segunda-feira, 12 de junho de 2017

Itabuna realiza capacitação das merendeiras escolar

Em parceria com o curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a Secretaria de Educação de Itabuna realizou o primeiro treinamento do ano voltado às merendeiras e profissionais ligados à alimentação escolar. O encontro ocorreu na tarde da última sexta-feira (12) e teve como objetivo apresentar aos profissionais da rede municipal pública de ensino, técnicas de higienização para com os alimentos e utensílios utilizados na produção das merendas.

A secretária Anorina Smith Lima que esteve presente ao evento comentou sobre importância da participação de todos nesse processo, e ressaltou que as merendeiras também exercem o papel educador, onde o foco do trabalho voltado à higienização é importante para as crianças se beneficiarem e se pautearem com esse exemplo. A nutricionista do setor de alimentação escolar da secretaria de educação, Priscila da Silva Palagati, observa que a visualização na prática de algumas dinâmicas e rotinas serve justamente minimizar os problemas e reduzir as dúvidas das profissionais.

Segundo a nutricionista, na oportunidade foi realizado um planejamento de oficinas sobre alimentação escolar baseadas em higiene de alimentos, higiene pessoal, arrumação de estoque e todas as demandas que as merendeiras precisam saber justamente para diminuir ou minimizar os riscos de contaminação alimentar. “O próximo passo é que as nutricionistas visitem as escolas para diminuir essas dúvidas e as dificuldades que as merendeiras”, informa Priscila.

Para Louise Pimenta, aluna do sétimo semestre do curso de nutrição da FTC, esse momento é importante, pois há uma troca de conhecimentos e experiências. Segundo Louise, o objetivo das oficinas é poder passar o conhecimento quanto aos benefícios da nutrição na questão da prática dos merendeiros de modo a auxiliar o crescimento e desenvolvimento dos alunos. “É importante evitar contaminação com medidas de higiene dos alimentos e dos utensílios utilizados no manejo, bem como a higiene pessoal”, observa.

Nenhum comentário: