quarta-feira, 10 de maio de 2017

Secretaria de Saúde mobiliza equipes para imunização conta gripe sábado

A Secretaria Municipal de Saúde já está com estrutura e equipes de trabalho preparadas para o Dia D de imunização contra a gripe - Influenza A (H1N1), que acontecerá no próximo sábado, dia 13 em todo o país. Em Itabuna, a dose da vacinação poderá ser tomada em qualquer uma das unidades de saúde que funcionará das 7h30min às 15 horas.

Poderão receber a dose da vacina crianças menores de cinco anos, gestantes a partir do 3º mês, puérperas (mulheres a partir dos 45 dias de ter dado à luz), idosos com mais de 60 anos, pessoas vítimas de doença renal crônica, diabéticos, hipertensos, etc. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito informou que este ano a novidade é que os trabalhadores do sistema prisional, prisioneiros e adolescentes que estão sob medidas socioeducativas foram incluídos para a imunização.

Para atingir a meta de vacinação de 90% do público alvo estipulada pelo Ministério da Saúde, a SMS de Itabuna começou a imunização no dia 17 do mês passado, antecipando o dia de mobilização nacional. Para agilizar o trabalho a coordenação montou estratégia para vacinar os grupos prioritários por semana.     

Os primeiros grupos a receberem a dose foram os trabalhadores da saúde, crianças menores de cinco anos, gestantes, idosos, professores, jovens que cumprem medidas socioeducativas e prisioneiros.  Desde a última segunda feira estão sendo imunizados portadores de comorbidades. No sábado devem ser imunizados todos os públicos.

Apesar de todo o esforço da SMS em disponibilizar a vacina com bastante antecedência, Camila informou que a procura foi baixa e alerta para a importância da imunização. “As pessoas precisam se conscientizem que a vacina, além de gratuita, é um meio eficaz para evitar o vírus da gripe, e por consequência outros tipos de doença, como a pneumonia, por exemplo”.

Nenhum comentário: