós nada mais faz sentido.

A prisão dos cinco tenharim, autorizada pela Justiça Federal, foi acompanhada por Ricardo Alburquerque, advogado da etnia. Segundo o advogado, as acusações contra os tenharim “são testemunhais e muito superficiais”.

Nota da Polícia Federal
A Polícia Federal em Rondônia, juntamente com a Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro, deflagraram a Operação Humaitá na data de 30/01, com o objetivo dar cumprimento a 5 mandados de prisão temporária de indígenas da etnia Tenharim, que habitam território localizado entre os quilômetros 100 e 150 da BR- 230.
As prisões foram expedidas pela Justiça Federal do Estado do Amazonas em razão de possível envolvimento dos índios na morte de três pessoas que desapareceram ao atravessarem uma das aldeias localizadas na rodovia Transamazônica.
O crime teve grande repercussão nacional e internacional no final do dezembro de 2013 e provocou manifestações da comunidade não-indígena contra os silvícolas, culminando com a destruição de carros e instalações da FUNAI em Humaitá/AM.
A Polícia Federal instaurou inquéritos policiais para apurar o desaparecimento e destruição do patrimônio público (FUNAI).
As conclusões da investigação apontam para a ocorrência de homicídio praticado pelos presos dentro de uma das aldeias e posterior ocultação dos cadáveres. Os corpos ainda não foram localizados.
Durante os trabalhos da Força Tarefa foram percorridos aproximadamente 270 hectares, delimitados pela investigação, e encontrados, no interior da terra indígena, peças do veículo ocupado pelos desaparecidos.
Na investigação, foram ouvidas diversas testemunhas, entre indígenas e não-indígenas, realizada perícia técnica nas peças encontradas, além da utilização de cães farejadores para localização de cadáveres e equipamentos modernos de rastreamento de peças metálicas escondidas.
Os trabalhos de polícia judiciária prosseguem até a apresentação do relatório final do inquérito policial."

Val Marchiori lamenta morte de seu assistente: "perdi um amigo"

O assistente pessoal de Val Marchiori, Duda Martins (Dudinha), morreu na noite dessa quinta-feira (30), no interior de São Paulo. Com hepatite e anemia, ele estava internado e teve uma infecção generalizada.  

A empresária comentou a perda em suas redes sociais nesta sexta-feira. “O dia está triste! Dudinha nos deixou ! perdi um amigo , um parceiro, um companheiro de todas as horas. Uma pena, sentirei saudades da sua risada , das brincadeiras, de sua alegria, que descanse em paz , que encontre luz e aconchego. Amo você, é com lágrimas nos olhos que te digo vou sentir muito sua falta!!!!!”

Após acidente, pais de Isis Valverde a visitam em hospital no Rio

Os pais de Isis Valverde chegaram ao hospital Barra D'Or para visitar a atriz, no fim da tarde desta sexta-feira (31), no Rio de Janeiro. Ao perceber a presença do fotógrafo, um segurança impediu que os dois, que estavam na recepção, fossem clicados.

Isis foi internada após sofrer um acidente de carro na madrugada desta sexta. “Ela sofreu uma fratura na vértebra cervical, mas está bem e sendo medicada”, disse a assessora pessoal da atriz global. Questionada sobre o boletim médico de Isis, a equipe do hospital afirmou que iria liberar mais informações somente com a autorização dos familiares.

O acidente aconteceu quando a atriz voltava de uma festa na Barra da Tijuca, ao lado da prima Mayara Nable - que postou uma foto horas antes do ocorrido - e do amigo Gabriel Maciel.

O carro da atriz foi estacionado no prédio do amigo e registrado por fotógrafos no local. O veículo, um Range Rover Evoque, foi coberto com uma lona, mas nas imagens é possível notar a força do impacto e os danos causados no automóvel.

A aparição mais recente da atriz foi na série Amores Roubados, da TV Globo. Isis Valverde está escalada para ser a protagonista de Saber Viver, próxima novela das 18h.

Joelma: cantora do Calypso não conhecia edifício de tragédia

A cantora Joelma, do Calypso, completa 40 anos de idade em 2014, assim como o maior incêndio da história de São Paulo, ocorrido em um prédio que leva o mesmo nome da cantora. Nascida apenas quatro meses após a tragédia que deixou quase 200 mortos na capital paulista, a cantora paraense garante que a escolha do nome não tem nenhuma relação com o episódio. “Falei com minha irmã mais velha sobre a origem do meu nome, pois minha mãe mora no interior. De acordo com ela, não tem nenhuma relação. Esse nome foi escolhido porque os meus pais gostavam mesmo”.

Quando questionada sobre qual seria sua relação com o incêndio no prédio de São Paulo, a cantora confessou que nunca tinha ouvido falar da tragédia e que, ao pesquisar sobre o assunto, acabou ficando chocada com o que ocorreu. “Por incrível que pareça, eu não tinha conhecimento (sobre o incêndio), então, hoje mesmo, assisti ao documentário e fiquei muito assustada e triste”, falou.

Sem saber que o próprio nome virou sinônimo de algo tão negativo na capital paulista, a cantora ​confessa que, quando era mais nova, não gostava muito do nome escolhido por seus pais. “No começo, eu não achava meu nome bonito, mas depois que viajei pra fora do Brasil com a Calypso e fui a Colômbia e Peru, eu comecei a gostar mais, pois por causa do sotaque deles e da língua fica ‘Ruêlma’ (risos)”, disse a cantora.

No próximo dia 22 de junho, a cantora chega aos 40 anos e relata que não tem nenhum problema em ultrapassar essa “fronteira”. Para Joelma, a expectativa de vida em sua juventude era muito menor. “Acho o máximo (chegar aos 40 anos)! Eu, quando era mais nova,  não pensava em chegar aos quarenta anos. Achava que chegaria, no máximo, aos 25 anos (risos). Mas, graças a Deus e a todas tecnologias que temos ao nosso favor, estou no lucro e entrando na fase dos ‘enta’’, completou.

Homem é preso acusado de abusar sexualmente da bisneta de 5 anos

Um homem de 67 anos foi preso em flagrante acusado de estupro a bisneta de cinco anos, em Vidigal, distrito de Cianorte, no noroeste do estado.

Ele foi flagrando pela tia de menina quando obrigava a criança a fazer sexo oral. O idoso foi detido pela Polícia Militar e encaminhado para a delegacia de polícia de Cianorte.

Por questões de segurança o acusado foi mantido em cela isolada na cadeia de Cianorte, separado dos demais presos. Durante depoimento o aposentado negou o crime, afirmou que a menina se aproximou dele quando urinava, e teria tocado no pênis dizendo que era igual ao de seu pai.

A versão do suspeito não convenceu, o delegado responsável pelo caso ouviu as testemunhas, a vítima que confirmaram a agressão contra a criança.

Selecionados na segunda chamada do Sisu já podem fazer matrícula

Começa hoje nesta sexta-feira e vai até 4 de fevereiro o prazo para a matrícula dos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. O estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. 

Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A participação pode ocorrer apenas na primeira opção de vaga do candidato. A adesão à lista pode ser feita até 7 de fevereiro, no site do Sisu. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Travesti é assassinada a tiros a cinco metros de residência na BA

Uma travesti foi assassinada por dois homens enquanto conversava com uma mulher na calçada de um bar, nas proximidades da residência onde morava, segundo informações da polícia.

De acordo com o órgão, o crime aconteceu na noite de quarta-feira (29), no município de Itabela, a cerca de 690 Km de Salvador.

O delegado titular José Hermano Costa Carvalho, infromou ao G1 que a vítima, de 35 anos, foi morta por volta de 20h40. "Ele estava em uma calçada, a cinco metros de casa, conversando com uma mulher, quando dois homens chegaram e participaram da conversa. Poucos minutos depois os elementos atiraram no travesti", explica.

O delegado ainda informou que existe uma supeita é de que os suspeitos sejam menores de idade. Segundo a polícia, Marcus morava com um senhor de idade que presenciou a ação dos supeitos. A motivação é desconhecida. O corpo da vítima foi encaminhado para o Intituto Médico Legal de Eunápolis (IML). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Prefeitura de Itabuna reafirma compromisso com o combate à dengue

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu um grupo de 12 supervisores-gerais dos agentes de endemias do programa de controle da dengue quando reafirmou o compromisso da administração pública no combate aos focos da doença. No encontro, que teve a participação do secretário Plínio Adry, da diretora de Planejamento da Secretaria da Saúde, Luciana Pinheiro, da diretora de Vigilância à Saúde, Larissa Pimentel, e do coordenador de combate às endemias, Renato Araújo, Vane garantiu o atendimento às reivindicações.

Embora já tenham recebido mochilas, os agentes pediram à concessão de novo fardamento e crachás para facilitar o trabalho de campo. Vane também assegurou aos supervisores que a Prefeitura vai disponibilizar veículos e motocicletas para o combate aos focos do mosquito, cujas aquisições passarão pelo procedimento licitatório. “O encontro foi cordial, proveitoso e também serviu para que fosse reafirmado os compromissos da gestão com as ações desenvolvidas”, disse Renato Araújo.

Termina nesta sexta-feira prazo para matrícula nas escolas municipais

O prazo para matrícula nas vagas das 110 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Itabuna termina nesta sexta-feira, dia 31. Os interessados devem procurar a escola mais próxima de sua residência e apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: Histórico Escolar (original); Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia) e duas fotografias 3x4.

As matrículas para educação infantil, fundamental e na modalidade de jovens e adultos foram iniciadas em 27 de dezembro e também serão encerradas nesta sexta-feira, bem como para os novos alunos, que estão saindo de outras redes para as escolas do município. A Secretaria da Educação disponibilizou 22 mil vagas para o ano letivo 2014 que começa no próximo dia 27 de fevereiro.

Programa de educação integrada passa a denominar-se Estrela da Paz

A Prefeitura promoveu reformulação em um dos principais projetos de educação integrada, didática, humana e religiosa desenvolvido pela Secretaria da Educação nas 110 escolas da rede municipal de ensino de Itabuna. A partir deste ano passa a denominar-se Programa Estrela da Paz – Propaz, mas preserva a mesma metodologia que privilegia a diversidade religiosa e o incentivo aos valores fundamentais da vida para uma cultura de paz.

Integrado ao Programa Cidade de Paz da Prefeitura de Itabuna, o Propaz também terá nova logomarca e slogan bem mais abrangente: “Educar para a Paz com a prática de valores fundamentais”. A coordenadora geral do projeto, Erenita Cristina Araújo, disse que essa ampliação é decorrente de ajustes para a realização do sonho de desenvolver o ensino religioso livre de proselitismos nas escolas municipais, Fundação Marimbeta, Grapiúna Cidadão e nas salas de aula no Presídio.

 No mês de abril completa-se 12 anos que o programa de educação integrada e religiosa é desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino. Além de incentivar a cultura de paz nele também se debate questões e temas cotidianos das escolas sugeridos nos encontros de orientação para a vida (OPV). Nestes encontros são elaborados os módulos que são levados semanalmente às salas de aula. “A gente trabalha variada temática sempre envolvendo valores fundamentais”, observa a Erenita Araújo.

Conselho Municipal de Saúde discutirá situação da dengue em Itabuna

Em reunião ordinária que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 5, o Conselho Municipal de Saúde receberá um representante da Secretaria da Saúde de Itabuna que fará uma apresentação dos dados sobre a situação da dengue no município, incluindo os planos para conter a infestação e impedir o aumento no número de casos. 

A reunião será realizada às 17 horas, no Auditório Luís Sena do Sindicato dos Bancários, Avenida Duque de Caxias, no Centro. Ainda em pauta na reunião ordinária a apresentação do relatório de avaliação da prestação de contas 2011, pela Comissão para Assuntos Administrativos – Financeiros, bem como informes aos conselheiros.
As reuniões do Conselho são abertas à população.

Atendimento da UBS Dilson Cordier remanejado para o Novo Horizonte

A Secretaria da Saúde de Itabuna está transferindo, temporariamente, o atendimento da Unidade Básica de Saúde Dilson Cordier, no bairro São Roque, para a unidade mais próxima a Unidade Básica de Saúde Jacinto Cabral, no bairro Novo Horizonte. A transferência visa à realização de alguns reparos na rede pluvial e de esgotamento sanitário e troca do reservatório de água da unidade, que recentemente apresentou problema de vazamento.  

Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Michelle Andrade, os serviços de reparo devem durar 20 dias. Durante esse tempo toda a equipe da unidade Dilson Cordier manterá atendimento integral no bairro vizinho, das 8 às 17 horas, para atender à demanda da população da área. Já  os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ligados UBS Dilson Cordier permanecerão atuando na mesma região, realizando visitas domiciliares e orientando a comunidade.

Mais três ruas do Vila Anália recebem melhorias para urbanização

Dando continuidade ao projeto de urbanização do bairro Vila Anália, a Emasa está realizando a instalação de redes de água e esgotamento sanitário, além de ligações domiciliares. As melhorias preparam o bairro para as próximas etapas do projeto de saneamento básico que beneficiará mais de 200 famílias. Antes os moradores sofriam com a água suja próxima as residências, infestação de mosquitos, além de alagamentos devido a pouca vazão das redes pluviais em períodos chuvosos.

Nos serviços de drenagem pluvial e recuperação de ruas nesta quinta-feira estão sendo utilizadas duas retroescavadeiras e uma caçamba, além de mais de 15 funcionários da Emasa, que trabalham nas ruas A, J e São Francisco, na primeira etapa do bairro Vila Anália. Também serão colocadas manilhas de 80 centímetros de diâmetro, no trecho do canal de macrodrenagem que liga o bairro ao São Caetano.

Segundo o chefe do Setor de Projetos da Emasa, José Ferreira dos Santos, a colocação destas manilhas facilitará o direcionamento pluvial e vai ampliar a capacidade de vazão para o dobro da atual. O projeto prevê investimento de mais de R$ 1,6 milhão em recursos próprios pela Prefeitura e de convênio com o Ministério das Cidades para a urbanização de 16 vias públicas.

Segunda fase da seleção da saúde de Ilhéus será de 5 a 11 de fevereiro

Em virtude de equívoco cometido na data de convocação para a segunda fase do processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a Secretaria Municipal de Administração (Sead) republicou a portaria n° 104, confirmando que as entrevistas dos aprovados na primeira fase da seleção ocorrem nos próximos dias 5, 6, 7, 10 e 11 de fevereiro. A republicação está disponível na Imprensa Oficial do Município (www.ba.ioe.org.br/prefeitura/ilheus).
Os candidatos deverão comparecer no salão nobre da Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana, ao lado da Igreja São Jorge, Centro de Ilhéus, das 13h30 às 17h30, munidos de documento de identificação com foto e comprovante de inscrição.  No anexo II da portaria, está o cronograma das entrevistas, de acordo com o código da vaga.
Neste processo seletivo, estão sendo oferecidas 303 vagas ao todo, abrangendo as seguintes especialidades: enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, técnico em enfermagem, terapeuta, educador físico, biomédico, engenheiro de alimentos, protético, auxiliar de prótese dentária e de saúde bucal, veterinário e auxiliar veterinário, zootecnista, técnico em zootecnia, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e técnico auxiliar de regulação médica.
 A seleção oferece também vagas para contador, eletricista, técnico em segurança do trabalho, rádio operador, auxiliar do setor de compras e técnico para sistemas de informações de saúde. E ainda, dermatologista, mastologista, oncologista, obstetra, proctologista, geriatra, urologista, hematologista, endocrinologista, diabetólogo, otorrino, pediatra, reumatologista, psiquiatra, cardiologista, angiologista, cirurgião geral e ginecologista.
                                     Cronograma para entrevistas
DIA 05 DE
FEVEREIRO/2014
(quarta -feira)

CODIGO DA VAGA
8–9–10–11–12–13–
14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19
–20-21

Salão nobre da Loja
Maçônica Regeneração
Sul Bahiana - Praça Ruy
Barbosa, ao lado da Igreja
de São Jorge
Das 13h. 30min. às 17h.
30 min.
DIA 06 DE
FEVEREIRO/2014
(quinta-feira)

CODIGO DA VAGA
22 – 23 – 24 – 25 – 26 – 27
–28–29–30–31–32

Salão nobre da Loja
Maçônica Regeneração
Sul Bahiana - Praça Ruy
Barbosa, ao lado da Igreja
de São Jorge
Das 13h. 30min. às 17h.
30 min.
DIA 07 DE
FEVEREIRO/2014
(sexta-feira)

CODIGO DA VAGA
-39–40–41–42–43–44
– 45- 46 – 47

Salão nobre da Loja
Maçônica Regeneração
Sul Bahiana - Praça Ruy
Barbosa, ao lado da Igreja
de São Jorge
Das 13h. 30min. às 17h.
30 min.
DIA 10 DE
FEVEREIRO/2014
(segunda-feira)

CODIGO DA VAGA
48 – 49 – 50 – 51 – 52 – 53
68 – 69 – 70 – 71 – 72 – 73
79 – 80 – 81 – 82 – 83 – 84
90.
Salão nobre da Loja
Maçônica Regeneração
Sul Bahiana - Praça Ruy
Barbosa, ao lado da Igreja
de São Jorge
Das 13h. 30min. às 17h.
30 min.

DIA 11 DE
FEVEREIRO/2014
(terça-feira)

CODIGO DA VAGA
1–2–3–4–5–6–7–54
–55–56

Salão nobre da Loja
Maçônica Regeneração
Sul Bahiana - Praça Ruy
Barbosa, ao lado da Igreja
de São Jorge
Das 13h. 30min. às 17h.
30 min.

Criança presa em escada de shopping passa por cirurgia


O garoto de cinco anos que ficou com pé preso na escada rolante de um shopping de Salvador, na manhã de quarta-feira (29), passou por uma cirurgia de reconstrução óssea e neurovascular no Hospital Aliança, na capital baiana.

Em entrevista à TV Bahia, na tarde desta quinta-feira (30), o pai da criança disse que os médicos da unidade não descartam totalmente o risco de amputação do dedão do pé do filho, que sofreu fratura exposta.

"Segundo o doutor Fernando Cury [que cuida da criança] agora é o momento de esperar. O risco acontece, mas a gente acredita que com uma boa revascularização até a extremidade do dedo dele isso não vá acontecer. Eu tenho fé", disse o pai ao ressaltar que a criança está bem humorada.

Calçado irregular
O garoto de cinco anos que ficou com o pé preso em uma das escaldas rolantes do shopping Iguatemi, permace internado na manhã desta quinta-feira (30).

Ele estava acompanhado da mãe, quando o pé dele ficou preso na escada. Depois do acidente, a escada ficou desligada.

Segundo testemunhas, que preferiram não se identificar, a criança utilizava uma sandália proibida, feita de borracha. O modelo não é indicado para escadas rolantes, como mostra sinalização. "O solado de borracha não dá muita aderência ao degrau. A maioria das vezes ela fica presa entre o rodapé e o vão", explica o engenheiro mecânico Vandilson Alves. No shopping Iguatemi, onde o acidente aconteceu, as escadas rolantes possuem os avisos de segurança.

escada rolante shopping (Foto: Reprodução / TV Bahia) 
Indicações de segurança em escada rolante
(Foto: Reprodução / TV Bahia)

Dicas de Segurança
De acordo com o engenheiro, é preciso que as pessoas tenham cuidado ao transitar por escadas rolantes. "A escada não é um eletrodoméstico, é um equipamento pesado, que pesa entre quatro e cinco toneladas e ela requer algumas precauções de segurança", diz.

"É preciso colocar a mão no corrimão. "Além de dar firmeza a pessoa sente a velocidade da escada. É importante que a pessoa se apoie no centro da escada rolante. Nunca colocar o pé no rodapé ou mesmo na parte lateral da escada. É proibida a circulação de crianças sozinhas na escada, é preciso estar acompanhado.Jamais transportar crianças em carrinhos. A escada foi feita para transportar só indivíduos", finaliza.

O caso
Um garoto de cinco anos ficou com o pé preso em uma das escadas rolantes do shopping Iguatemi, na Avenida ACM, em Salvador, por volta do meio-dia desta quarta-feira (29).

Em nota, o shopping informou que foi prestado atendimento à criança e que a ação foi realizada por bombeiros civis do local. Os pais levaram o garoto para um hospital particular e não há informações sobre o estado de saúde.

Confira a íntegra da nota:
“O Shopping Iguatemi informa que a equipe de emergência do estabelecimento atendeu a criança e seus pais imediatamente e ofereceu o suporte necessário para os primeiros socorros. Os familiares preferiram conduzir o menor a um hospital particular. O shopping está em contato direto com os pais da criança e se colocou a inteira disposição para apoiar no que for necessário”.

Moradores travam Avenida Paralela em protesto contra morte de criança


Moradores do Bairro da Paz, em Salvador, bloqueiam as faixas da Avenida Paralela, no sentido aeroporto, na tarde desta quinta-feira (30). De acordo com um dos participante, a ação foi organizada após a morte de uma criança, que teria sido atingida por tiros na cabeça.
O crime ocorreu por volta das 16h durante troca de tiros entre traficantes, afirmam os moradores que estão no local.
Um micro-ônibus está atravessado na pista e teve vidros do fundo quebrados. Pneus foram queimados também para obstruir a passagem dos carros.
Por volta das 18h30, a Polícia Militar informou que equipes negociaram com os manifestantes e duas das quatro faixas interditaram começavam a ser liberadas. A pista tem cinco faixas.
A PM acrescenta que a morte aconteceu durante troca de tiros entre grupos rivais no tráfico de drogas.
O congestionamento ainda afeta a Avenida Orlando Gomes. Equipes das Rondas Especiais (Rondesp), da PM, assim como da Transalvador, estão no local.
Protesto de moradores do Bairro da Paz, em Salvador (Foto: Maiana Belo/G1 BA)Cerca de 50 pessoas participam da  (Foto: Maiana Belo/G1 BA)

Reinauguração da Unidade de Saúde do Basílio beneficia 8 mil ilheenses

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reinaugurou nesta quinta-feira, dia 30, a Unidade de Saúde do Alto do Basílio, constituída por duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF I e II), que passa a funcionar com a participação de dois médicos cubanos, Yusneidi Pérez e Yoel Hernandez, que vieram para a cidade através do Programa Mais Médicos. Embora funcionem no mesmo prédio, as unidades têm estruturas específicas e vão beneficiar 8 mil cidadãos.

Durante a reinauguração, o chefe do Executivo anunciou que, na próxima segunda-feira, dia 3, será reinaugurada a Unidade de Saúde do Ilhéus II, bairro localizado na zona sul da cidade, que contará com os serviços da médica - também cubana - Liliana Leticia Fernandez Rosales.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, José Antônio Ocké, lembrou que aquela unidade foi fechada no governo anterior para o início de obra de reforma e que a empresa contratada abandonou as atividades ainda em 2012. “Ao assumirmos a Prefeitura, os serviços da saúde estavam um verdadeiro caos, como atesta a auditoria feita pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), do Ministério da Saúde. Para concluir a obra do posto do Basílio, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou o uso de recursos próprios e o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur)”, afirmou o secretário.

A diretora municipal de Atenção Básica à Saúde, enfermeira Bárbara Magalhães, informou que a estrutura das unidades entregues à população nesta quinta-feira compreende sete consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, quatro banheiros, salas de fisioterapia, de triagem de reuniões, de vacina, almoxarifado, copa, além dos serviços de enfermagem e nutrição. Os postos vão funcionar no horário das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas, a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro.

Solenidade – O ato de reinauguração contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), dos secretários de Educação e de Relações Institucionais, Marlúcia Mendes Rocha e Jailson Nascimento, e do chefe de Gabinete, Victor da Veiga. O líder político do bairro, vereador Raimundo Bonfim (Raimundo do Basílio – PMDB), também prestigiou o evento, ao lado dos legisladores Ivo Evangelista (PRB), Luiz Carlos Escuta (PP), Roque Cavalcante (Roque do Sesp – PSC), Alzimário Belmonte, (Gurita-PP), Nerival Nascimento (PC do B), além de Tarcísio Paixão e Walmir Freitas, do Solidariedade.

Raimundo do Basílio lamentou o longo período de tempo em que a unidade esteve desativada, e elogiou a determinação do prefeito Jabes Ribeiro no trabalho de reconstrução da Secretaria de Saúde e do município, de modo geral, com o objetivo de beneficiar a população. Ele agradeceu a atenção do prefeito e outros serviços executados no bairro, como a contenção de encostas na Rua Visconde de Santo Amaro e a melhoria no cemitério local.

Seminário visa otimizar ações da Prefeitura de Ilhéus para 2014

Com o objetivo de dinamizar as ações da Prefeitura em todo o município de Ilhéus durante este ano, será realizado, na noite desta quinta-feira, dia 30 e durante toda a sexta-feira, dia 31, o Seminário Interno de Planejamento 2014, quando os secretários municipais apresentarão seus planos de ação e projetos previstos para os próximos 11 meses. O encontro vai ocorrer no Hotel Barravento e será aberto às 17 horas, com a palestra “Planejamento Governamental e o Enfrentamento dos Desafios Sociais”, ministrada pela doutora Valéria Barreto Peruna, especialista em políticas públicas e gestão governamental, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
O prefeito Jabes Ribeiro, que fará a abertura oficial do evento, explica que o seminário será uma oportunidade para que não apenas ele, mas todos os secretários e os principais técnicos da administração municipal possam tomar conhecimento com antecedência do que está sendo planejado em cada área. “Com isto, será possível estabelecer uma dinâmica em que as áreas afins tenham condição de contribuir mais entre si, aumentando a eficiência dos serviços a serem prestados à população e também otimizando a aplicação dos recursos, uma vez que poderemos definir melhor as nossas prioridades para este ano”, acrescentou o prefeito.

Cade investiga supostas "práticas anticompetitivas" da Oi

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou processo administrativo para apurar se a empresa de telefonia Oi cometeu “práticas anticompetitivas” no setor, em especial contra a operadora Global Village Telecom (GVT).

As infrações, supostamente ocorridas entre 2008 e 2009, foram denunciados ao Cade em novembro de 2012 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após abrir processo sobre o caso. Entre as acusações está a de que a Oi teria cortado cabos de ligação de telefones da GVT na infraestrutura compartilhada entre prestadoras de serviços de telefonia e de TV a cabo em prédios residenciais.

A Oi é acusada também de provocar lentidão e supostas falhas técnicas no tráfego de dados da GVT. O Cade investigará, ainda, “supostos abusos praticados com o objetivo de dificultar o processo de transferência de assinantes da Oi para a GVT”. De acordo com a denúncia, “funcionários da Oi teriam se passado por clientes e telefonado para o call center da GVT solicitando cancelamento de portabilidades numéricas de pessoas que já haviam feito pedido de migração para a concorrente”. Também serão apuradas acusações de que empregados da Oi teriam ameaçado instaladores de sistemas de telefonia da GVT em Salvador, na Bahia.

Em nota, a superintendência-geral do Cade diz ter entendido que os indícios apresentados “são relevantes” e que, se comprovados, “poderiam indicar potenciais prejuízos à concorrência e aos consumidores no mercado de telecomunicações, justificando análise mais aprofundada pelo órgão antitruste”. Instaurado o processo administrativo, a Oi será notificada para apresentar defesa no prazo de 30 dias. A prática de infrações à ordem econômica sujeita empresas ao pagamento de multa no valor de 0,1% a 20% de seus faturamentos, além de outras penalidades previstas em lei.

Em contato com a assessoria de imprensa, a Oi disse apenas que “não foi notificada pelo Cade sobre o processo administrativo citado”.

FICC lança seu novo site

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) colocou a disposição, nesta segunda-feira, 28, o seu novo portal na Internet. O novo site da instituição está mais arrojado, com informações mais claras e objetivas, acompanhando a política interna de Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna, ao mesmo tempo em que insere dentro desta política uma linguagem própria. 

Ricky Mascarenhas, Assessor de Comunicação da FICC, relata que a proposta é colocar à disposição das pessoas um site que agrade desde os mais jovens até os mais idosos. "Cores, tamanho das letras, textos, links, tudo foi cuidadosamente trabalhado com a intenção de aproximar mais a FICC das pessoas” , explicou. 

No site, o internauta encontra as notícias sobre a fundação, informações sobre os projetos desenvolvidos, serviços oferecidos, parcerias, agenda cultural, arquivos multimídia, editais, convênios, além das versões on line de todas as edições do boletim informativo da FICC e uma aba da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), com todas as novidades e links para inscrições em editais.

Para conhecer o novo site, basta acessar www.ficc.com.br ou www.ficcitabuna.com.br

Ian Thorpe é internado para combater alcoolismo e depressão

O nadador australiano Ian Thorpe, dono de 11 títulos mundiais e nove medalhas olímpicas, iniciou um processo de reabilitação em um hospital de Sydney, para combater o alcoolismo, publicou nesta quinta-feira o jornal "Herald Sun".

Diagnosticado com depressão, Thorpe, de 31 anos, "permanece sob o cuidado de especialistas, em sua longa e solitária batalha para assentar sua vida após a carreira e seu fracassado retorno por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres", disseram familiares ao jornal.

O ex-nadador admitiu em sua biografia divulgada em 2012 sofrer de depressão, que o fez pensar até em se suicidar. "Usei o álcool como uma forma de livrar minha cabeça de pensamentos horríveis. É minha forma de controlar meu estado de ânimo", escreveu Thorpe na época.

TelexFree leva mil equatorianos para torcerem pelo Botafogo em Quito

Aproveitando a passagem do Botafogo pelo Equador, a Telexfree, que patrocina o time alvinegro, decidiu realizar uma ação ousada: levou aproximadamente mil equatorianos, em sua maioria funcionários da empresa, para apoiarem o clube em Quito, na partida contra o Deportivo Quito, na última quarta-feira, no Estádio Atahualpa.

A decisão foi tomada pela própria Telexfree do Equador, sem o auxílio do Botafogo ou da Telexfree Internacional. A empresa confeccionou bandeiras e camisetas parecidas com a do clube carioca e distribuiu, junto de ingressos, para equatorianos que fossem apoiar o clube.

A empresa, que assinou o acordo com a equipe brasileira neste ano, enfrenta polêmica no Brasil, já que é acusada de promover pirâmides financeiras. No Botafogo, a TelexFree, proibida de atuar no Brasil, espera alcançar publicidade global. 

No 'BBB14', Franciele insinua que fez sexo com Diego: "não me arrependo"

Franciele e Clara conversaram na área externa da casa do Big Brother Brasil 14, nesta quinta-feira (30). A gaúcha, então, contou à colega que o clima esquentou com Diego embaixo do edredom, após a Festa Circo, que aconteceu na noite de quarta-feira (29): “fiz merda”, disse ela, escondendo o rosto com um livro.

“Tô fudida, não vou mais pegar ninguém no Brasil”, continuou Fran. “Por quê? Só porque você faz coisas no edredom?”, questionou Clara. “Capaz de o meu pai não vir no próximo paredão”, continuou a modelo. “Como é que faz? Você bebe, não tem nada pra fazer...”, acrescentou a morena.

“Ah, eu não me arrependi de nada que eu fiz”, avaliou Clara. “Eu não me arrependo também, mas não precisava ter explanado para o Brasil”, concluiu Fran.

Mais tarde, a gaúcha conversou na piscina com Tatiele, Letícia e Angela, e todas quiseram saber como foi a noite com Diego. Questionada se foi bom, ela respondeu: "não", causando a surpresa das colegas. "Tinha que ter tirado as câmeras", explicou ela, ao esclarecer que "foi bom", sim.

Fran, então, tentou desviar o assunto: "pecado isso que vocês estão fazendo comigo". "Pecado isso que você está fazendo com a gente. Conta um babado e não pode nem...", interrompeu Angela.

Caminhão tomba, causa incêndio em posto de combustíveis e mata 1

Um caminhão tombou na tarde desta quinta-feira em um posto de combustíveis no bairro São Mateus, em São Paulo. O acidente causou um incêndio e o motorista morreu carbonizado, segundo o Corpo de Bombeiros.

Seis viaturas foram deslocadas até o posto de gasolina, que fica na avenida Ragueb Chofi, 100, para apagar o incêndio. Segundo os bombeiros, o fogo já foi controlado.

Pedofilia: abusos na infância podem criar agressor na vida adulta

Mesmo após diversos escândalos, somente no começo deste mês, no Comitê da ONU para os Direitos das Crianças, representantes do Vaticano se pronunciaram sobre casos de pedofilia na Igreja Católica. De acordo com o porta-voz da Santa Sé Federico Lombardi, 400 religiosos foram expulsos do sacerdócio entre 2012 e 2013, mas ainda existem cerca de 4 mil casos em investigação. E fora da Igreja, o quadro geral é também preocupante: em 2013, mais de 3,1 mil casos foram denunciados. 

No Brasil, há apenas uma delegacia dedicada ao crime. O número de abusos sexuais infantis no País, no entanto, vai além do registrado por conta da omissão da denúncia, segundo especialistas entrevistados pelo Terra, e o crime pode criar um círculo vicioso, já que entre as consequências da pedofilia na vida adulta estão transtornos sexuais, depressão e até a repetição do assédio em outras crianças.

Só no Rio de Janeiro, três crianças a cada 10 minutos são vítimas de pedofilia
Maura de Oliveira vítima, pesquisadora e ativista

Maura de Oliveira foi vítima de pedofilia e passou 10 anos sofrendo violência sexual, dos seis aos 16 anos, na casa da família adotiva onde vivia. De acordo com ela, só no Rio de Janeiro, três crianças a cada 10 minutos são vítimas de abuso sexual. “Eu fui criança de rua até os seis anos no Rio de Janeiro. Nunca sofri violência nas ruas, mesmo tendo que comer lixo para sobreviver, mas nessa casa passei a ser abusada pelo patriarca da família, um comerciante que tinha cerca de 60 anos”, relatou. Segundo ela, em 90% dos casos, o pedófilo é conhecido da criança e dos parentes, o que torna ainda mais difícil a denúncia. Com a criminalização da pedofilia – a pena vai de oito a 15 anos de prisão – “os próprios familiares impedem a vítima de denunciar”, disse a ginecologista e coordenadora do Grupo de Apoio à Vítima de Violência Sexual (GAVVIS) Valéria Batista.

Mari Araújo se lembra até hoje de como foi ignorada quando pediu ajuda. A primeira vez que foi abusada, por uma tia, estava com três anos: “não tinha a mínima noção do que estava acontecendo”. Depois que o pai morreu, Mari tinha nove anos, passou a ser abusada pelo padrasto e devido às ameaças verbais e com arma de fogo, ela entendeu que aquilo tudo era errado. “Após minha mãe se divorciar, tivemos que aceitar um pensionista: ele se tornou meu abusador até os quatorze anos”, relatou. “Me sentia humilhada. Não tinha coragem de me expor, tinha muito medo e vergonha”, acrescentou.

Paula Fernandes curte férias com tomara que caia e calcinha branca

Com o corpo sequinho, a cantora Paula Fernandes mostrou a barriga sarada ao usar um biquíni tomara que caia com estampa florida nas cores amarelo, laranja e azul. Para completar, ela apostou em calcinha branca, óculos de sol tipo aviador e trança.


A cantora, que está de férias na praia, escreveu na legenda da imagem: "recarregando as energias! Vem show novo por ai e quero estar 100% para vcs! Beijos"

"Estão se aproveitando de uma causa", diz Cássio sobre beijo gay no 'BBB14'

Na noite da última quarta-feira (29), durante a Festa Circo no BBB14, Cássio e Marcelo engataram uma conversa sobre algo que tem acontecido nas noitadas da casa com frequência, os beijos entre Clara e Vanessa. "Acho uma ofensa para mim", disse o estudante de Publicidade, explicando que tem muitos amigos, inclusive o irmão, homossexuais. "Acho que elas estão se aproveitando de uma causa", o brother continuou.

Cássio ainda falou sobre o fato de as duas elegerem a música Tempos Modernos, de Lulu Santos, para elas duas. "Que nem aquela música delas. 'Vamos nos permitir, vamos viver tudo o que há para viver...'. Elas estão tentando se utilizar de uma coisa que eu defendo do fundo do meu coração", ele continuou indignado, questionando se elas se aproximam em outros momentos que não são as festas. "Amanhã vou falar com as duas", o paulista avisou.

Ao trocarem carícias na frente dos brothers e sugerirem ir para debaixo do edredom, as próprias sisters comentaram a repercussão de sua proximidade. "O Brasil não vai nos separar", disse Clara.

“Vídeo íntimo” de Neymar e Marquezine é nova isca para hackers

Um e-mail com o assunto “Vídeo íntimo de Neymar e Bruna Marquezine... Cenas Picantes” que está circulando na internet é uma ameaça virtual que esconde um Trojan (Cavalo de Troia) voltado a roubar dados bancários, segundo informações divulgadas pela Eset, fornecedora de soluções de segurança de informação.

No corpo do e-mail, o internauta encontra uma foto de Bruna Marquezine com a frase: “Todos acreditam que seja uma vingança dele, por ela ter terminado o namoro. É TOP”.

De acordo com a Eset, quando o internauta tenta fazer o download do vídeo, baixa um arquivo Trojan bancário. Segundo a empresa, o malware utiliza um arquivo com extensão .cpl – também conhecido como arquivo de Painel de Controle do Windows -, no lugar dos populares .exe, no entanto, sua execução é igualmente perigosa.

Além de brasileiros, o Trojan já afetou usuários na Espanha e na Argentina.

Homem desaparecido sobrevive comendo borboletas, mariscos e frutas

Não é a dieta mais apetitosa do mundo, mas foi o que salvou a vida de Stephen Currie, 40 anos, perdido na natureza australiana por 28 dias: o 'cardápio' consistia em mariscos frescos, frutas e borboletas. O homem se perdeu depois de sair para caminhar na região de Queensland, norte da Austrália.

De acordo com o jornal Daily Mail, Stephen saiu de carro, estacionou na área industrial da cidade e foi caminhar, por volta das 8h30 da manhã do dia 29 de dezembro. Adentrando um bosque, ele ficou desorientado, sem conseguir achar o caminho de volta. O homem, então, tentou seguir o caminho do Rio Walsh, mas logo se perdeu novamente.

Stephen dormia na areia, próxima ao rio, em uma cama que ele fez de casca de árvore. Com a água, ele tinha onde beber e comer. Os policiais estavam atrás dele há quase um mês, e já estavam sem esperanças de encontrá-lo. Segundo o jornal, o detetive Vince Marcel afirmou que já haviam feito buscas aéreas e em locais como grutas e não o encontravam.

A família de Stephen estava desesperada. Mas, agora, estão todos aliviados depois de a polícia encontrá-lo 15 quilos mais magro, vestindo apenas um short. 

Radiação destrói revestimento da ISS, advertem cientistas russos

A radiação cósmica está destruindo o revestimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na silga em inglês), segundo um estudo de um grupo de cientistas russos cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira em Moscou.

"No final do ano passado fizemos um trabalho para o Centro Espacial Krunichev e obtivemos resultados surpreendentes: o revestimento, a proteção do casco da ISS, está sendo destruído pela radiação", disse Yelena Deshevaya, do Instituto de Problemas Médico Biológicos (IPMB) da Academia de Ciências russa.

A cientista, que informou dos resultados da pesquisa em uma conferência na Universidade Técnica Bauman de Moscou, explicou que este fenômeno acontece porque na composição do revestimento da plataforma espacial são usados poliamidas pouco resistentes à radiação.

"Toda a proteção do casco (da ISS) está sendo destruída", advertiu Deshevaya, citada pela agência Interfax.

Ela explicou que no IPMB os materiais com os quais é fabricado o revestimento da plataforma espacial foram testados e se estabeleceu que em um primeiro momento a radiação os fortalece, mas que depois os debilita e os torna mais frágeis.

Este problema, acrescentou a cientista, pode ser solucionado usando polímeros resistentes à radiação. A ISS é um projeto internacional no qual participam 20 de países e que conta com financiamento até o ano 2024, embora poderia permanecer em funcionamento até 2028.

Atualmente a bordo da plataforma espacial se encontra uma expedição integrada por seis tripulantes: os russos Oleg Kotov, Sergei Riazanski e Mikhail Tyurin, os americanos Rick Mastracchio e Mike Hopkins, e o japonês Koichi Wakata.

Explosão estelar iluminará o céu nas próximas semanas

Uma explosão estelar excepcionalmente próxima da Terra vai iluminar o céu nas próximas semanas. A explosão da supernova será na Galáxia do Charuto, chamada assim devido ao seu formato. O local fica a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra e oferecerá uma oportunidade única para se estudar uma supernova.

A descoberta, no entanto, foi feita por acaso. Steve Fossey, um astrônomo do University College de Londres (UCL), da Grã-Bretanha, descobriu a supernova com um pequeno telescópio de 35 centímetros.

"Estávamos fazendo uma observação há uma semana com estudantes do UCL e, em uma das imagens que conseguimos, de curta exposição, pudemos ver este ponto brilhante de luz na imagem da galáxia. Imediatamente nos demos conta que isto era uma supernova, a explosão de uma estrela", disse Fossey à BBC.

Fossey consultou colegas de outros observatórios e confirmou a descoberta. A União Astronômica Internacional catalogou a supernova como SN2014J.

A supernova é tão brilhante que poderá ser vista com telescópios domésticos de boa qualidade ou até mesmo com binóculos, quando atingir o ponto máximo de seu brilho, algo que deve ocorrer dentro de uma semana.

Austrália: organização cristã é acusada de "alugar" crianças para pedófilos

Crianças aos cuidados de uma organização cristã australiana foram "alugadas" para pedófilos, segundo denunciou nesta quinta-feira uma testemunha perante a comissão que investiga os abusos sexuais de menores cometidos em instituições do país.

A comissão, que analisa a gestão do Exército de Salvação em quatro de seus centro entre 1966 e 1977, se centrou no lar de Bexley, no subúrbio de Sydney, onde a polícia investiga supostos abusos a menores desde 1990.

O inspetor Rick Cunningham explicou o caso de um homem, identificado como F.V., que em 1974 denunciou à polícia como o superintendente de Bexley, Lawrence Wilson, o apresentou a uma mulher vestida com o uniforme da organização acompanhada de um homem.

O casal levou para casa a então criança e a estupraram, uma agressão que F.V. denunciou a Wilson, que ignorou a queixa e castigou várias vezes o menor como represália, declarou Cunningham segundo informou a rede ABC.

Quando perguntado por advogados do Exército da Salvação sobre a existência de uma rede de pedofilia no abrigo, Cunningham disse que "a informação é que vários ex-moradores que iam para casa nos finais de semana, recebiam visitas em Bexley".

As provas dadas por F.V. derivaram em uma acusação contra Wilson por sodomia, agressão comum e ataque indecente, acusações das quais foi desculpado em 1997, 11 anos antes de sua morte.

Abusos em  Bexley, no subúrbio de Sydney, são investigados desde a década de 90 Foto: EFE
Abusos em Bexley, no subúrbio de Sydney, são investigados desde a década de 90
Foto: EFE

A comissão, que até a próxima semana analisa o Exército de Salvação, também acusou trabalhadores da organização cristã e internos de maior idade de abusar sexualmente de internos mais jovens.

A criação desta comissão foi anunciada em novembro de 2012 depois que a polícia de Nova Gales do Sul acusou a Igreja Católica de encobrir casos de pedofilia supostamente organizados, tentar silenciar as investigações e de destruir provas cruciais para evitar processos judiciais.

A comissão de seis membros começou as audiências em abril e deverá emitir um relatório no final de junho, antes de concluir seu trabalho em dezembro de 2014.

Líder de torcida gay do Corinthians é espancado durante assalto

O jornalista Felipeh Campos, idealizador da primeira torcida organizada gay do Corinthians, a Gaivotas Fiéis, foi agredido e roubado na noite da última quarta-feira enquanto deixava o supermercado Extra na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo. Ele relatou o ocorrido por meio de seus perfis em redes sociais como Instagram e Facebook, e publicou fotos de ferimentos na cabeça.

"É impressionante! Estava eu saindo do Extra Brigadeiro quando fui surpreendido por dois caras armados com 38, e detalhe, saindo do estacionamento. Disseram assim: 'passe o iPhone'. Oi? Os assaltantes têm escolhas pelo aparelho, como assim? Tentei lutar com eles na porta do supermercado e nada aconteceu... Conclusão, eles levaram meu aparelho", escreveu o jornalista.

"Me jogaram no chão, chutaram minha cabeça para levar meu iPhone", contou Felipeh, que já registrou Boletim de Ocorrência e fez exame de corpo de delito.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

"Não perceber importância da Copa é visão pequena", diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou que não perceber a importância da Copa do Mundo é ter "uma visão pequena do Brasil", ao comentar os protestos de rua de grupos contrários aos gastos para a realização do Mundial no Brasil.

"Poucos países do mundo tiveram atitudes com manifestações que nós tivemos; não fomos à repressão, ouvimos as vozes da rua e tomamos medidas", declarou, durante sua visita a Cuba.

Ela havia sido questionada se abordaria os protestos contra a Copa após uma manifestação ter acabado em pancadaria e depredação no último sábado, em São Paulo.

Na ocasião, um jovem levou três tiros, disparados por policiais militares. A presidente negou a informação veiculada na imprensa de que realizaria uma reunião de emergência para tratar do assunto ou de que retornaria ao Brasil da reunião da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos) em Cuba.

Brasil lidera número de mortes de travestis e transexuais, aponta ONG

O Brasil, que nesta quarta-feira celebra o Dia da Visibilidade Trans, é o país onde mais ocorrem assassinatos de travestis e transexuais em todo o mundo, segundo um relatório da ONG internacional Transgender Europe.

Entre janeiro de 2008 e abril de 2013, foram 486 mortes, quatro vezes a mais que no México, segundo país com mais casos registrados.

O relatório é baseado no número de casos reportados, o que indica que ele pode ser ainda maior e não só no Brasil, mas em todo mundo, já que países como Irã e Sudão não possuem dados disponíveis sobre este tipo de crime.

Para Keila Simpson, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o elevado número de mortes no País reflete a falta de uma lei que puna crimes de ódio contra travestis e homossexuais.

"A população LGBTT, principalmente travestis e transexuais, estão sendo dizimados neste País e isso só vai acabar com uma lei que puna estes assassinos", declarou Simpson durante as ações para o Dia da Visibilidade Trans em Porto Alegre.

De acordo com a militante, a população LGBTT precisa denunciar a situação do Brasil nas Cortes Internacionais para pressioanr o poder público. "A gente vai acabar fazendo isso por conta destes assassinatos absurdos que vemos acontecer toda hora e todo dia. Tínhamos um projeto de lei no Congresso Nacional e ele virou uma moeda de troca", criticou Keila ao se referir ao projeto de lei complementar 122/06, que tornaria a homofobia crime.

O projeto foi anexado em 2013, passando a tramitar dentro das propostas de reforma do Código Penal após forte embate político dentro da comissão de direitos humanos da Câmara, então presidida pelo deputado evangélico Marco Feliciano (PSC-SP). "A gente vive no Brasil uma ditadura moral cristã religiosa que está enterrando todos os nossos direitos", ressalta Keila.

De acordo com os dados da Antra, somente em 2013 foram 121 casos de travestis assassinados em todo o Brasil, mas o número pode ser ainda maior devido ao alto índice de subnotificação. "Outros homossexuais já estão com a violência tão interiorizada que quando são atacados na rua sequer pensam em denunciar porque acham que isso é muito natural", aponta Keila Simpson.

De acordo com Keila, o dia 29, data em que o País celebra o Dia da Visibilidade Trans, é importante para chamar atenção para que estas pessoas denunciem os casos de violência. "Só tendo números expressivos vamos conseguir constituir políticas públicas e talvez uma lei federal para punir estes assassinatos e essa violência", lamentou a militante.

Copa dos Policiais Militares chega a Fase Semifinal

Chega à reta final o Campeonato de Futebol dos Policiais Militares da Bahia, Copa Lino Pitanga Filho 2013. E o Comando de Policiamento Regional da Capital - CPRC- Atlântico está representado pela equipe da 15ª CIPM/Itapuã. Após três meses de futebol competitivo, muitos gols e surpresas como as eliminações da 17ªCIPM/Uruguai (atual campeã), do Batalhão de Choque e do Bepe, a competição chega à fase semifinal com os seguintes classificados: 15ª CIPM/Itapuã, 18º BPM/Pelourinho (atual vice-campeão), Batalhão de Guardas e Rondesp RMS.

Os jogos decisivos e eliminatórios da penúltima fase da competição acontecerá neste sábado, 1º de Fevereiro, a partir das 8h30, no Clube Social da APPM-Ba, Associação promotora do certame. Na primeira partida promete ser um jogão de bola entre as equipes da Rondesp RMS e o Batalhão de Guardas. No segundo confronto previsto para começar às 10 horas o 18º BPM vai tentar chegar à final pela segunda vez consecutiva enfrentando a 15ª CIPM.

A grande final está prevista para acontecer no dia 8 de Fevereiro.

Secretaria Nacional de Defesa Civil libera recursos para Itabuna

Cerca de 40 dias depois de ter reconhecido a situação de emergência em Itabuna em decorrência das fortes chuvas e enxurradas que castigaram a cidade no final de novembro, Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional publicou Portaria hoje no Diário Oficial da União autorizando a liberação de R$ 556.500,00 para o município. Os recursos serão empregados para ações de socorro às vitimas e restabelecimento de serviços essenciais.

O Plano de Trabalho elaborado pela Comissão Municipal da Defesa Civil será executado em até 365 dias, segundo o coordenador Roberto Avelino. Envolve ações de assistência social aos desabrigados e desalojados pela cheia do Riacho Água Branca nos bairros São Roque, Caixa d’Água, Antique, Monte Cristo e Santa Inês e danos a residências do Nova Itabuna, Maria Matos, São Pedro, Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Fátima causados por enxurradas e deslizamentos de terra.

Ações emergenciais 

Desde a decretação da situação de emergência pelo prefeito Claudevane Leite, no mês de novembro do ano passado, a Prefeitura vem aplicando recursos próprios na execução de obras para diminuir danos. Além da limpeza de canais de drenagem, uma dessas obras é a contenção de encosta, esgotamento sanitário e drenagem pluvial do início da Avenida Juracy Magalhães, na saída para Ilhéus, que já tem andamento de 30%, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, para quem é uma intervenção importante por beneficiar diretamente moradores das comunidades de Vila da Dores, Vila Vital, Fátima e João Soares.

Até agora já foram concluídas a implantação de rede coletora de esgoto sanitário em 15 imóveis e construídas de 35 metros de encosta que tem 1,5 metros drenados e revestidos em concreto. Outros 55 metros de encosta, drenagem pluvial e mais 300 metros de passeio serão construídos até as proximidades do Jardim das Acácias. “O esgoto antes jogado às margens da pista, o que comprometia o barranco e colocava os moradores em risco foi retirado”, afirmou o secretário Marcos Monteiro.