sexta-feira, 19 de maio de 2017

Dia da Doação de Leite é lembrado no Hospital Manoel Novaes

Neste dia 19.05 é marcado o Dia Mundial de Doação do Leite Materno e o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estará em plena atividade. Durante todo dia, uma intensa mobilização pela passagem da data será realizada na Unidade de Coleta e em todo Hospital Manoel Novaes com objetivo de reconhecer a importância da doação de leite humano, bem como mobilizar pessoas para adesão ao tema.

Segundo a programação, nas enfermarias de Maternidade SUS e convênio serão realizadas rodas de conversa para sensibilização. Haverá ainda a doação de brindes para mães doadoras do Programa Rota, projeto que recolhe o leite materno em residência. Toda campanha este ano tem como tema “Doe leite materno: um pouquinho do que você doa é tudo para quem precisa”.  

Sobre o Banco de Leite
O ano de 2016 marcou a renovação da premiação do Banco de Leite da Santa Casa de Itabuna com a certificação Padrão Ouro, titulação concedida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Somente naquele ano, foram mantidas atividades de coleta e pasteurização de leite humano em um volume de 279.000 ml de leite, que após pasteurização tiveram como público os recém-nascidos de risco hospitalizados na UTI Neonatal, sendo beneficiadas 635 neonatos. A principal fonte de doação de leite humano foi o público externo, sendo que  o recolhimento das doações realizadas em transporte próprio da instituição no Programa Rota alcançou 415 visitas domiciliares no município de Itabuna.

NOTA À IMPRENSA: 

A Direção do Hospital Manoel Novaes informa que está vivenciando nova crise de superlotação na Unidade de Pediatria do SUS. A situação vem se agravando há algumas semanas, quando o aumento do fluxo de pacientes se intensificou por conta do surto de infecções respiratórias e já registra, somente nos primeiros 15 dias de maio, 1.304 atendimentos na Emergência, dos quais 922 atendimentos foram para o SUS, o que gerou 76 internamentos, sendo 56 de crianças beneficiárias do SUS.

Na data de hoje, além dos 35 leitos ocupados na Enfermaria Pediátrica, a Unidade está com 7 crianças internadas no Pavilhão destinado a pacientes conveniados e outras três crianças internadas na Unidade de Emergência, ocupando leitos destinados originalmente à observação. Preocupados com a situação, a Direção da Unidade Hospitalar informa que o atendimento de Pronto-Socorro segue mantido, no entanto, houve intensificação da triagem de classificação de risco, demandando inclusive encaminhamentos para atendimento/internamento no Cemep e outras unidades.

Nenhum comentário: