quinta-feira, 29 de junho de 2017

Guarda Civil de Itabuna recebe treinamento para atuar em grandes eventos

A “conduta de patrulha em grandes eventos” é um dos principais temas abordados em um treinamento que a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran) promove durante três dias, para o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM). A abertura na terça-feira (27) foi na Vila Olímpica e reúne cerca de 70 guardas municipais. O treinamento é ministrado por inspetores, com certificação da GCM, e integra um conjunto de ações para aprimorar conhecimentos e técnicas usadas pela corporação, no desempenho das suas atividades.    

O subsecretário da Sesttran e comandante geral da GCM, Ten-Cel. Washington Bastos, explicou que a meta é seguir com os treinamentos até o final do ano, buscando o alinhamento esperado pelo prefeito Fernando Gomes. “Capacitar o profissional de segurança pública para que ele esteja apto para agir em ações de sua competência, independente do local em que se encontra”, ressaltou o titular da Sesttran, Cláudio Dourado.

Com relação ao tema do treinamento, o coordenador do Núcleo Educacional da GCM, inspetor Valdir Santos, explicou que treinar o efetivo antes de “grandes eventos”, a exemplo do Forró do Povo 2017, que acontece neste fim de semana em Itabuna, permitirá não apenas que o profissional enfrente situações com desenvoltura e segurança com um serviço de qualidade, como também garantirá segurança ao público presente.

No segundo dia de treinamento, os participantes recebem aperfeiçoamento para o uso de armas de condutividade elétrica (spark e espargerdor/não letais), ministrado pelo instrutor Geovani Maurício. Também são repassadas técnicas de manuseio com “tonfa”, “imobilização e condução”, “abordagem com detectores de metais”, além de “conhecimentos jurídicos”, pelo instrutor Roberto Santos, graduado 2º Dan de karatê com certificação de tonfa. O encerramento amanhã, (29) será destinado à aula prática com a participação de integrantes da Guarda Civil Municipal de Itagi.

O inspetor Valdir Santos informou que os instrutores da GCM são credenciados junto à Polícia Federal para atuarem nestes eventos e capacitados para ministrar treinamentos com equipamentos de menor potencial ofensivo, conforme Lei Nº 13.060/2014 (que define que todo agente de segurança trabalhe ao menos com um equipamento de menor potencial ofensivo, para o uso racional da força).

Nenhum comentário: