terça-feira, 23 de maio de 2017

Projeto sobre prevenção ao Bullying nas escolas é apresentado à Secretaria de Educação de Itabuna

O desenvolvimento de ações e a busca por projetos que objetivam alavancar os índices de avaliação da rede municipal de ensino público e, ao mesmo tempo, conferir qualidade de vida aos estudantes tem sido pauta constante do Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. A gestão municipal, através da secretaria municipal de educação, recebeu representantes da editora Sóccia que apresentaram o projeto “Tosco em Ação” que objetiva desenvolver ações efetivas de prevenção ao uso de drogas e diminuir os índices de bullying e de violência entre adolescentes no ambiente escolar.

A secretária de educação avaliou positivamente a oportunidade de conhecer melhor o projeto. Segundo Anorina, o “Tosco em Ação” atende uma demanda da cidade visto que é preciso encontrar saídas para que Itabuna mude sua realidade atual onde é considerada um foco elevado de violência. “Achei um projeto fascinante, principalmente por ele já ter dados referentes à experiência aplicada em outros estados e outras cidades do país. Em nossa cidade ele pode ser integrado e podemos fazer a aplicabilidade de forma gradativa, escolhendo algumas escolas onde a violência é mais acentuada, de modo a encontrar bons resultados e a partir dai ter uma aplicação mais ampla nas demais instituições”, conclui a secretária.

O projeto “Tosco em Ação” tem seu desenvolvimento efetivado em mais de 10 estados da federação e já alcançou mais de 2 milhões de alunos. Ao trabalhar a questão da prevenção a todo tipo de violência, incluindo o bullying e agressão física, o projeto valoriza ainda o processo ensino aprendizagem com ações multidisciplinares. O representante da editora Sóccia, Gilnei Maciel, comenta que o “Tosco em Ação” é um projeto bem abrangente, com ações simples que após executadas conseguem resultados amplos que podem ultrapassar os limites do ambiente escolar, chegando à comunidade e à família.

 “O que vimos aqui foi um grau de comprometimento da administração como um todo em busca da melhoria. Claro que a aplicação do projeto depende de alguns fatores e as conversas e tratativas irão continuar, mas a forma como fomos recebidos e o comprometimento de todas as pessoas presentes na reunião demonstra uma busca pela melhoria da qualidade de vida aqui na cidade de Itabuna”, comenta Gilnei, ressaltando que Itabuna pode seguir os passos de outras cidades que, a partir da implantação do projeto, reduziram significativamente os índices de violência nas escolas.

Na reunião, além da secretária municipal de educação, Anorina Smith Lima, estiveram presentes o secretário da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte (Sesttran), Claudio Dourado, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Nenhum comentário: