segunda-feira, 5 de junho de 2017

Itabuna quer parceria com o DNIT e Ministério das Cidades para obras de mobilidade urbana

O prefeito Fernando Gomes recebeu hoje (5), em seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, o deputado federal João Carlos Bacelar Filho (PR) e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia, Amauri Souza Lima, para avaliação de projetos de infraestrutura e mobilidade urbana em Itabuna. Na agenda o projeto de interligação da BR-415 à BR-101 passando pelo Hospital de Base e pelo Fórum, complementado com uma pista com cinco quilômetros de extensão e que deverá ser licitada ainda nos próximos dias.

Participaram do encontro os secretários municipais de governo, Maria Alice Araújo Pereira; de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro; de Administração, Dinailson Oliveira, além de técnicos da Sedur e do Departamento de Licitação, que apresentaram dados técnicos dos projetos e planilhas com detalhamento de custos.

O prefeito Fernando Gomes fez uma apresentação dos projetos da interligação da BR-415 à BR-101, que além de uma pista dupla já pavimentada da BR-101 em Itabuna até o Hospital de Base, prevê a ampliação em cinco quilômetros até a BR-415, trecho Ilhéus-Conquista, complementando o semi-anel viário no sentido nordeste, que deverá ser executado em parceria com o DNIT; além do projeto da nova ponte sobre o rio Cachoeira, também em parceria com o governo federal. 
No encontro com o parlamentar e o superintendente do DNIT, o prefeito destacou uma série de projetos estruturantes em elaboração pela Sedur, com vistas ao desenvolvimento urbano, melhorando as condições de mobilidade. Ele também citou os problemas da antiga ponte de acesso ao Góes Calmon, construída em 1958 e muito baixa, que represa água e baronesas nos períodos de enchente e enfrenta frequentes engarrafamentos nos horários de maior densidade de tráfego.

O deputado João Carlos Bacelar informou que a sua visita a Itabuna em companhia do superintendente do DNIT foi de caráter técnico, para conhecer projetos importantes do governo municipal e que são direcionados à infraestrutura e a mobilidade urbana, desafogando o trânsito no perímetro central da cidade. Além de prometer realizar gestões junto ao DNIT para a ligação da BR-101 a BR-415, o deputado se comprometeu a encaminhar o projeto da nova ponte para o Ministério das Cidades através do ministro Antônio Imbassahy, que também é baiano e conhece os problemas de Itabuna.

O superintendente do DNIT, Amauri Souza Lima, analisou o projeto da interligação da BR-101 e 415, que considerou viável em termos técnicos e de custos, sugerindo que o mesmo fosse adequado às normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com exigências específicas do detalhamento do projeto nas suas diversas etapas.  

Nenhum comentário: