segunda-feira, 30 de março de 2015

Políticas públicas para cadeia produtiva do leite e do café são discutidas em Conquista

Articular políticas públicas e trilhar o caminho do desenvolvimento sustentáveldos Territórios Sudoeste e Médio Rio de Contas. Com esse objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniu com representantes de cooperativas da região, no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), durante a Exposição de Vitória da Conquista 2015 (ExpoConquista).

O evento, coordenado pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), no final de semana, contou com a participação das cooperativas de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), dos Produtores dos Derivados de Leite da Região do Rio Gavião (Coodeleite), de Trabalho do Sudoeste da Bahia, (Coopersuba), Mista dos Pequenos Cafeícultores de Barra do Choça (Cooperbac) e Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub).

Os participantes discutiram a chamada pública de Assistência Técnica Rural (Ater), lançada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que contratou a Cootraf e a Cooperbac para prestar assistência técnica e extensão rural na cadeia produtiva do leite e do café, respectivamente, a 800 agricultores familiares do sudoeste baiano, buscando o aumento da produtividade e da renda dos beneficiários.

Da pauta também constou a construção de uma estratégia para a recuperação e o fortalecimento dos laticínios localizados nos municípios de Guajeru, Mortugaba e Tremedal, que foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), mas estão desativadas. Houve ainda discussão sobre a capacitação de técnicos da Cootraf, da Coopersuba e da Cedasb, responsáveis pela coordenação e execução de Ater, e a compra do café e outros alimentos da agricultura familiar pela SDR, por meio da modalidade PAA Compra Institucional.

Nenhum comentário: