Prefeitura e Unime levam serviços de saúde às centenas de famílias em Itabuna

As famílias do Conjunto Habitacional São José, em Ferradas, Rua de Palha, Roça do Povo e Ilha Verde tiveram uma boa oportunidade para cuidar da saúde, fazerem  exames preventivos, se consultarem com médicos e odontólogos, atualizarem ou fazerem o cadastro no Programa Bolsa Família e ainda participarem de sorteios de brindes e de cestas básicas, tudo isso num só lugar. Foi no sábado (27), numa Feira da Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde de Itabuna, através do Departamento da Atenção Básica, e a Unime.

Durante toda a manhã e inicio da tarde, equipes de saúde da Unidade Saúde da Família (USF) Jorge Amado e outros profissionais do Departamento de Atenção Básica e Vigilância à Saúde, uma nutricionista responsável pelo Bolsa Familia e alunos do Curso de Enfermagem da Unime trabalharam com disposição para atender o grande público (adulto e infantil) que foi em busca dos serviços gratuitos, entre os quais testes rápidos de glicemia, HIV, hepatites C e B e Sífilis, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, exames ginecológicos, vacinação, orientação e teste de tuberculose e hanseníase, dentre outros procedimentos.

A criançada também recebeu atenção especial que incluiu desde atualização do cartão de vacinas, orientação sobre o cuidado com a saúde bucal, a exemplo da importância da escovação diária e ainda receberam aplicação de flúor.  Elas também assistiram ao teatro de bonecos, pela equipe do Educar Dengue da Secretaria de Saúde, que mostrou de forma lúdica, como é fácil acabar com o mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses.

Acompanhada da mãe, a pequena e sorridente Samile Silva de Jesus, de seis anos, conta que gostou muito dos “bonequinhos bonitinhos contando historinha da dengue”. A diretora do Departamento de Atenção Básica da SMS, Alessandra Lopes, explicou que o evento faz parte das atividades da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de levar importantes serviços de promoção e de inclusão social, especialmente às famílias que residem em áreas mais afastadas.        

“São serviços essenciais aos moradores pela promoção à saúde, orientação e o acesso à informação repassada por profissionais das mais diversas categorias da Prefeitura e Unime que trabalham conjuntamente para a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade”. A futura enfermeira Jeane Alves também destacou a importância da ação tanto para promover a melhoria na área de saúde e o bem-estar, quanto para aproximar os moradores de áreas mais afastadas aos serviços de saúde, do social e do entrosamento entre as comunidades.

Comentários