terça-feira, 3 de março de 2015

Prefeitura conclui nesta quarta reforma da casa de custódia do Complexo Policial

Iniciada pela Prefeitura no último sábado, a reforma da casa de custódia, localizada no Complexo Policial de Itabuna, deve ser concluída amanhã. A unidade está interditada pela justiça desde agosto de 2014 por falta de condições para abrigar menores que cometem atos infracionais mais graves. A reforma é um dos compromissos assumidos pela administração municipal, em reunião convocada pelo prefeito Claudevane Leite na quinta-feira passada (26) para buscar soluções para o alto índice de violência no município.

 Uma equipe de operários do município já concluiu a limpeza geral do imóvel, fez a desobstrução da rede de esgoto e a revisão da rede elétrica. O trabalho agora se concentra na recuperação das grades e na pintura das celas e fachada do prédio.  A intervenção é uma das medidas de curto prazo para ajudar a reduzir a criminalidade em Itabuna, principalmente envolvendo adolescentes e jovens. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, o município está investindo cerca de R$ 20 mil em material e mão-de-obra nas obras.

O titular da 6ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil do Interior, delegado Evy Paternostro, destacou a importância da parceria com o município.  O coordenador da Polícia Civil explicou que a interdição da casa de custódia do adolescente contribuiu para o aumento da violência envolvendo adolescentes em Itabuna, porque como a custódia não oferece as condições mínimas, os menores recolhidos por atos infracionais graves estão sendo liberados e, na maioria das vezes, voltam a delinquir. “Essa parceria coma Prefeitura traz ganho para toda a sociedade e mais tranquilidade para polícia trabalhar”, disse o delegado.

 No local, devem ficar temporariamente adolescentes apreendidos até que o Juízo da Vara da Infância e Juventude determine a medida socioeducativa a ser cumprida em Feira de Santana ou Salvador, onde o Estado mantém unidades de ressocialização.

Nenhum comentário: