quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Torcidas organizadas dos grandes de São Paulo propõem pacto de paz

As principais torcidas organizadas dos quatro grandes clubes de São Paulo firmaram um pacto de paz, para acabar com a violência no futebol do estado. Líderes das uniformizadas procuraram Elisabete Sato, diretora do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa), de maneira a dar um fim às constantes brigas entre rivais.  

A ideia dos organizados é priorizar a festa nos estádios e deixar de lado a intolerância. No último domingo, representantes das principais torcidas foram à Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu, para demonstrar apoio à Chapecoense – lado a lado, sem qualquer registro de problemas. 

– Fomos procurados por quatro presidentes de grandes torcidas, do Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos, nos propondo um pacto de paz. Esse pacto tem um slogan que me apresentaram: mais festa, nenhuma violência. Iniciamos hoje tratativas para que possamos, a partir do Campeonato Paulista, tentarmos atender a pretensão deles. Eles estão conversando há cerca de três meses, ocorreu essa fatalidade com a Chapecoense, que motivou a todos nós – explicou Sato, em entrevista à TV Bandeirantes. 

– Eles fizeram um compromisso, vamos levar à Secretaria de Segurança, para saber se vamos conquistar a possibilidade das famílias irem aos estádios com filhos pequenos e esposas. Vou dar um crédito para eles, foram bastante sinceros e eu busquei contrapartidas. Hoje é um pontapé para que isso, no ano que vem, seja possível concretizarmos.

A ideia das organizadas é que o diálogo com o DHPP seja o início de uma conversa com o Ministério Público em relação à paz no futebol paulista. A ideia das torcidas é fazer campanhas preventivas, conscientizar os próprios sócios e controlar melhor os atos de cada um. 

Neste ano, os clássicos no estado de São Paulo passaram a ser realizados com torcida única, justamente para diminuir a violência. O fato foi consumado após um homem ter sido morto em abril, em uma estação de trem em São Paulo, antes de uma partida entre Palmeiras e Corinthians. 

Nenhum comentário: