sexta-feira, 22 de maio de 2015

Unilab integra Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) assinou nesta quinta-feira (21), em Salvador, um termo de cooperação com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira (Unilab), que passa a integrar a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.

O compromisso foi firmado durante audiência pública comemorativa pelos cinco anos da instituição de ensino, que tem campus no município de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o nome de ‘Malês’, em alusão ao movimento de resistência do povo negro contra o regime escravocrata no Brasil.

A parceria tem como objetivo a redução das desigualdades raciais na sociedade, por meio do desenvolvimento de ações voltadas para a formação antirracista e políticas internacionais, no que se refere à aproximação de nações do continente africano. “Só vamos superar o racismo se entendermos que a educação é o pilar central dessa mudança de consciência”, afirmou a secretária Vera Lúcia Barbosa.

Na cerimônia, o reitor da Unilab, Thomaz Aroldo, anunciou a criação de um centro de referência sobre a África, que poderá contribuir neste sentido. A unidade disponibilizará informações sobre o continente e as relações afro-brasileiras para consulta da comunidade acadêmica e população em geral. “A própria existência da Unilab já é um sinal da busca pela superação das hierarquias raciais, legado doloroso do período da diáspora forçada, que trouxe os povos africanos para o Brasil”.

A estudante Edsana Santos, 20 anos, de Cabo Verde, considerou a iniciativa positiva no combate ao racismo e à intolerância religiosa, o que fortalecerá a política já desenvolvida na universidade. “Apesar do estado da Bahia ser formado por uma população em sua maioria negra, sofremos com o racismo aqui. Fisicamente não temos diferença, mas ao saberem que somos africanos há pessoas que já nos tratam de outra forma”.

Nenhum comentário: