terça-feira, 20 de setembro de 2016

Municípios Sulbaianos definem estratégias para implementar metas do PME

Colaborar para implementação das metas dos Planos Municipais de Educação (PME) de 36 municípios do Sul da Bahia é o objetivo do 4º Encontro do Fórum de Secretários de Educação (Forsec), que iniciou nesta segunda-feira, 19, em Itabuna. O evento segue até sábado (24), organizado pela Rede de Apoio a Educação do Instituto Natura, em parceria com a Amurc, o Instituto Arapyaú e a Uesc, destinado aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação.

A maratona de formação começou tratando no primeiro dia sobre “financiamento, acompanhamento e controle social de políticas públicas educacionais pelos conselheiros municipais de educação” previsto na meta 19 do PME com a assessoria da professora e consultora Graça Prates. A especialista falou sobre a Educação, “enquanto política social e pública, aliada a atuação dos Conselhos Municipais, que devem ser democráticos e trabalhar as estratégias de colaboração e monitoramento”.

A secretária de Educação de Itabuna e presidente do Forsec, Dinalva Melo parabenizou a iniciativa e destacou que é preciso construir mecanismos para garantir uma gestão democrática. De acordo com ela, “é preciso ter critérios técnicos para a escolha de um conselheiro, e, a partir disso, investir na capacitação desses profissionais, objetivando melhorar o atendimento ao sistema educacional”, declarou Dinalva.

Na metodologia do evento, os grupos de trabalhos compostos pelos municípios inscritos em cada uma das temáticas de interesse, irão ainda discutir as seguintes metas: Meta 05 - Alfabetização; Meta 06 - Educação em Tempo Integral e Meta 07 - Qualidade de Educação. O PME é instrumento de planejamento, constituído em 2015, com validade de 10 anos e a proposta de melhorar a gestão e a qualidade da educação nos munícipios.

Nenhum comentário: