terça-feira, 3 de março de 2015

Novos profissionais do programa “Mais Médicos” são recebidos em Ilhéus

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) realizou na manhã desta segunda-feira, 2, o acolhimento aos quatro profissionais do Mais Médicos e dois do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) que chegaram à cidade. Os seis médicos foram recebidos pelo vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), e pelo titular da Sesau, Antonio Ocké, e participaram de oficina de reconhecimento da rede de atenção básica à saúde, no auditório da Unimed, centro. Os clínicos Ricardo Marques, Afonso Alfredo, Marcos Vinicius, Sara Santana, Caio Fontes Guerra e Thaís Paula vão tomar posse ainda esta semana nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município.

O secretário Antonio Ocké enfatizou aos médicos e enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde onde irão atuar os novos clínicos, a importância dos programas do Ministério da Saúde para a ampliação e melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O titular da Sesau atentou também para o fortalecimento do processo de trabalho das equipes de saúde, salientando a necessidade de se levar mais médicos para regiões em que faltam profissionais.

Ilhéus já conta com cinco profissionais que aderiram aos programas do Governo Federal. Os novos médicos vão atuar nas seguintes Estratégias de Saúde da Família (ESF): Teotônio Vilela I e II, Conquista, Iguape, Nossa Senhora da Vitória II e Nelson Costa II. Os clínicos iniciarão as atividades já nesta semana e, conforme a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, inicialmente realizarão planejamento do processo de trabalho para atender à demanda dos moradores de sua área de atuação.

Posteriormente, os médicos realizarão o reconhecimento da área, identificação da população e vão programar a agenda de consultas. Esse planejamento permitirá qualificar o fluxo de atendimento aos diferentes grupos populacionais: gestantes, idosos, crianças, hipertensos, diabéticos, entre outros, incluindo visitas domiciliares.

Nenhum comentário: