sábado, 14 de maio de 2016

Série A do Brasileirão começa hoje, com 20 times; Vitória é único baiano

A maior competição do futebol brasileiro, em importância e duração, começa hoje. Pela frente, 38 rodadas distribuídas em seis meses e meio de disputa. Entre os 20 participantes, apenas três regiões do país (Nordeste, Sudeste e Sul) e oito estados estão representados.

Em sua 58ª edição, considerando-se desde 1959, o Brasileirão apresenta novidades. No já apertado calendário, foram acrescidos um novo dia e um novo horário este ano.

A principal novidade serão os jogos às segundas-feiras. Até a 11ª rodada, pelo menos por enquanto, nenhum jogo foi marcado para o novo dia.  “Achei ótimo. Será jogo único. Se a CBF colocar vários jogos nossos às segundas, vai dar visibilidade grande pro Vitória no Brasil. Claro que preferimos que seja fora de casa. Em casa, pode ser ruim pela questão do público”, analisa o vice-presidente rubro-negro, Manoel Matos.

Todas as rodadas aos fins de semana terão dois jogos às 11h de domingo. A medida foi testada em 2015 e a boa presença de público garantiu, além da permanência, o acréscimo de um jogo no mesmo horário.

O Vitória, por sinal, estreará na Série A às 11h, amanhã, diante do Santa Cruz, em Recife. “Os jogos de domingo em termos de público são um sucesso. Temos um único problema que são os jogos no Nordeste, pelo desgaste físico que gera aos atletas. No Sul não vejo problema. Horário muito bom para assistir a um jogo”, entende o dirigente do Leão.

Favoritos   
Antes do Campeonato Brasileiro começar, é comum mais de cinco clubes serem apontados como postulantes ao título, seja pela tradição ou desempenho no primeiro semestre. Desde 2003, quando a Série A passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, houve apenas seis campeões.

O título, desde então, nunca saiu do Sudeste. E se não fosse o Cruzeiro, não teria sequer saído do eixo Rio-São Paulo. O time mineiro, inclusive, é o maior campeão desta nova era com três títulos, ao lado do Corinthians e do São Paulo. Este último, o único a conquistar três títulos seguidos em toda história (2006 a 2008). Fluminense (2010 e 2012), Flamengo (2009) e Santos (2004) completam a lista. 

O atual campeão é o Corinthians, que manteve o técnico Tite como principal trunfo após perder seis titulares de 2015, entre eles os destaques Jadson e Renato Augusto. 

Nenhum comentário: