quinta-feira, 28 de maio de 2015

Marco Polo Del Nero se retira de congresso da Fifa, abdica de eleição e deixa a Suíça

Um dia depois da avalanche de denúncias sobre membros do alto escalão da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados), um importante membro deixou o Congresso Anual da entidade. Marco Polo Del Nero, atual presidente da Confederação Brasileiro de Futebol, se retirou do local e deixará a Suíça nas próximas horas, abdicando de votar no pleito que definirá o novo presidente da entidade.

O principal mandatário da CBF deixou o hotel durante o final da tarde desta quinta-feira, na Suíça. De acordo com informações do colaborador da ESPN, Jamil Chade, Del Nero deixou completamente de lado as atividades do congresso da entidade para retornar ao Brasil. O dirigente, desta forma, não participará das eleições para a nova presidência da Fifa, marcadas para esta sexta-feira.

Marco Polo Del Nero surgia como um dos suspeitos ‘não-nomeados' pelo relatório divulgado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. No documento, poucas autoridades são devidamente registradas com nome e sobrenome; justamente os presos na operação da última quarta-feira.

A proximidade do atual mandatário da CBF com o antecessor, José Maria Marin - preso na última quarta-feira em meio à operação do FBI com a polícia suíça -, complica o atual presidente, que deve ser convocado, no mínimo, para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Outro ponto decisivo é o esquema revelado com a Traffic e a Klever para negociar a venda dos direitos comerciais sobre a Copa do Brasil. No documento, José Maria Marin pede para as duas empresas interromperem o pagamento ao antecessor - Ricardo Teixeira - e envolver um novo nome, tratado como o ‘co-conspirador 12' e descrito de maneira semelhante a Teixeira.

Fora o esquema na principal competição do mata-mata nacional, Marco Polo Del Nero, ao assumir o cargo máximo na CBF, garantiu continuar a administração deixada pelo antecessor; no caso, José Maria Marin.

A Confederação Brasileira de Futebol não divulgou maiores informações sobre o assunto até o momento. Marco Polo Del Nero, em meio ao escândalo, saiu em defesa de Marin, já detido na Suíça, e acusou Ricardo Teixeira como os responsável pelos negócios ilegais nos contratos firmados pela entidade mais importante do futebol nacional.

Nenhum comentário: