segunda-feira, 27 de março de 2017

Mutirão beneficiou moradores da Mangabinha e bairros vizinhos

O fim de semana foi de muita solidariedade e cidadania no bairro Mangabinha. Durante toda a manhã do sábado (25) a praça do bairro foi palco de um verdadeiro mutirão multidisciplinar. O projeto foi idealizado por moradores do bairro e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna e contou com a presença do prefeito Fernando Gomes e das secretárias de governo, Maria Alice Pereira; Saúde, Lísias Miranda; Assistência Social, Sandra Neilma e do secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado.

Com a iniciativa, os moradores da Mangabinha e de bairros próximos foram beneficiados com os diversos serviços ofertados, além de atividades preventivas no combate ao Aedes Aegypti. Presente em todas as etapas de organização do evento, o presidente da ONG S.O.S. Rio Cachoeira, Dayvid Alves de Araújo, contou que o mutirão surgiu da necessidade de realizar um trabalho voltado a prevenção da dengue, pois a Mangabinha pontuou de forma negativa nos dados apresentados pela secretaria de saúde do município.

O prefeito Fernando Gomes aproveitou a oportunidade para conversar com moradores e profissionais envolvidos. Para o Prefeito, ações como essas aproximam a comunidade ao poder público e todos só têm a ganhar.  A previsão é que o trabalho se estenda a outros bairros. Dayvid conta que o próximo bairro que deve receber o mutirão é o Pedro Gerônimo. “Como é uma estrutura muito complexa, só temos possibilidades de executar essas ações uma vez por mês, mas já estamos montando a estrutura necessária pra levar esses serviços a outros bairros da cidade”.

Segundo Dayvid, essa diversidade de serviços foi resultado da parceria dos moradores com a presidência do bairro, Igreja e, principalmente, com a Prefeitura Municipal. “A Prefeitura de Itabuna abraçou o evento de forma espetacular, abrindo todas as portas pra gente e o que seria um trabalho voltado apenas ao mosquito da dengue, se transformou numa grande feira de saúde com os mais diversos serviços, oferecendo testes diagnósticos de HIV, sífilis e hepatite, dentista, clínico geral, aferimento de pressão, testes de glicemia, assessoria jurídica, corte de cabelo, decoração de unhas, pet shop, praça de alimentação, além de um Stand da SOS Rio Cachoeira onde realizamos um trabalho de conscientização mostrando às crianças a importância da preservação ambiental”, conclui.

Nenhum comentário: