segunda-feira, 5 de junho de 2017

Educação de Ilhéus realiza censo Escolar-2017 em todo o município

A secretaria municipal de Educação (Seduc), através da Seção de Matrícula e Estatística, começa oficialmente, a partir do dia 14 deste mês, nas unidades de ensino da sede e zona rural de Ilhéus, o Censo Escolar-2017 da educação básica. Um dos objetivos da atividade é contabilizar o número de matrículas para receber o repasse de recursos verbas federais e a execução de programas e políticas públicas na área da educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A secretária de Educação, Eliane Oliveira, destaca que com o intuito de buscar informações novas a respeito do censo escolar, as servidoras públicas municipais Rita Socorro de Carvalho e Fabiana Ribeiro Dantas da Silva participam no dia 12 deste mês, em Eunápolis, de um treinamento técnico.Antes, porém, por conta da experiencia de alguns técnicos da Seduc em censos anteriores, o processo de coleta de dados está sendo adiantado em algumas escolas municipais.

O resultado obtido no censo escolar é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O encerramento desta atividade está previsto para o dia 31 de julho, quando o sistema do Ministério da Educação é totalmente fechado, impedindo que novos dados sejam incorporados.

O censo escolar é aplicado anualmente em todo o Brasil, para a coleta de informações sobre diversos aspectos das escolas brasileiras, em especial as matrículas e infraestrutura, assim como todos os níveis de ensinos envolvidos, a exemplo do infantil, fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário: