Barragem de Itamaracá será recuperada pela Emasa e Sedur

Atendendo determinação do prefeito Fernando Gomes, a Emasa, juntamente  com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano –Sedur-, farão a recuperação da barragem de Itamaracá, responsável pelo abastecimento daquela localidade.

Esta obra é uma das principais reivindicações dos moradores da vila, porque desde o ano de 2012, quando um dos ombreiros  da barragem  se rompeu, a reservação da água foi interrrompida,  ocasionando uma considerável redução na oferta de água tratada para aquela comunidade.

Desde o rompimento da barragem, a Estação de Tratamento de Itamarcá vem sendo abastecida através de captação improvisada em poços do Rio Piabanha, funcionando de modo precário.

A primeira etapa desta obra de recuperação da barragem está sendo  feita pela Sedur,  utilizando máquinas da  prefeitura de Itabuna, para  o  patrolamento e encascalhamento da via de acesso entre o bairro de Ferradas e a Vila de Itamaracá, com o objetivo de viabilizar o transporte toneladas de pedras, que serão utilizadas na obra, e terão de ser transportadas em caminhões.

O Presidente da Emasa, Jader Guedes, afirmou que, tão logo a Sedur conclua a melhoria da estrada, as obras de recuperação terão início efetivo, acrescentando que, além de ser uma obra absolutamente necessária, este serviço vai utilizar muito da mão de obra de forma intensiva gerando novos postos de trabalho, o que é altamente positivo num momento de desemprego alto como o do momento atual.

Comentários