quinta-feira, 30 de julho de 2015

Superlotada, maternidade suspende novas internações em Itabuna

A maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul do estado, suspendeu a admissão de novas internações por conta da superlotação. Atualmente, são 52 bebês internados, que tem uma Unidade de Terapia Intensa (UTI) Neonatal com capacidade de atendimento de 32 recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maternidade conta ainda com uma nova unidade destinada a atendimentos intermediários, mas ainda assim não consegue suprir a demanda.
A diretora técnica do Manoel Novaes, Fabiane Irla Chavéz, informou que a situação ocorre porque a unidade atende a muitas cidades. “Somos a única UTI Neonatal no entorno de 130 municípios. Nós sempre vivemos cheios, mas não tanto como agora. Somos a única maternidade que funciona do jeito que a gente funciona, atendendo alto risco, com UTI Neonatal, pediatra na sala de parto e tudo mais”, informou. A demanda da unidade costumava ser de 175 partos por mês, número que chega a 450 atualmente, segundo informações da diretoria.
“Estamos nos virando como a gente pode. A gente está conseguindo atender, mas a gente precisa receber por isso”, reclamou a diretora. A gestora apontou que os novos pedidos de atendimento que chegam à maternidade são encaminhados para a central de regulação estadual, a fim de realocar os pacientes.
A prefeitura disse que não tem com ampliar o contrato, porque o hospital não tem leitos suficientes. O governo explicou que, para ampliar o contrato, seria necessário criar uma comissão para atender ao pedido.

Nenhum comentário: