quinta-feira, 22 de junho de 2017

Meio Ambiente de Ilhéus encaminha ave silvestre para centro de triagem do Ibama de Porto Seguro

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes) da Prefeitura de Ilhéus encaminhou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), situado no município de Porto Seguro, uma ave de rapina, harpia ou gavião real. Após o encaminhamento, o predador receberá avaliação da condição física, estado de saúde e possível soltura.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Seplandes, Emílio Gusmão, a ave silvestre foi encontrada cambaleante, na manhã do último sábado (17), nas proximidades da cabana ‘Canto do Mar’, situada na Praia do Marciano, bairro Malhado. “O proprietário do estabelecimento comercial impediu que as pessoas matassem o gavião, pois algumas delas estavam jogando pedras. Fez o resgate e colocou numa gaiola improvisada. Depois, entrou em contato com a nossa equipe que promoveu sua remoção”, ressaltou.

O superintendente destacou ainda que existe outro gavião sobrevoando a mesma região, que é parceira ou parceiro da ave que se encontra machucada. Esta foi a primeira vez que o município encaminhou um animal silvestre para o Cetas.

Nenhum comentário: