sábado, 10 de junho de 2017

Nove PMs suspeitos de receberem propina de traficantes são presos

Nove policiais militares que faziam parte do Grupo de Ações Táticas do 16º BPM (Olaria) foram presos, neste sábado, por suspeita de terem recebido propina do Comando Vermelho para ajudarem na retomada da Cidade Alta, em Cordovil, no início do mês passado. Todos tiveram prisão temporária decretada pela Justiça, após pedido do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público Estadual, responsável pelas investigações.

De acordo com a decisão da juíza Tula Mello, da 20ª Vara Criminal, a denúncia sobre o recebimento de propina foi feita pelo traficante Carlos Alberto de Assis Farias, vulgo Cachoeira, preso após a tentativa de retomada. Ao receber atendimento médico no Hospital Estadual Getúlio Vargas, ele revelou um acordo entre os policiais investigados, integrantes , segundo ele, do GAT dos Angolanos, para que dessem apoio “na manutenção do terreno conquistado” em troca de propina. A fala de Cachoeira foi gravada por um policial que fazia sua escolta na unidade de saúde. “As diligências investigatórias provindas do Ministério Público, confirmando o teor do discurso do traficante, fazem conhecer fundadas razões que apontam os investigados como autores dos crimes ora investigados”, afirmou a magistrada em sua decisão.

O traficante fez a denúncia porque disse ter “tomado uma volta” dos policiais, já que pagou para ter apoio na retomada da comunidade, mas a PM prendeu 45 integrantes da facção e apreendeu 36 fuzis. Há suspeita de que os policiais também tenham recebido propina nas outras tentativas da facção de retomar o território, já que todas ocorreram quando o mesmo GAT estava de serviço. O dinheiro teria sido negociado com os policiais por um advogado da facção.

Foram presos os sargentos Anderson Nandler S. do Nascimento, Fábio Costa da Silva, Antônio Carlos da Cruz, Ricardo Justino Lopes de Medeiros, Marcelo Augusto Cardoso Pereira, Marcelo Theodoro Miranda, Gilmar Baptista dos Santos, André Luiz Ferreira da Silva e Janderson Pereira Anacleto. Os PMs foram transferidos do batalhão dias depois da tentativa de invasão, sob suspeita de terem recebido propina.

A Cidade Alta era dominada pelo Comando Vermelho (CV) até novembro do ano passado, quando os traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) invadiram a comunidade. Desde então, o CV tentou, algumas vezes, retomar a favela, mas nunca conseguiu. No mês passado, os criminosos da maior facção criminosa do Rio conseguiram se instalar na comunidade, mas acabaram sendo presos pela PM.

Nenhum comentário: