Futebol brasileiro tem tarde de domingo de decisões estaduais por todo o país

O futebol brasileiro conhecerá vários campeões estaduais neste domingo (7). A maioria das competições vai ter a partida final realizada nesta tarde - casos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Mas há campeonatos em que a decisão está apenas começando. É o caso do Pernambucano. Sport e Salgueiro dão início à briga pela taça, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife, mas a segunda partida será disputada apenas no próximo dia 18.

No Campeonato Mineiro, a vantagem do empate é do Atlético, por ter feito melhor campanha na fase de classificação - e a primeira partida da decisão, no domingo passado, terminou 0 a 0. Mas o Cruzeiro promete ser ofensivo neste domingo e conta também com o retrospecto recente nos jogos com o rival no Independência, local do clássico, a partir das 16 horas. O time celeste venceu as três últimas partidas que fez contra o Atlético no estádio. Mas o clube alvinegro também usa a estatística a seu favor: este ano, ganhou os nove jogos que fez no Independência.

Dentro de campo, os dois treinadores prometem surpresas. A do alvinegro pode ser a entrada do venezuelano Otero no lugar de Marlone. E o técnico Roger Machado dá a entender também que pode apresentar alguma novidade tática. “Sempre é possível guardar algum detalhe ou algum momento importante para poder surpreender o treinador e o adversário”, afirmou. O Cruzeiro também deve ter alterações, mas Mano Menezes não deu pistas sobre quais. Revela apenas que o time será bem diferente estrategicamente do da primeira partida. “Temos que ter alternativas, temos que ter planos, se as coisas pedirem. Já é o segundo tempo dos 90 minutos, um placar igual ao primeiro não serve para a gente”, justificou. “Vamos com tudo”, acrescentou o volante Henrique.

No Campeonato Gaúcho, o estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), vai receber o duelo final entre Novo Hamburgo e Internacional (2 a 2 no Beira-Rio, em Porto Alegre, no domingo passado). O time do interior busca um título inédito; o da capital, o heptacampeonato. O Internacional vive um drama. Seus três goleiros estão machucados. Keiller, com luxação no cotovelo direito, está descartado. Marcelo Lomba (contusão muscular na coxa direita se dispôs a jogar, mas o técnico Antonio Carlos Zago deve escalar Danilo Fernandes, embora ainda não totalmente recuperado de fratura no pé esquerdo. 

Já Flamengo e Fluminense decidem quem levanta a taça do Campeonato Carioca às 16h, no Maracanã. O time rubro-negro vai com vantagem para o jogo após ter vencido o duelo de ida por 1x0, com gol do meia Éverton. A expectativa é de um estádio lotado. Todos os 55 mil ingressos postos à venda foram adquiridos pelos torcedores. Flamengo e Fluminense são os maiores campeões do estadual do Rio. O time da Gávea acumula 33 troféus, e o das Laranjeiras, 31. Vasco (24) e Botafogo (20) vêm em seguida. 

Além do confronto no último domingo, as duas equipes se enfrentaram outras duas vezes nesta temporada. No dia 5 de março, os dois decidiram a Taça Guanabara, primeiro turno do estadual - o jogo terminou em 3x3 no tempo normal, e o Fluminense foi campeão nos pênaltis. Já pela sexta rodada da Taça Rio, o clássico ficou empatado em 1x1. 

Comentários