sábado, 17 de junho de 2017

Imbassahy é o ministro que mais se aproximou de Temer na crise

De todos os auxiliares do presidente Michel Temer, quem mais se aproximou no pós-crise foi atual ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB). O baiano, inclusive, está na comitiva que embarca para a Rússia na segunda, segundo a coluna Radar Online, da revista Veja. Imbassahy foi nomeado por Temer em fevereiro para ocupar a cadeira de Geddel Vieira Lima na Secretaria de Governo.

Nos últimos dias, foi revelado, por meio dos próprios tucanos, que o PSDB se prepara para abandonar o presidente, tragado pelas explosivas acusações do empresário Joesley Batista, dono da JBS, de que o peemedebista atuou para obstruir a Lava Jato incentivando a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O partido, considerado hoje a mais importante base de apoio do governo do peemedebista, avalia que é “insustentável” caminhar ao lado de Temer caso as declarações sejam confirmadas.

O PSDB mantém hoje quatro ministérios no governo Temer: Secretaria de Governo (Antônio Imbassahy), Relações Exteriores (Aloysio Nunes), Cidades (Bruno Araújo) e Direitos Humanos (Luislinda Valois). 

Responsável pela articulação direta entre o Palácio e o Congresso, Imbassahy representa ainda uma certa resistência dentro do tucanato. Ele defende que, em nome da estabilidade, o partido tenha mais cautela. Imbassahy tem passado esta quinta-feira ao lado de Temer em busca de uma solução para a crise. Os demais auxiliares do presidente da República dentro do PSDB, porém, não devem seguir a orientação de Imbassahy e preparam uma saída em conjunto.

Nenhum comentário: