quarta-feira, 10 de maio de 2017

Saúde realiza caminhada no Corina Batista contra violência sexual em Ibicaraí

A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira, dia 3, uma caminhada para Atenção Psicossocial à criança e o adolescente, vítimas de violência sexual, pelas principais ruas do bairro Corina Batista. A ação foi promovida pelas equipes da Unidade Básica de Saúde UBS Dr. Manoel Carvalho Batista e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que, durante a ação, orientaram e distribuíram panfletos em alusão a esse problema social que aflige parte da população brasileira.

A culminância dessa ação acontece em todo o Brasil no próximo dia 18, que marca o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data instituída a partir da aprovação da Lei 9.970/2000, em razão de uma criança de 8 anos ter sido violentada em Vitória, capital do Espírito Santo, e nenhum dos agressores foram punidos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Givanilson dos Santos (Van), o tema é muito complexo e envolve desafios em diversas frentes, constituindo uma temática que a população ainda precisa conhecer e compreender cada vez mais. "Uma das metas do prefeito Lula Brandão para o primeiro ano de governo na saúde é intensificar as políticas públicas voltadas para esse grave problema e usar todos os mecanismos de defesa que o cidadão tem direito para combater a violência sexual”, informou o secretário. 

“Hoje existe uma parceria do executivo municipal com a Polícia Militar para tentar inibir o abuso e a violência sexual e violência doméstica, através de programas como o Précrime e um trabalho do NASF e a Atenção Psicossocial, que atuam em parceria com a secretaria de Saúde promovendo ações como essa para alertar e orientar a população", finalizou o secretário.

Nenhum comentário: