terça-feira, 4 de abril de 2017

Uruçuca discute Plano Municipal de Saneamento Básico

O município de Uruçuca avançou mais um passo para elaboração de seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Aconteceu na manhã dessa terça, 4, reunião dos comitês de Coordenação e de Execução do plano com a participação do prefeito do município, Moacyr Leite, secretários municipais, representantes de diversos setores da gestão municipal, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Embasa, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a empresa responsável pela elaboração do plano.

O prefeito agradeceu a participação de todos e frisou que o plano é fundamental para o município. Ele ainda ressaltou que “o projeto que eu considero o mais importante para Uruçuca, que estou lutando para viabilizar, é retirar o esgoto do Rio Água Preta”. O gestor relatou que, em 2012, quando também era prefeito, articulou com a Embasa a elaboração de um projeto de recuperação para o rio. Ao reassumir a Prefeitura este ano, o prefeito reativou a iniciativa e solicitou à Embasa uma atualização da proposta. Moacyr esteve recentemente em Brasília com o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, solicitando apoio para a recuperação do Água Preta. O prefeito aguarda a reestruturação do projeto para encaminhar ao governo federal.

Já a representante da Funasa, Vicky Britto, explicou que o plano terá um horizonte de 20 anos, devendo ser revisado a cada quatro anos. Segundo Britto, a partir de 2018, o PMSB é requisito para o município receber recursos para ações na área de saneamento. Apesar das atividades de elaboração terem começado em 2014, entraves atrasaram a conclusão. Durante a reunião, um novo encontro foi agendado para o dia 26 de abril. Para a aprovação do plano é necessário realizar ainda uma audiência pública, análise e aprovação de projeto pela Câmara de Vereadores e encaminhamento para a Funasa.

Nenhum comentário: