sábado, 13 de maio de 2017

Fernando Gomes garante apoio a prefeitos contra o fechamento de comarcas

Preocupado com as consequências negativas sobre possível fechamento das comarcas de Buerarema, de Ibicaraí e de outros dois municípios no interior do estado, anunciadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia, o prefeito Fernando Gomes prometeu apoio aos prefeitos da região, durante um encontro com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Itabuna, Edmilton Carneiro e o prefeito de Jussari, Antônio Valete.

A reunião aconteceu no final da tarde da última quinta-feira (11), no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo de Itabuna e contou também com a presença do vereador Orleans Mascarenhas e do secretário de Agricultura, Romário Lima Barbosa, ambos de Jussari.

O representante da OAB Itabuna também mostrando preocupação sobre a decisão do TJB, explicou ao prefeito Fernando Gomes, que, se realmente as comarcas encerarem as atividades, todos os processos nestes municípios poderão ser encaminhados para a comarca da cidade mais próximas, no caso Itabuna.

Edmilton lembrou a campanha da OAB deste ano, cujo mote “Pacto: nenhuma comarca a menos”, ao informar que atualmente existem cerca de sete mil processos a serem julgados, mas que estão parados em Itabuna por falta de  mais juízes. “Se estas comarcas forem fechadas como quer o TJB, teremos problemas ainda maiores, então é preciso o apoio de quem o tem para dar”. Ele se referiu a Fernando Gomes, ao afirmar que: “o prefeito tem uma grande força política na região e conhecimento dos problemas que afetam os municípios, por isso viemos buscar”.

O prefeito de Jussari, Antônio Valete se mostrou otimista e confiante quando Fernando Gomes garantiu agendar audiência com a presidente do Tribunal, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, junto com uma comissão formada pelos representantes da OAB e dos municípios de Jussari, Buerarema, São José da Vitoria e Ibicarai que estão ameaçados de perder suas comarcas.

Se confirmada audiência, o presidente da OAB disse que aproveitará para  pedir ao TJB estudar a possibilidade de construção de um anexo, ao lado do fórum  no Loteamento Nossa Senhora da Graças. “Vamos expor a nossa situação e buscar solução para ajudar os municípios que enfrentam problemas, especialmente por falta de novos juízes “, disse Edmilton Carneiro.

Nenhum comentário: