terça-feira, 22 de setembro de 2015

Inclusão da pessoa com deficiência é destaque em Audiência Pública‏

Reflexões sobre os direitos, as dificuldades e as ações que fomentam a inclusão social das pessoas com deficiência. Todos esses temas foram abordados nas discussões desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Itabuna, durante uma Audiência Pública promovida no Plenário Raymundo Lima em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Requerida pela vereadora Valéria Morais (PSC), a Audiência reuniu diferentes fundações e associações para discutir sobre políticas públicas de inclusão social. 

 Na ocasião, foram destacadas questões fundamentais para garantir a acessibilidade, a inclusão, o respeito, a valorização, os direitos e, consequentemente, mais autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência física. “Estamos aqui, pois acreditamos que juntos podemos fazer muito mais. A luta, por mais valorização da acessibilidade, por garantia de mais espaços nas empresas e por novas conquistas, é de todos nós”, enfatizou Valéria. 

 Além dos discursos sobre histórias de vida, dificuldades, superação e sobre ações de inclusão social, a Audiência também destacou a importância da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por isso, a representante do Sistema Nacional de Emprego da Bahia – SineBahia -, Kerolaine Behrmann, esteve presente informando sobre as políticas de inclusão trabalhista que são desenvolvidas em Itabuna. 

Ela também informou que no dia 2 de outubro será realizado o Dia D de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Participaram da Audiência Pública nesta terça os representantes de instituições como a Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb), Associação Grapiúna do Paraplégico (AGP) e da Associação de Cegos do Sul da Bahia (ACSB). 

“É uma Audiência muito importante, pois é neste momento que podemos fazer as nossas cobranças e as nossas reivindicações”, ressaltou o presidente da Fundesb, Napoleão Santana.

Nenhum comentário: