terça-feira, 12 de maio de 2015

Governador visita áreas atingidas pelas chuvas em Salvador

A gravidade da situação na Baixa do Fiscal, em Salvador, chamou a atenção das autoridades. Na manhã desta terça-feira (12), o governador Rui Costa, junto ao prefeito ACM Neto e da imprensa, visitou a Rua Coronel Pedro Ferrão, onde, no último domingo (10), cinco imóveis foram destruídos e quatro pessoas morreram com um deslizamento de terra. Em contato com os moradores da região, Rui conheceu de perto os problemas que a população vem enfrentando com as chuvas na capital e anunciou medidas para a redução de riscos.

"O Governo do Estado e a Prefeitura estão juntos na apuração das ocorrências de deslizamento e de imóveis com risco. Até ontem chegamos ao número de duzentas encostas. Também entrei em contato com o Governo Federal para pedir verba para a construção das contenções", afirmou Rui Costa.

O clima ainda é de comoção entre os moradores da Baixa do Fiscal. No local, ainda é possível perceber resquícios do deslizamento de terra que resultou na destruição de cinco imóveis e na morte de quatro pessoas. “Estamos todos muito tristes. Perdemos pessoas que conhecemos há muitos anos. Até agora está a lembrança do resgate dos corpos. O bairro está todo comovido em solidariedade às vítimas e às famílias das vítimas”, conta Heloísio Maia, morador do bairro há 50 anos. 

A visita do governador se estendeu também ao bairro da Liberdade. Na Rua São Domingos, onde morou por vinte anos, Rui Costa pôde se aproximar dos moradores e analisar as condições do local após a chuva que caiu no último dia 10 de maio. 

A longo prazo, o Governo do Estado pretende conduzir as famílias desabrigadas para conjuntos habitacionais pertencentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito na segunda (11), durante reunião na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do prefeito de Salvador. “Já entrei em contato com o Governo Federal. Estamos contabilizando as famílias para enviar o número total e solicitar uma verba extra do Minha Casa, Minha Vida”, concluiu Rui Costa. 

Nenhum comentário: