terça-feira, 20 de setembro de 2016

Campanha de vacinação para crianças já começou em Ilhéus

Começou nesta segunda-feira, dia 16, em Ilhéus, a Campanha Nacional para Atualização das Cadernetas de Vacinação, numa ação de parceria institucional entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde da Bahia e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). As atividades da campanha seguem até o dia 30 de setembro, com foco na vacinação de crianças menores de cinco anos, e adolescentes de nove a 15 anos de idade, de ambos os sexos. Durante esse período, serão disponibilizadas as vacinas do calendário básico, em unidades de saúde do município. 

No sábado, dia 24, acontecerá o “Dia D” da campanha em Ilhéus, com o objetivo de incentivar aos pais a levarem seus filhos para atualizar as cadernetas de vacinação, e reduzir, desta forma, o índice de doenças imunoprevisíveis (tétano, difteria, caxumba, entre outras), no município e região. Serão atualizadas, durante essa campanha, 14 vacinas, entre elas, BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP) e oral poliomielite (VOP).

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesau, Antônio Firmo, destaca que o esquema vacinal consiste em três doses da injetável e mais duas de reforço em versão oral (gotinha). Com relação à vacina contra HPV, o objetivo é prevenir o câncer de colo de útero.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Ocké, a exemplo das campanhas anteriores, é importante que as crianças e adolescentes compareçam as unidades de saúde para tomar as vacinas e se protegerem de doenças imunoprevisíveis. “É bom lembrar que a carteira de vacinação deve ser levada para que nossos técnicos possam observar se existe alguma vacina que ainda não foi aplicada, ou doses em atraso para complementar o esquema vacinal, como preconiza o Ministério da Saúde”, alertou. 
Para definir as estratégias de funcionamento da campanha, a Sesau realizou, na semana passada, um curso de atualização com enfermeiros e enfermeiras, e novos técnicos recém-convocados do concurso público, ministrado pela coordenadora do Programa de Imunização do Núcleo de Saúde Sul, enfermeira Cassia Virginia Lima. A atividade contou com o apoio de Walkiria Cardeal, supervisora municipal de Imunização, e de Teresa Couto, enfermeira do setor na secretaria municipal de Saúde.

Locais de vacinação - A campanha acontece de segunda a sábado, nos turnos da manhã e tarde, nos seguintes Postos de Saúde da Família (PSFs): Vilela I; Nossa Senhora da Vitória; Herval Soledade, no Pontal; Centre de Saúde do Hernani Sá; Sarah Kubitscheck, no Malhado; Euler Azaro, no Teotônio Vilela e do Salobrinho. Também no Centro de Atendimento Especializado III (CAE III), antigo Sesp, na Avenida Canavieiras.

Os postos de saúde do Ilhéus II e Vila Cachoeira funcionarão apenas pela manhã. As unidades do Iguape e Banco da Vitória participarão da ação apenas no turno da tarde. No sábado, 24, o “Dia D”, a campanha contará com o reforço de mais dois centros: os PSFs Vilela III e no bairro Conquista, além de todos os locais citados anteriormente, com exceção do PSF Vilela I.

Nenhum comentário: