segunda-feira, 12 de junho de 2017

Encontro do Forsec iniciou a construção de um diagnóstico da educação regional

O 3º Encontro do Fórum de Secretários de Educação – Forsec reuniu na semana passada em Itabuna, secretários municipais dos Territórios, Litoral Sul, Baixo Sul e Sudoeste da Bahia, que participaram de oficinas para a construção de um diagnóstico para a educação municipal. O evento é uma iniciativa da Amurc, em parceria com os Institutos Natura e Arapyaú e a Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O objetivo do encontro foi discutir sobre o que é um Diagnóstico Municipal de Educação e suas dimensões, conhecer um questionário para coleta das informações das secretarias de educação, gestores escolares, professores, pais e responsáveis, e adaptá-lo com as necessidades locais. “O diagnóstico serve para prevenir, identificar problemas, verificar quais ações são mais urgentes e dar suporte para o planejamento e a busca de soluções conjuntas”, explica o coordenador da Rede de Apoio à Educação (RAE - Bahia) do IN, André Lopes.

As equipes da RAE Bahia e da Oficina Municipal, realizaram uma formação – que incluiu uma provocação – para os representantes das secretarias de educação de 28 municípios baianos da região. Dentre estes, estiveram presentes representantes de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Camacã, Coaraci, Firmino Alves, Ibicaraí, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itaju do Colônia, Itapitanga, Itarantim, Ituberá, Jussari, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã, Una e Uruçuca.

Para o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga, o encontro criou um ambiente de interação entre os secretários de educação dos municípios das regiões representadas, com objetivos em comum, que é “a melhoria da educação de forma estratégica e eficaz”. Entre os secretários, o sentimento é de “fortalecimento da gestão e amparo da nossa atividade, pois esses encontros nós dá uma imensa possibilidade de resolução de problemas ligados a educação”, destacou a secretária de educação de Firmino Alves, que é presidente do Forsec, Andrea Moraes.

Nenhum comentário: