quinta-feira, 6 de abril de 2017

Prefeitura de Ibicaraí capacita enfermeiros e técnicos para tratamento da sífilis

Na manhã da última quarta-feira, dia 05, aconteceu na Câmara de Vereadores, o curso de capacitação em manejo de sífilis, ministrado pela enfermeira apoiadora da Atenção Básica, Ana Graziela Matos. O curso foi oferecido para enfermeiros e técnicos da Atenção básica de Saúde.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Thayanne Moreira, a capacitação aconteceu com o intuito de aderir à portaria 3161/2011 do Ministério da Saúde, que indica o tratamento da doença na Atenção Básica, reduzindo a demanda para o hospital. “A portaria também respalda o enfermeiro a realizar o tratamento de combate à sífilis em gestantes, diminuindo assim a transmissão vertical da mãe para filho”, explicou a coordenadora.

Ainda de acordo com Thayanne, em 2016 foram detectados treze casos em gestantes do município, por isso a consulta de Pré Natal é fundamental para detectar as gestantes. Em Ibicaraí já é disponível o teste rápido para detecção precoce.

“A capacitação marca o início do projeto da Atenção Básica em instituir protocolos de conduta para todos os programas, garantindo uma saúde padronizada, atualizada e oferecendo um serviço de qualidade a todos os usuários. O prefeito Lula Brandão e o secretário Givanilson Francisco (Van) pediram que fossem promovidos diversos cursos para os profissionais da saúde, a fim de melhorar ainda mais o atendimento e capacitar os profissionais”, finalizou a coordenadora. 

Nenhum comentário: