quinta-feira, 31 de julho de 2014

Patrícia Marx posta foto fumando maconha e defende consumo da droga

A cantora Patricia Marx fez um discurso defendendo o uso da maconha em postagem no seu Instagram na tarde desta quinta-feira (31). A cantora, hoje com 40 anos, fez sucesso com o grupo juvenil Trem da Alegria e depois se lançou em carreira solo.
Marx postou uma foto fumando um cigarro de maconha e escreveu um texto explicando. "Fumo porque me liberta. Fumo porque quero. Porque sou rebelde. Porque acho contraditório. Porque quero provocar vocês. Porque gosto de estar no Todo que isso me proporciona. Porque faz bem e não o mal que o cigarro faz. Porque provoca alegria. Porque é um ato político. Porque sou do contra. Porque há um tabu que eu quero desfazer. Porque nem todo mundo entende. Porque muita gente entende. Porque fazer musica e cantar assim é um voo, uma entrega brilhante. Porque sou criativa e gosto de estar estimulada. Porque me faz perceber coisas que nao enxergo no dia a dia. Porque é perfumado. Porque eu quero fazer você pensar e se livrar do preconceito com relação a tudo. Apologia ou não, segue o meu parecer. Você decide. #maconha #assuntoserio #paporeto #menteaberta #vocetem? Foto por @bigabp", legendou ela.
Os seguidores apoiaram a cantora. "Gata, gostosa e talentosa pra c******! Falta muito para pessoas entenderam do que se trata, estamos a km de distância. Não se trata de apologia, se trata de liberdade!", postou um internauta.

SSP cria grupo especial para investigar homicídios de policiais

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou um grupo especial com integrantes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Superintendência de Inteligência da SSP para investigar casos de homicídio contra policiais. Na manhã desta quinta-feira (31), mais um policial militar foi morto, dessa vez no bairro de Paripe.
A decisão de centralizar investigações do tipo partiu do secretário estadual, Maurício Teles Barbosa, do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão.
"Acreditamos que a criação do grupo irá nos levar mais rápido à autoria e consequente prisão dos responsáveis", afirmou Barbosa, em nota.
Morte em Paripe
O soldado da Polícia Militar Washington Luiz Santos Cruz, 40 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (31) no Hospital do Subúrbio, em Salvador. Ele foi baleado durante um assalto que aconteceu por volta das 7h, na Rua Amazonas no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário. Washington é o quarto policial morto em julho deste ano.

Washington Luiz foi atingido no tórax e na virilha ao ser abordado por dois assaltantes. Ele chegou a ser socorrido por uma viatura da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe), mas não resistiu e morreu por volta das 10h30. Washington Luiz era lotado na Rondesp RMS e há nove anos integrava o quadro funcional da Corporação.

O policial estava de folga, em companhia da esposa no veículo do casal, quando foi roubado. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes identificaram o militar e atiraram três vezes nele. Os assaltantes fugiram levando o carro do policial. 

O serviço de inteligência da Polícia Militar e equipes da 19ª CIPM conseguiram localizar o veículo roubado na região conhecida como “Bate Coração”, no próprio bairro. Diligências estão sendo realizadas para localizar e prender os autores do crime.
Assalto e morte de policiais
A violência contra o policial da Rondesp ocorreu uma semana após a morte de dois policiais, um civil e um militar, em assaltos em Salvador em um intervalo de três horas. Na Estrada Velha do Aeroporto, o investigador da 13ª Delegacia (Cajazeiras), Jorge César de Castro Pereira, 55 anos, foi morto durante assalto realizado por três homens, por volta das 18h30. Ele levou um tiro no rosto quando tentou dominar um dos ladrões. 
Ao presenciar o roubo de R$ 1.800 do amigo, o policial tentou puxar a pistola ponto 40 da cintura, mas levou uma gravata de um outro bandido e em seguida o tiro no rosto. “O policial tentou obstruir a ação criminosa, mas estava em menor número”, contou o delegado Jorge Figueiredo. Em seguida, o trio de bandidos fugiu coma pistola ponto 40 e o carregador do policial em um Celta vermelho, tomado de assalto a alguns metros do galpão.
No mesmo dia, o soldado Fábio Ferreira Rosas, 34, da 40ª Companhia Independente de PM (Nordeste de Amaralina) foi executado por traficantes da Liberdade, que já assaltavam um casal em um carro. Os dois casos são investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 
Dois suspeitos pela morte do polícia civil Jorge César de Castro Pereira, também são suspeitos pela morte de um policial militar no Caji, em Lauro de Freitas, no dia 14 de julho. As prisões de Alexandro Borges da Silva, 20 anos, e Robson dos Santos Soares, 22 anos, já foram pedidas à Justiça.

Torcedores do Bahia fazem protesto em frente ao Fazendão

Diante da série de derrotas da equipe no Campeonato Brasileiro, torcedores do Bahia protestaram na frente do Fazendão durante a tarde desta quinta-feira (30). Um grupo levou faixas para o centro de treinamento e entoou cantos cobrando a equipe.

Um dos principais alvos dos protestos era a diretoria do clube. Integrantes de torcidas organizadas exibiram cartazes pedindo a contratação de novos jogadores e reclamando dos gestores da equipe. Os líderes da Bamor e Terror Tricolor garantiram que vão fazer um protesto pacífico.

O diretor de futebol do Bahia, Rodrigo Pestana, se colocou a disposição para conversar com os líderes das organizadas Bamor e Terror Tricolor, mas os dois recusaram e disseram que podem se reunir em outra oportunidade.
(Foto: Reprodução/Twitter)

















Na última segunda-feira (28) torcedores protestaram violentamente. Além de picharem muros do centro de treinamento no Fazendão, algumas pessoas ainda apedrejaram o carro do atacante Maxi Biancucchi depois do treino.

O grupo parou o carro do atleta no final do treinamento, dando vários murros no teto do veículo e atirando pedras. No muro, pichações como "Vergonha!" e "Acabou o amor" por conta do clube ocupar atualmente o penúltimo lugar na tabela do Brasileirão.

Dentista de menina que morreu engasgada está em estado de choque: "só faz chorar"

"Foi uma fatalidade. Isso poderia acontecer com qualquer profissional da área", lamenta a secretária de Saúde do município de Ubaitaba, Yolanda Soares Carneiro. Em entrevista aoCorreio24horas, ela comentou o caso que chocou a cidade na terça-feira (29), quando umamenina de 4 anos morreu após se engasgar com um dente durante uma extração.
Segundo a Polícia Militar de Ubaitaba, onde aconteceu o caso, a menina ficou sufocada e sofreu duas paradas cardíacas, morrendo após a segunda. Durante a operação, a garota estava acompanhada por um responsável. 
A dentista deixou um dente que era extraído escapar do alicate e ele caiu na garganta da menina. O médico e sua assistente, que é socorrista do Samu, ainda tentaram fazer a menina desengasgar, mas não conseguiram e a encaminharam para o hospital de Ubaitaba.
"Geralmente quando a criança engole um dente, ele vai para o esôfago. Neste caso, foi para a traqueia. Foi um procedimento tão comum e aconteceu algo que ela não esperava", comenta a secretária Yolanda. "Ela [a dentista] está muito abalada, em estado de choque. Só faz chorar. Como ela está grávida de três meses, estamos dando um tempo até que ela melhore antes de ouvi-la sobre o caso". 
O corpo da criança foi enterrado na quarta-feira (30), sem passar por uma necrópsia. Na manhã de hoje, a mãe da menina foi ouvida na delegacia de Ubaitaba. Segundo informações da Polícia Civil, a dentista e outras testemunhas devem prestar depoimento nos próximos dias. Além da Secretaria de Saúde de Ubaitaba, o conselho de odontologia da região também investiga o caso. 
A PM não revelou a identidade da vítima. Em entrevista ao site local Ubaitaba Agora, uma amiga da família relatou que a menina não queria ir ao consultório da dentista: "Parece até que a garotinha estava prevendo alguma coisa, ela saiu de casa chorando e chorou muito ao entrar na sala da dentista”, disse.

Polícia investiga se morte de prefeito foi motivada por dívida com ciganos

A delegacia da cidade de Itagimirim investiga se a morte do prefeito do município, Rielson Santos Lima (PMDB), 51 anos, foi provocada por uma dívida com ciganos. Segundo a Coordenadora da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), Valéria Fonseca, a suspeita surgiu a partir de um boato entre moradores do município.
A esposa da vítima ainda deve prestar depoimento ao delegado da cidade, José Hermano, para esclarecer a suspeita. "A esposa deve ter conhecimento dessa dívida, caso ela realmente existiu", declarou a coordenadora Valéria Fonseca.
O delegado de Itagimirim já ouviu testemunhas do crime e o primo da vítima, que acompanhava o prefeito em um bar no momento do crime. Segundo Valéria, ele desmentiu a versão inicial do homicídio, que apontava dois envolvidos no caso: "Ele disse que um homem encapuzado desceu de uma motocicleta com dois revólveres e disparou. Ele era o único ocupante do veículo", relata.
O acusado pelo crime, que aconteceu na última terça-feira (29), ainda não foi encontrado. O delegado José Hermano ainda deve ouvir policiais militares que estavam fazendo ronda no momento do crime, incluindo o PM que prestou socorro ao prefeito.
Novo prefeito
Vice-prefeito do município desde que venceu as eleições com Rielson em 2012, Rogério Andrade (PP) assumiu o cargo de gestor municipal na manhã desta quinta-feira (31), em cerimônia realizada na Câmara de Itagimirim.

Segurados do Bradesco Saúde devem denunciar problemas, diz Procon

O superintendente do Procon-BA e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia, Ricardo Maurício, fez um breve resumo da situação do Bradesco Saúde no estado; a quase um mês os médicos credenciados ao plano de saúde suspenderam o atendimento aos segurados.
"Sem querer entrar no mérito das questões de ordem trabalhista, que estão sendo investigadas pela Procuradoria do Trabalho, no que se refere à defesa do consumidor, todas as medidas que o Procon-BA, a Defensoria Pública e O MP-BA puderam tomar, foram tomadas", afirmou em entrevista à rádio CBN Salvador na tarde desta quinta-feira (31) .
Depois de ser autuado pelos órgãos de defesa do consumidor, foi requerido do plano de saúde Bradesco o pagamento de R$ 6 milhões por danos causados à sociedade. "Além disso, o que nós requeremos nessa ação? Em primeiro lugar, o atendimento e que o plano se responsabilize a pagar por profissionais que estejam fora da rede credenciada. Além disso, o reembolso deverá ser pago em pelo menos 30 dias aos consumidores. Caso estes tenham danos individuais, poderão ser indenizados em R$ 5 mil, valor que será abatido no decorrer das mensalidades", detalhou.
Durante o período de paralisação, o Procon-BA recebeu várias denúncias relativas à má prestação de serviço da Bradesco Saúde. Os segurados não conseguem iniciar novos atendimentos, o que representa um risco latente, porém iminente à vida, saúde e segurança dos consumidores. 
De acordo com o superintendente, enquanto a questão não for resolvida, é importante que o consumidor preste queixa caso seja mal atendido, não tenha acesso à informação ou não seja reembolsado. "Embasamos as ações com bases nessas denúncias, então o registro é muito importante para que consigamos efetivar os direitos dos consumidores", finalizou.
Esta semana, o Sindimed entrou com uma ação civil pública contra o Bradesco Saúde. De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Magalhães, a "ação é um marco na Bahia. "Os planos de saúde são grandes conglomerados comerciais, que põem em risco o direito à saúde e à vida de muitos consumidores", acusou. 

Sem luz, Dilma e autoridades sobem escadas em inauguração de templo da Universal

A inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, teve um contratempo, apesar do investimento milionário da Igreja Universal do Reino de Deus. O templo ficou cerca de 10 minutos sem luz na parte interna - segundo O Globo, também houve apagão do lado de fora, na região do Brás. Foram quatro quedas de energia.
Uma das quedas de energia aconteceu quando a presidente Dilma Rousseff chegava ao local. Ela teve que subir três lances de escada da garagem até a área vip do templo por conta da falta de luz, ao lado de outras autoridades.
Cerca de 15 governadores estiveram presentes na cerimônia, além dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. Também esteve na inauguração o vice-presidente Michel Temer, que ficou perdido no templo com outras autoridades durante uma das quedas - seguranças da Universal estavam sem lanternas e todos usaram celulares para iluminar o caminho.
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Cerca de 5 mil fiéis ocupavam o entorno do templo. A construção tem mais de 70 mil metros quadrados e custou R$ 680 milhões. O templo permite 10 mil fiéis sentados.
Caravanas de vários países latino-americanos, africanos e até dos Estados Unidos vieram para a inauguração. "É indescritível estar aqui. Sinto Deus em todos os lugares", disse Filipe Ramires, que veio de Quito, no Equador, a O Globo. Ele veio com outras 20 pessoas e afirmou que a viagem foi custeada por eles, mas a Universal conseguiu hospedagem na casa de um obreiro.
Apesar da festa dos fiéis, duas manifestações estavam marcadas para acontecer em frente ao templo, mas até o momento nenhuma delas se concretizou.
Megatemplo
Maior templo evangélico do Brasil, a obra custou R$ 680 milhões, segundo a Universal. Localizado no Brás, zona leste de São Paulo, a prefeitura e o governo mobilizaram Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e entidades de ordenamento do trânsito para organizar as ruas no entorno do templo durante a inauguração. A cerimônia foi apenas para convidados. A imprensa, à exceção da TV Record, propriedade da Universal, não pode acompanhar a inauguração junto às autoridades e teve que ficar do lado fora.
Para os fiéis que ficaram do lado de fora, foram projetados na parede trechos do antigo testamento. O culto também foi projetado. O bispo Rogério Formigioni, ex-dependente químico, deu um testemunho e afirmou que somente as clínicas de reabilitação não são suficientes para cura das drogas caso os dependentes não tenham também apoio religioso.

Neymar fala sobre suposto envolvimento com blogueira em Ibiza

O jogador Neymar não demorou para falar sobre os boatos de que teria se envolvido com a blogueira Priscilla Silva durante uma festa em Ibiza na última segunda-feira (28). Questionado pelo perfil do Instagram 'Janete a Estranha' se a informação seria verdadeira, o namorado de Bruna Marquezine deu risada e negou a situação. 

"Hahaha...Não é verdade! Ela foi pedir uma foto e eu expliquei o porque não podia tirar foto! Mas já estou acostumado com esse bando de fofoca rs...Faz parte né", escreveu Neymar em uma mensagem direta com a internauta na rede social. 
Os boatos sobre um suposto envolvimento entre Neymar e Priscilla surgiram após algumas imagens do jogador com a loira vazarem na internet. Além disso, uma possível conversa da moça com as amigas através do aplicativo Whastapp também caiu na rede. No texto, ela confirma ter ficado com o namorado de Bruna durante a festa em Ibiza.
O que também reforçou os rumores foi o fato de Bruna ter voltado ao Brasil de repente após curtir alguns dias das férias com o namorado. Com o retorno para o país de origem, a atriz surpreendeu até sua assessoria de imprensa: "a volta dela nos pegou de surpresa, pois estava programado que ela fosse direto para os EUA, onde filma a partir do dia 15 de agosto (ela fará parte do filme 'Breaking Through'). Até segunda ordem, está tudo bem com eles! Mas Bruna não vai falar sobre isso, pois nos pediu um tempo de paz para poder curtir as férias".

Exigência 'trava' negociação entre Bahia e Márcio Araújo

A negociação entre o Bahia e o técnico Márcio Araújo segue 'travada'. O treinador, que já manifestou publicamente interesse em voltar a comandar o tricolor baiano, fez algumas exigências para aceitar assinar contrato até o fim da temporada e, por isso, clube e profissional ainda não chegaram a um acordo. 

Para assinar com o Bahia, Márcio Araújo impôs a condição de trazer quatro assessores, mas a diretoria tricolor não abre mão de ter o interino Charles Fabian na equipe. O clube tem a intenção de ter um profissional da casa que possa assumir o time em caso de trocas futuras de treinadores.
De acordo com o presidente Fernando Schmidt, o Bahia pretende fechar com o novo técnico ainda nesta quinta-feira, mas já garantiu que quem comanda o time no domingo (3), contra o Palmeiras, é o interino Charles Fabian. Márcio Araújo, que está em São Paulo, acompanhará a partida no estádio, para conhecer melhor o elenco.
Além de Márcio, que é o nome mais forte nos bastidores para ocupar o cargo, o Bahia também negociou com Gilson Kleina, mas o treinador teria pedido um salário muito alto.
O nome do treinador que comandou a subida do Bahia para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2010, agrada a quase todos. Além de parte da diretoria, Márcio é o favorito entre funcionários e atletas. O único agravante é que o técnico está há dois anos afastado do mercado.
O Correio24Horas procurou o técnico Márcio Araújo para esclarecer a situação, mas não obteve êxito.

Zilu pensa em pedir aumento da pensão que recebe de Zezé

Ao que parece a pensão de R$ 100 mil que Zilu passou a receber de Zezé Di Camargo após a separação não tem sido o suficiente para ela. Segundo informou a coluna Retratos da Vida, do jornal 'Extra', a ex do sertanejo já pensa na possibilidade de exigir um aumento.

De acordo com a publicação, no último mês a pensão não foi o suficiente e Zilu precisou pedir dinheiro para Zezé. O músico não se negou e ajudou a ex-mulher. No entanto, segundo o jornal, Zezé deixou de pagar as despesas da casa que a mãe de Wanessa alugou recentemente para morar sozinha.

Após viagem com Bruna Marquezine, Neymar curte festa com loira

O jogador Neymar curtiu uma festa com a apresentação do DJ David Guetta na última segunda-feira (28), em Ibiza, após Bruna Marquezine retornar ao Brasil. Algumas imagens da noitada do atleta foram divulgadas nas redes sociais e causaram o maior alvoroço. Em uma delas, Neymar aparece ao lado de uma loira.

Uma possível conversa da moça com as amigas através do aplicativo Whastapp também caiu na rede. No texto, ela confirma ter ficado com o namorado de Bruna durante a festa em Ibiza. "Para todas as curiosas e curiosos fiquei com o Neymar foi ótimo e ele bj muito bem! Sem mais. E vamos arranjar umas roupa (sic) suja pra lavar!", teria dito ela. Com tanta repercussão, internautas cogitaram que tudo não passaria de uma montagem ou armação da moça.
O colunista Léo Dias, do jornal 'O Dia', divulgou nesta quinta-feira (31) que Neymar teria passado a noite com a menina. A moça em questão seria Priscilla Silva, de 26 anos, conhecida em Fortaleza como uma it girl. De acordo com a publicação, os dois teriam trocaram telefone e têm mantido contato através de mensagens pelo aplicativo Whatsapp. Priscilla é dona de uma franquia da marca de sapatos Schutz na capital cearense e também trabalha na empresa da família, chamada Meia Sola.
Antes de voltar ao Brasil, Bruna havia curtido alguns dias das férias ao lado do namorado em Ibiza e foi clicada enquanto passeava de lancha com ele. Com o retorno para o país de origem, a atriz surpreendeu até sua assessoria de imprensa: "a volta dela nos pegou de surpresa, pois estava programado que ela fosse direto para os EUA, onde filma a partir do dia 15 de agosto (ela fará parte do filme 'Breaking Through'). Até segunda ordem, está tudo bem com eles! Mas Bruna não vai falar sobre isso, pois nos pediu um tempo de paz para poder curtir as férias".

Professor condenado por estupro de aluna de 13 anos é preso

Um professor de matemática condenado por violentar uma aluna de 13 anos foi preso na quarta-feira (30) em Senhor do Bonfim, segundo a Polícia Civil. O crime aconteceu na cidade de Remanso, onde o pernambucano Robson Willian dos Santos, 36 anos, ensinava.
Segundo a polícia, Robson estava foragido desde que foi denunciado pelo estupro da aluna. O professor, que é casado, se mudou para Senhor do Bonfim, que fica a 334 km de Remanso. O caso foi em 2012. O professor foi julgado e condenado a 14 anos de prisão.
Policiais da delegacia de Bonfim cumpriram o mandado de prisão preventiva e detiveram o professor. Ele será encaminhado ao presídio de Juazeiro.

Ossada que pode ser de Eliza Samudio é achada perto de aeroporto de BH

Uma ossada humana foi encontrada em um terreno vazio próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Belo Horizonte, na terça-feira (29). A polícia fez buscas na região em um lote de Vespasiano pelos restos mortais de Eliza Samudio depois de indicação de Jorge Luiz Rosa, primo do ex-goleiro Bruno.
Os ossos foram localizados por um funcionário de uma empresa de coleta de lixo na região e encaminhados para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte. Ainda não é possível saber se os restos são do corpo de uma mulher, segundo o jornal O Tempo. De acordo com a Record, a estimativa é de que a ossada tenha 4 anos.
O servente Reinaldo da Sagrada Família, 37 anos, encontrou a ossada "por acaso". Os ossos estavam espalhados por aproximadamente 3 metros, perto de uma pequena árvore que fica em um terreno da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O corpo estava a pouco mais de 1 km do terminal de embarque de passageiros.
O servente contou que foi verificar o nível da água em uma nascente quando avistou o crânio e vários ossos espalhados. “Fiquei tremendo de medo com o susto que levei e subi o barranco correndo”. A polícia foi chamada e recolheu a ossada, que passará por exames para determinar a quem pertence.
Antes o local, que é um sítio da Infraero, tinha uma floresta, que passou por queimada. Isso pode ter atrapalhado a localização da ossada. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, chegou a morar perto da região.

Suspeitos de matar policiais civil e militar têm prisão pedida à Justiça

A polícia já identificou dois suspeitos pelas mortes do polícia civil Jorge César de Castro Pereira, que também são suspeitos pela morte de um policial militar no Caji, em Lauro de Freitas. As prisões de Alexandro Borges da Silva, 20 anos, e Robson dos Santos Soares, 22 anos, já foram pedidas à Justiça.
Nesta quarta-feira (30), o delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, da 12ª Delegacia, anunciou a identificação dos suspeitos. Segundo a investigação, uma adolescente de 17 anos, namorada de um dos suspeitos, também é procurada por participação nos crimes.
A polícia recuperou uma pistola calibre 40, que era do policial, em um imóvel onde os suspeitos estavam, em Nova Brasília. O investigador Jorge César foi morto durante um assalto no último dia 23 na Estrada Velha do Aeroporto.




Os dois suspeitos também participaram da morte do cabo PM Clóvis Silva Paixão, 47, em março deste ano - o PM foi assassinado enquanto tomava café em uma padaria no Caji, onde também era lotado.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Goleiro Douglas Pires publica foto íntima e 'bizarra' em rede social

O goleiro reserva do Bahia, Douglas Pires, mostrou que não é nada tímido. O atleta usou o seu perfil oficial no Instagram para compartilhar com seus seguidores um momento bastante íntimo. 
Na última terça-feira (29), o arqueiro do time baiano posou nu, sentado em um vaso sanitário e confessou aos torcedores que estava em um momento bastante pessoal. "Bom diaaaaaa... :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) #partiucagar", disse na legenda da foto.
Chocados com a ousadia do atleta, seguidores deram risada da situação. Entre eles, figurinhas conhecidas entre os tricolores. "Você “tá” de sacanagem!", disse o atacante Souza.  "Mano, tu é doente", completou Henrique.
O goleiro não se abalou com as brincadeiras e manteve a foto na internet.

Paredes de megatemplo da Igreja Universal não foram tributadas

A Igreja Universal do Reino do Deus (IURD) conseguiu, na Justiça, a isenção de impostos sobre a importação das pedras de Israel usadas na construção do Templo de Salomão. Em 2011, o material chegou a ser retido no Porto de Santos por agentes da Receita Federal que não aceitaram a justificativa religiosa da importação do material como passível de isenção de impostos. 

Os magistrados entenderam que a compra do material para a construção do templo se enquadra nos dispositivos da Constituição Federal que veda quaisquer dos entes da Federação criem impostos sobre os templos de qualquer culto.

A decisão da Receita Federal foi questionada na Justiça pela Universal que entrou no mesmo ano com uma liminar pedindo a liberação do lote com a justificativa de não atrasar a construção do Templo de Salomão. A liminar foi aceita pela 2ª Vara Federal de Santos que suspendeu a exigibilidade do crédito tributário incidente na importação de parte da compra de um total 39.009,37 metros quadrados de pedra cantaria, considerada sagrada e proveniente da cidade de Hebron, em Israel, e tinha determinado o desembaraço aduaneiro das mercadorias. 

Em junho, em decisão unânime, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) ratificou a primeira decisão favorável a Universal entendendo que os lotes de pedras destinados à construção da fachada faraônica do templo, orçado em R$$ 680 milhões, não poderiam ser taxados com base nos artigo 5º, incisos VI e VIII. 

A Universal importou três tipos de pedras para a construção do templo. O primeiro modelo, chamado de Taltishe, muito utilizada na maioria das edificações de Jerusalém, serviu para revestir todo o exterior do templo, cerca de 19 mil metros quadrados. O piso interno recebeu o modelo Brushed Stone. Os pilares receberão um tipo de pedra chamado Matabeh.

Segundo o desembargador federal André Nabarrete, relator do acórdão, justificou que “é incontroverso que a importação de material para a construção do próprio templo religioso é imune à incidência dos impostos sobre a importação e produtos industrializados, na medida em que irá se incorporar ao patrimônio da impetrante e, assim, se subsume perfeitamente na regra constitucional imunizante”. 

Técnico do acesso em 2010, Márcio Araújo volta a comandar o Bahia

Márcio Araújo é o novo treinador do Bahia. Comandante da campanha do acesso tricolor à elite do futebol brasileiro em 2010, ele acertou seu retorno ao clube. O anúncio oficial deve acontecer na apresentação dos novos dirigentes do clube, Rodrigo Pastana (diretor de futebol) e Marcus Vinícius (gerente de futebol), nesta quarta-feira (30).

Márcio Araújo vai substituir Marquinhos Santos, que teve a demissão confirmada na noite de sábado, após a derrota do Bahia para o Internacional, por 1x0. Ele está sem clube desde maio de 2012, quando deixou o São Caetano. Depois que deixou o Bahia, ele treinou apenas a equipe paulista e resolveu se afastar do futebol para passar mais tempo com a família.

Natural de São José do Rio Preto, em São Paulo, ele tem 54 anos e já comandou vários clubes no futebol brasileiro, a maioria em São Paulo. Entre os grandes, passou por Palmeiras e Atlético-MG, além do próprio Bahia. Além do acesso à primeira divisão com o Bahia, o técnico também subiu com o Grêmio Barueri, em 2008. Ele também foi campeão mineiro com o Atlético-MG em 2000.

Negociação 
A prioridade da diretoria tricolor para o cargo de treinador era Gilson Kleina. Porém, a pedida salarial do treinador ex-Palmeiras emperrou a negociação e os dirigentes tricolores passaram a pensar em outras possibilidades. Márcio Araújo vai reencontrar no Bahia o goleiro Omar.

Menina morre após se engasgar com dente em extração na Bahia

Uma menina de quatro anos morreu na manhã desta terça-feira (29) após se engasgar em uma operação de extração dentária. Segundo a Polícia Militar de Ubaitaba, onde aconteceu o caso, a menina ficou sufocada e sofreu duas paradas cardíacas, morrendo após a segunda.

Durante a operação, a garota estava acompanhada por um responsável. A dentista deixou um dente que era extraído escapar do alicate e ele caiu na garganta da menina. O médico e sua assistente, que é socorrista do Samu, ainda tentaram fazer a menina desengasgar, mas não conseguiram e a encaminharam para o hospital de Ubaitaba.

Ainda de acordo com a PM, ao chegar no Sociedade Hospitalar São Vicente de Paula, um médico a encaminhou para uma unidade médica da cidade de Itabuna. Ela foi levada por uma ambulância de Ubaitaba, acompanhada por socorristas do Samu.

A menina sofreu as duas paradas cardíacas no trajeto até Itabuna e morreu após a segunda. O enterro da garota de quatro anos aconteceu na manhã desta quarta-feira (30). A PM não revelou a identidade da vítima e até a tarde de hoje a família ainda não havia prestado queixa na delegacia da cidade.

Em entrevista ao site local Ubaitaba Agora, uma amiga da família relatou que a menina não queria ir ao consultório da dentista: "Parece até que a garotinha estava prevendo alguma coisa, ela saiu de casa chorando e chorou muito ao entrar na sala da dentista”, disse.

Dor e lágrima no último adeus ao prefeito Rielson Lima

Cerca de duas mil pessoas estiveram no velório do prefeito de Itagimirim, Rielson Lima, para prestar a última homenagem. A missa celebrada pelos padres Wanderley e Alessandro Cóllen na Igreja São João Batista relembrou a trajetória de vida do prefeito e causou emoção nos amigos e familiares presentes. A primeira dama Saadya Vieira esteve todo o tempo ao lado do caixão para prestar, em lágrimas, a sua última homenagem.
Galeria de Fotos
Durante o cortejo milhares de pessoas da sociedade local e de municípios vizinhos, além de várias autoridades, caminharam até o cemitério municipal, onde o corpo do prefeito foi sepultado sob aplausos e palavras de ordem.
Filho de Itagimirim, Rielson Santos Lima nasceu em 06 de junho de 1963 na Fazenda Santa Inês, zona rural do município. Filho dos camponeses Joel José dos Santos e Cleuza Oliveira, Rielson sempre afirmou que sua maior herança foi a honestidade. 
Com uma vida sempre voltada para o trabalho, ainda muito jovem foi balconista de farmácia e logo ingressou no comércio de produtos farmacêuticos. De funcionário chegou a empresário e com sua farmácia ele se realizava ajudando os mais carentes.
Em 2008, Rielson disputou a eleição de prefeito e saiu vitorioso com 41% dos votos válidos. Foi reeleito para o segundo mandato, ano de 2012, com 40,55% - 1.813 votos.

O prefeito foi vítima de um atentado na noite de terça feira (29) e não resistiu aos ferimentos, falecendo após uma cirurgia para retirada dos projéteis por volta das 23h no Hospital Geral de Eunápolis.
Rielson Lima deixou esposa, Saadya Vieira e dois filhos, Diego Lima (20) e Augusto Lima (5).

Menina é morta pela mãe durante ritual para "purificação"

Uma mãe confessou a morte da filha de 6 anos no interior do Paraná. A dona de casa de 25 anos disse à polícia que a morte aconteceu em decorrência de um ritual que incluia espancamentos frequentes na criança. Segundo Vanessa Aparecida Ramos do Nascimento, as surras eram parte de plano espiritual de Deus pois a menina estava possuída por demônios. Uma amiga de Vanessa, Giulia Albuquerque, ajudou no crime.
A ossada da pequena Maria Clara Zortea Ramalho está no Instituto Médico Legal de Cascavel depois de ser localizado nesta terça (29) em um matagal. A menina era dada como desaparecida desde março deste ano.
A mãe, que tem outra filha de 2 anos, disse que batia nas duas com objetivo de "purificar" as meninas. O delegado Edgar Santana diz que a amiga Giulia se mudou para a casa de Vanessa e a ajudou no crime. No dia do crime, a pequena Maria Clara já havia sido espancada. Ela foi colocada no parta-malas durante a madrugada também para ser "purificada". De manhã, Vanessa pediu que Giulia a retirasse, mas ouviu da amiga que "Deus quer que ela fique um pouco mais" e que ela deveria ficar mais tempo para ser purificada.  "Esse plano era corrigir os meus filhos e que se eles fizessem alguma coisa errada tinham que ser castigados. Eles tinham que apanhar", relatou Vanessa à polícia.
"A mulher contou que estava fazendo o ritual de purificação da criança e que Giulia teria dito que para dar certo precisaria por Maria Clara no porta-malas do carro e ela fez isso às 3 horas da madrugada. Às 9 horas da manhã, quando foi ao veículo, a menina estava morta. Depois ela ficou com o cadáver dois dias em casa, acreditando que a filha fosse ressuscitar, quando viu que isso não ia acontecer, ocultou o cadáver", contou o delegado.
As duas tentaram fazer respiração boca a boca na menina, mas sem resultado, ao perceber que ela não ressuscitaria. A partir de então, foram até um local em Santa Tereza do Oeste (517 quilômetros de Curitiba), e a enterraram em uma cova com 50 centímetros de profundidade. 
A filha de 2 anos de Vanessa, irmã da vítima, testemunhou tudo. Ela foi levada pela mãe no carro para se desfazer do corpo de Maria Clara.
Depois do "desaparecimento" da menina, a mãe procurou o Conselho Tutelar e também foi à delegacia registrar boletim de ocorrência.

Fausto Fanti, da dupla Hermes & Renato, é encontrado morto em São Paulo

O humorista Fausto Fanti, 35 anos, foi encontrado morto dentro do apartamento da família no bairro de Perdizes, em São Paulo, nesta quarta-feira (30). Ele vivia o personagem Renato da dupla de humor Hermes & Renato.
O corpo de Fausto foi localizado caído no banheiro com um cinto enrolado no pescoço pelo amigo Adriano Silva, segundo o SBT. Silva é um dos criadores do programa "Hermes e Renato", onde viveu o personagem Joselito.
O caso foi registrado na 23ª Delegacia de São Paulo. Embora trabalhe com todas as hipóteses, a polícia acredita que Fausto tirou a própria vida.
O programa "Hermes e Renato" ficou popular na MTV Brasil, entre 1999 e 2009. Depois, em 2013, o grupo voltou à MTV, agora um canal fechado. O grupo era formado, além de Fausto e Adriano, por Marco Antônio Alves, Bruno Sutter e Felipe Torres.
Fausto (à direita) foi encontrado morto em banheiro (Foto: Divulgação)

Ex-agente penitenciário é preso por morte corretor de imóveis em Feira de Santana

Um ex-agente penitenciário foi preso nesta quarta-feira acusado de matar o corretor de imóveis Gil Marques Porto Neto, 32 anos, no dia 21 de maio deste ano, no bairro de Kalilândia, em Feira de Santana, a 108 km de Salvador. Gregório dos Santos Teles teria discutido com o corretor por uma escritura falsa.

De acordo com a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), Gregório teria vendido uma escritura a Gil, que a revendeu a outro cliente, sem saber que o documento era falso. Ao descobrir a situação, Gil procurou o acusado, começando uma discussão, em dezembro do ano passado. O corretor tirou fotos de Gregório, que decidiu por matá-lo.
Em maio o corretor foi abordado por dois homens em uma moto e atingido com sete tiros enquanto estava dentro de seu veículo, uma BMW. Ele chegou a perder o controle do carro e bater em um muro.
Escritura falsificada foi vendida a cliente de Gil. Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Gregório foi preso nesta quarta com mais três homens que faziam parte de sua quadrilha: os policiais militares Rivaldo Leite das Virgens e Eudson Cerqueira, além do segurança Marcos Azevedo Medeiros, que estão em prisão preventiva, mas não estão envolvidos na morte do corretor, segundo informações da Coorpin.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ainda de acordo com a Coordenadoria, dentro da casa de Gregório, foram encontradas armas, munições e a escritura falsificada. O acusado é suspeito de envolvimento em mais quatro homicídios.

Estudante é esfaqueada em frente a escola no município de Ipiaú

Uma estudante de 17 anos foi esfaqueada em frente ao Colégio Colégio Estadual de Ipiaú, cerca de 360 quilômetros de Salvador, na noite desta terça-feira (29). A adolescente teria sido atingida no abdômen por um estilete, durante  uma briga com dois colegas.
A estudante foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O estado de saúde dela não foi divulgado.
O delegado titular do município, Cristiano Mangueira, confirmou o caso ao Correio24horas, mas não informou maiores detalhes. Segundo ele, as causas da tentativa de homicídio ainda estão sendo investigadas.

Vaqueiro é assassinado na frente da família e mulher escapa ao se fingir de morta

Um vaqueiro foi morto e a mulher dele escapou após se fingir se morta na zona rural de Alcobaça, no sul da Bahia. O crime aconteceu na residência do casal, na frente dos filhos deles. Segundo a delegada responsável pelo município de Alcobaça, Rosângela Santos de Souza, o proprietário da fazenda Ribeirão, para quem o vaqueiro trabalhava, é o principal suspeito de cometer o crime.
"Eles tinham discutido naquela manhã, depois que a vítima pediu as contas e pediu uma rescisão", conta a delegada Rosângela. "O crime noite da segunda-feira (28), por volta das 21h, quando o dono da fazenda chegou na casa das vítimas já atirando". 
Ele estaria acompanhado de dois homens, que ainda não foram identificados pela polícia. Eles atiraram três vezes em Alexandro Neves de Souza, 31 anos. O vaqueiro, que foi atingido na cabeça, ombro e braço direito, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O trio ainda atirou na cabeça da mulher de Alexandro, Irineuza Costa Chaves, 28 anos.
Ela ainda foi atingida por 14 golpes de faca, e se fingiu de morta. Eles colocaram a mulher no carro, com a intenção de abandonar seu corpo em outro local, e fugiram levando os dois filhos do casal - um menino de 3 anos e uma menina de 2 anos. A família morava na fazenda há seis meses. 
"A Irineuza conseguiu chegar em uma casa da região no dia seguinte ao crime, e entrou em contato com a polícia. Foi aí que começaram as buscas pelos criminosos", relata a delegada. A mulher foi socorrida para um hospital em Alcobaça, e posteriormente transferida para um hospital de outra cidade. Ela não corre risco de morte.
Os meninos, que estavam desaparecidos, foram localizados na tarde desta quarta-feira (30) em uma creche em Teixeira de Freitas. A polícia já entrou em contato com os avós das crianças. O corpo do vaqueiro foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju, onde aguarda a chegada dos familiares para realizar a identificação. 
Ainda conforme a delegada de Alcobaça, a prisão preventiva do proprietário da Fazenda Ribeirão já foi decretada, mas ele é considerado foragido da polícia.  

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Piloto e fotógrafo de avião que caiu em Barreiras estão em estado grave

O fotógrafo e a piloto de avião que ficaram feridos em uma queda no oeste baiano, na última quinta-feira (24), permanecem internados em estado grave. Ana Maira Moraes, foi transferida do Hospital do Oeste, em Barreiras, para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, no sábado (26). Ela está internada na Unidade de Tratamento Intensivo da instituição, sedada. 

O estado de saúde dela é considerado grave, porém estável. O fotógrafo Rui Rezende, que continua internado na UTI do Hospital do Oeste, também está em estado grave. Ele sofreu uma lesão na coluna. Os dois estavam em um avião de pequeno porte que fazia um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão para que Rezende fotografasse quando o acidente aconteceu.
O avião é considerado experimental porque é regularizada com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas não é homologada. Por conta disso, a Polícia Civil é responsável pela perícia. As causas do acidente ainda são investigadas.

Namorados de 14 anos são encontrados após deixar carta para os pais

O casal de namorados de 14 anos que estava desaparecido há quatro dias foi encontrado no último domingo (28). Em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, a mãe do menino disse que a intenção dos dois era ir para a praia, mas sequer deixaram a região metropolitana de São Paulo.

"Quando eles estavam perto de chegar, desistiram e decidiram voltar. Acho que ficaram com um pouco de medo. Foram para Ribeirão Pires, compraram uma barraca e acamparam. Depois desceram para o Jabaquara”, explica Cristiane Alves, mãe de Mateus.

Segundo ela, o desejo de fugir partiu da namorada do filho, Kelly. "O Mateus sempre teve toda a liberdade, mas a menina já queria fugir, tinha os motivos dela, mas não cabe a mim falar aqui. Ele a amava e não quis deixá-la ir sozinha”, disse a Cristiane no programa da TV Globo, que também protegeu a menina: "é um doce de menina, muito educada".

Mateus e Kelly foram encontrados por um casal que encontrou os namorados de 14 anos dormindo em uma viela do bairro de Jabaquara. "O casal perguntou se eles usavam drogas, eles disseram que não, contaram a história e o casal abrigou os dois”, relata a mãe do menino.

Fuga
Antes do domingo, os namorados foram vistos pela última vez na quarta-feira (23). Eles moram na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Antes de sumir, a garota deixou uma carta para os pais dizendo que "precisava de liberdade".

Kelly apagou o histórico de seu computador e deixou uma carta. "Ela reclamava que a gente não dava atenção e que nossa cobrança era grande. Ela nos condenou. Eu era mais tolerante, mas a mãe pegava mais pesado. Ela pode ter achado que a gente não gostava dela (...) Muitas vezes ela pedia para fazer as coisas e eu não deixava por causa de preocupação de pai", explicou José ao G1. Kelly agradece aos pais pelos 14 anos de cuidados, mas diz que tinha "sonho de viver livre".