terça-feira, 6 de junho de 2017

Governo e iniciativa privada se unem na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para Itabuna

O prefeito Fernando Gomes defendeu uma maior articulação entre o governo e a iniciativa privada visando assegurar o desenvolvimento de Itabuna, como um dos maiores polos de comércio e serviços da região, que também se consolida como Cidade Universitária. O anúncio foi feito durante um encontro com jornalistas, quando foi anunciado pelo Movimento Empresarial do Sul da Bahia em Ação (Mesb), representado pelos empresários Edimar Margotto Júnior e Ronaldo Abude, além da arquiteta Débora Santa Fé, que apresentaram a proposta da primeira oficina para elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Itabuna, a ser realizada amanhã (7), no auditório da Unime no período das 8 às 12h40min.

A programação da oficina inclui palestras de André Gomide, enfocando as estratégias para as cidades inteligentes; Marcelo de Oliveira falando sobre desenvolvimento sustentável e Daniel Barros, abordando a questão da modernização da gestão com o uso de tecnologia digital, visando o aporte de subsídios voltados para a construção do Plano de Desenvolvimento para Itabuna. A cidade é o maior centro urbano da região sulbaiana, com uma população de 220 mil habitantes, onde circulam 78 mil veículos e que recebe diariamente outros 50 mil ônibus, caminhões, carros de passeio e moto que chegam através das BRs 101 e 415.

Futuro
Para o prefeito Fernando Gomes este é um dia de alegria e de pensar o futuro e as perspectivas de Itabuna, “a síntese de todos nós que aqui vivemos e trabalhamos. No meu caso, me considero somente um gerente da comunidade contribuindo na construção do seu amanhã.”  Ele também elogiou a proposta do Mesb, que se propõe a contribuir para o planejamento do futuro da cidade, que deve ser pensada para o amanhã em conjunto com o poder público.

O gestor destacou ainda que como as demais cidades de médio porte do país, Itabuna enfrenta problemas em função da falta de saneamento básico, da poluição do rio Cachoeira e as consequências da violência provocada pelo tráfico de drogas. O prefeito também falou das necessidades de investimentos em projetos estruturantes e de desenvolvimento urbano, a exemplo da ligação da BR 101 e 415, passando pelo Hospital de Base com apoio do Dnit, com ampliação do semi-anel rodoviário no entorno do centro urbano.
Ele confirmou a sua presença e participação na oficina do Mesb e com as prioridades do governo focado em educação, saúde, geração de emprego e renda e combate à violência.

Importância
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, John Nascimento, destacou a importância da parceria entre o governo municipal e o Mesb na tarefa de pensar Itabuna e o seu desenvolvimento. Explicou que o Mesb é um grupo de trabalho que atua com uma metodologia inovadora e focada nos resultados.

Para a secretária de Governo, Maria Alice Araújo Pereira, a proposta do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação através da articulação de ações entre o governo e a sociedade civil organizada representa um avanço e uma inovação. Já a titular da Secretaria da Educação, Anorina Smith Lima destacou a importância da educação e da sua inserção no plano de desenvolvimento sustentável proposto pelo Mesb. 

Proposta
O empresário Edimar Margotto Jr. falou sobre a proposta do Mesb que nasceu como um grupo de trabalho com a função de discutir o desenvolvimento de Itabuna para os próximos 20 anos, com destaques para a revisão do Plano Diretor Urbano, das prioridades de investimentos e em mobilidade urbana, além de ações articuladas entre o governo e a iniciativa privada “pensando a cidade de forma global e holística.” Outra proposta é incluir Itabuna na rede das cidades inteligentes.

A arquiteta Débora Santa Fé salienta que os projetos estruturantes devem ser atrelados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável, com a criação de um grupo de trabalho com a tarefa de pensar Itabuna e o seu fortalecimento econômico, social e político, preparando-a para receber investimentos como o Porto Sul e a Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), além de outros grandes obras e projetos.

O empresário Norival Fischer, de Brusque e que gera dois mil empregos na área industrial, elogiou a parceria entre governo e a iniciativa privada numa ação voltada para o desenvolvimento de Itabuna. Também destacou o trabalho do prefeito Fernando Gomes, preocupado com a inovação e o empreendedorismo. “Oxalá tivéssemos no país políticos como ele, que tem investido no crescimento de Itabuna e em criar uma identidade para uma cidade rica, mas que precisa investir na união de esforços entre os diversos segmentos da comunidade e no potencial do cacau”.

Nenhum comentário: